Tendências do varejo para 2021: o que esperar e como se preparar?

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Em 2020, a pandemia do coronavírus obrigou o varejo a passar por diversas mudanças em um curto espaço de tempo, seja pelo fechamento do comércio e novas exigências sanitárias ou, especialmente, pela mudança de comportamento dos próprios consumidores.

Passados alguns meses de pandemia, já é possível analisar com mais clareza o quanto o isolamento e distanciamento social impactaram a mente dos consumidores e como a tecnologia deve continuar acelerando essas mudanças a curto, médio e longo prazo. Entender esse futuro pode ajudar a sua marca a se aproximar e se adaptar as mudanças de forma mais rápida, a gerar mais satisfação e fidelização dos clientes, além de adquirir uma extrema vantagem competitiva.

Então, é isso que você deseja para o seu negócio? Continue a leitura e conheça algumas desses principais termos e tendências para 2021.

Principais termos e tendências para 2021

Shop streaming

O shop streaming ou live shopping é uma nova tecnologia de transmissão ao vivo para realizar vendas. Assim, é possível apresentar vitrines, detalhes dos produtos oferecidos, embalagens e todos os diferenciais de sua marca que muitos acreditavam só ser realizável presencialmente.

O live shopping é muito semelhante aos vídeos gravados, uma prática já antiga e que costuma apresentar um alto engajamento, principalmente nas redes sociais, quando bem realizado.

Porém, a diferença entre essas duas tecnologias é que o shop streaming permite uma interação ao vivo com o público, o que pode oferecer mais autenticidade, dinamização e humanização para o seu negócio.

Dessa maneira, é possível chamar mais atenção dos consumidores, especialmente se você quiser realizar um evento de lançamento de coleção por exemplo. Quer tornar essa tecnologia ainda mais atrativa?

Dica: Crie ofertas-relâmpago durante a transmissão e convide influenciadores que se encaixem com o perfil do público. Isso cria um maior senso de importância, e até de urgência, para não perder nenhum momento da sua live.

Fashion delivery

O isolamento social e as mudanças no estilo de vida influenciadas pela pandemia fizeram com que uma maior parcela de pessoas enxergasse mais vantagens em fazer compras em casa, o que ajudou no surgimento do termo fashion delivery, que, aliado às estratégias de tecnologia, entrega as compras em casa.

Fashion delivery ocorre quando alguém se cadastra em uma plataforma online e fornece informações básicas, como preferências de roupa, estilo etc. Assim, os responsáveis pela marca fazem uma seleção personalizada — fundamental para o sucesso do serviço — e enviam até a residência. O cliente tem um prazo, que pode ser de 24h, para tomar sua decisão de compra.

Uma das maiores vantagens desse tipo de serviço é oferecer a comodidade que muitos podem ter sentido nesses últimos meses e vão exigir que continue assim: evitar gastos com deslocamento, estacionamento, estresses no trânsito, tumulto nas lojas etc. E, ainda, é possível provar as peças com o acervo pessoal do cliente e com a calma que a escolha necessita.

Fulfillment

O termo em inglês é utilizado para se referir à tendência para 2021, que envolve todas as operações logísticas e da cadeia de suprimento relacionadas ao atendimento do pedido do cliente, desde o recebimento do pedido até a entrega do produto.

Afinal, o consumidor atual, o 5.0, tem como principais características ser mais exigente com o que consome, deixando de lado o preço como fator principal para decisão de compra, e valorizando o atendimento recebido, mesmo que isso signifique realizar mais gastos financeiros.

Assim, o fulfillment exige uma atuação integrada de todos os setores, como o processo de entrega, desenvolvimento de soluções inovadoras para otimizações, relacionamento satisfatório com o consumidor, planejamento estratégico de ações para atrair clientes etc.

Ao contar com tecnologias e uma equipe especializada para se dedicar a todos os setores, é possível ganhar vantagem competitiva, fidelizar clientes e ficar a frente de mudanças relacionadas à preferência dos consumidores.

BOPIS

BOPIS é uma sigla para Buy on-line, pick up in-store, um conceito que procura integrar lojas físicas e virtuais para oferecer maiores benefícios aos consumidores, como a compra on-line e retirada na loja.

Isso é vantajoso ao cliente pela otimização de tempo, comodidade e redução de custos com entrega. Não é à toa que 60% dos entrevistados em uma pesquisa da Manhattan Associates, empresa de software, afirmam ter essa preferência.

O BOPIS também é benéfico para a marca, que recebe maior tráfego na loja física e pode oferecer produtos/serviços e experiências que talvez não fossem possíveis virtualmente ou não teriam atraído o consumidor.

Porém, a simples ida a loja não garante atração e satisfação do consumidor. Ainda é necessário caprichar nas experiências e superar as expectativas do cliente para que você seja bem lembrado. Um exemplo de como conseguir isso é contar com computação em nuvem, que permite uma maior segurança e disponibilidade de dados essenciais para funcionamento do negócio.

Ship from store (SFS)

Para proporcionar experiências mais diferenciadas aos clientes surgiu o SFS, um processo de atendimento que conta com o estoque da loja física para atender os clientes e distribuir os produtos virtualmente pelo telefone, website ou aplicativo.

O procedimento ocorre quando o consumidor faz a compra online e escolhe entre a retirada na loja ou o recebimento do produto na residência. Assim, o sistema SFS deve considerar as opções mais próximas do destinatário para atender a demanda com um maior nível de satisfação e eficiência. Nesse sentido, o investimento em sistema de TI é fundamental.

Ao contar com o ship from store no seu negócio há uma maior integração das áreas, o que reduz riscos relacionados a falhas na entrega de pontos físicos, diminui a inadimplência, gera menos desperdícios, aumenta a rapidez da entrega e satisfação do cliente.

Esses são alguns dos termos e tendências de consumo para lojas físicas de 2021. A tecnologia pode te garantir uma vantagem competitiva e manter sua marca relevante diante dos clientes.

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