5 passos para vender nas redes sociais e ampliar resultados!

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Para combater a pandemia do coronavírus a principal medida é de isolamento social, que fez com que diversos empreendimentos fossem fechados e eventos cancelados. Por esse motivo, as vendas online se transformaram em uma tendência ainda mais forte.

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as mídias sociais foram responsáveis por 21% das vendas em 2018, e 2019 teve um crescimento de 16% comparado ao ano anterior. Se contra fatos não há argumentos, com base nisso é possível entender que vender nas redes sociais é mais do que uma estratégia do seu negócio, é uma necessidade de sobrevivência dele.

Entre os canais mais utilizados para esse tipo de função podemos destacar o Facebook, Instagram e Youtube, especialmente o Instagram, para marcas de moda, sendo o campeão de vendas com 59% das transações. Além do mais, saiba que o Brasil é o segundo país com mais usuários dessa rede social em todo mundo e que, além disso, essa é a rede social com maior tendência de crescimento mundial, com 500 milhões de contas.

Porém, ainda assim, outros canais como o WhatsApp Business, por exemplo, também podem ser essenciais para as vendas online e até servirem como um complemento do Instagram. Então, quer entender melhor como vender nas redes sociais? Acompanhe o nosso artigo e descubra!

Principais redes sociais utilizadas para vendas

Conforme mencionado, muitos canais digitais são utilizados como meios de vendas pelas marcas. Inclusive, saiba que de acordo com a Imbramerc, Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado, 41% das empresas que adotaram as redes sociais como mecanismos de vendas conseguiram potencializar seus resultados.

Facebook Marketplace

Essa rede social reúne bilhões de pessoas em todo mundo e funciona como uma ferramenta potente de vendas online ao divulgar o lançamento de produtos e serviços de uma marca, especialmente com a funcionalidade Marketplace.

Assim, são divulgadas informações locais de venda, retiradas, valores, imagens de divulgação etc. Tudo isso para que a sua marca funcione como uma vitrine online e facilite o processo de compras.

WhatssApp Business

É possível que você já conheça as vantagens do aplicativo WhatssApp para facilitar a comunicação entre as pessoas. Na funcionalidade Business, você pode contar com mensagens automáticas para manter o contato entre clientes e negócio de forma mais ágil e eficiente.

Além disso, essa funcionalidade permite a divulgação de informações base do seu negócio, como e-mail para contato, endereço, website, descrição dos seus serviços etc.

Crescimento das vendas online durante o período de quarentena

Por meio do digital, além de não ter sido necessário demitir funcionários para lidar com as dificuldades enfrentadas pela quarentena, muitos negócios precisaram contratar novos profissionais, o que inclui também entregadores para dar conta dos pedidos por delivery.

Para isso, o destaque fica por conta das vendas online nas redes sociais. De acordo com a Associação Paulista de Supermercado (Apas), na semana da Páscoa, as vendas online nos supermercados paulistas foram de 81%. Assim, se manter presente e com boas ações dentro desses espaços faz com que sua marca não seja esquecida e as pessoas continuem consumindo seus produtos/serviços.

Então, quer conferir algumas dicas para conseguir vendas nas redes sociais? Confira!

5 Passos para vender mais nas redes sociais

1. Integre seus canais

Por mais que existam redes sociais com maior audiência do que outras, não há regras que digam em qual delas seu negócio deve estar presente. Isso porque tudo vai variar conforme o perfil da sua marca e preferências do seu público.

Porém, no geral, a maioria das marcas se fazem presentes no Instagram e Facebook. O mais importante é que você integre as redes sociais e mantenha ambas atualizadas com conteúdo relevantes.

2. Adote publicações com impulsionamento

Agora que você já percebeu que as vendas online se apresentam como uma das principais tendências de mercado, já deve imaginar que também vale a pena investir no impulsionamento das mercadorias que estão com pouca saída nas lojas físicas, por exemplo.

Para isso, você pode contar com o Instagram Ads e Facebook Ads, recursos das redes sociais que são capazes de impulsionar os conteúdos e até segmentar o público para quem as publicações serão exibidas e potencializar os resultados. Afinal, desse modo é mais provável que quem tiver acesso a essa publicação seja o público certo.

3. Crie conteúdos personalizados

É preciso caprichar na qualidade dos conteúdos publicados nas suas redes sociais, especialmente no caso do Instagram, que é um canal muito mais visual. Além da qualidade, é preciso que esses conteúdos não sejam muito pesados para evitar problemas de carregamento.

Além disso, é fundamental que o tipo de conteúdo divulgado nas suas redes tenha enfoque no público certo para conseguir ter resultado. Por exemplo, se o seu público se identifica mais com conteúdos em cores leves, mas você insiste em manter uma temática mais carregada, as estratégias de vendas online podem não ser eficazes.

Assim, é preciso conhecer quem são as pessoas que seguem você, por que fazem isso e qual é o melhor conteúdo para vender seus produtos e serviços a essas personas.

4. Atualize as informações do seu perfil

Quando um usuário entra na sua rede social a procura de um produto ou serviço ele, com certa rapidez, consegue identificar se a sua marca passa seriedade o suficiente para ele concluir a compra.

Então, se o seu perfil não tem todas as informações atualizadas, como endereços da loja física, contato de WhatssApp, site etc. para além de mostrar essa seriedade, facilitar a comunicação e o atendimento com o cliente, você facilmente pode ser trocado por uma outra marca que preencha essa lacuna.

5. Busque engajamento com os usuários

Mesmo com as inúmeras vantagens de contar com as redes sociais para aumentar suas vendas, não pense que o caminho é fácil e rápido. É preciso criar estratégias para engajar os usuários, especialmente se você começou sua rede social agora e tem poucos seguidores. Afinal, de nada adianta ter um conteúdo qualificado se você não consegue atrair os seguidores certos. É preciso fazer com que seu canal seja visto. Para isso, você pode:

  •  conectar o Instagram ao Facebook para que as pessoas tenham mais acesso a sua conta;
  • responder todos os comentários e directs enviados de forma rápida e personalizada para mostrar que você se importa com quem segue você;
  • divulgar esse novo canal em todas as redes sociais para que seus antigos e novos clientes fiquem cientes;
  • manter uma frequência de publicação, seus seguidores contam com você;
  • utilizar ferramentas de gestão de mídias sociais;
  • etc.

Como você pôde perceber, vender nas redes sociais exige um planejamento bem estruturado para que seus objetivos sejam atingidos. Os canais são um meio em que seu público está muito presente, especialmente em períodos de quarentena, mas é preciso que a sua mensagem chegue até eles e que seja convincente.

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Até logo,


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