Metodologia ágil para franquias, é possível?

Metodologia ágil para franquias, é possível?

Metodologia ágil para franquias, é possível?

A agilidade é uma das maiores qualidades que você pode ter dentro do seu negócio, especialmente em períodos complicados, já que isso pode ajudar a reverter a situação. Nesse sentido, a metodologia ágil para franquias pode ser o diferencial que faltava para a otimização da sua empresa.

Afinal, já pensou em quão mais vantajoso seria se você pudesse modificar detalhes de um projeto, por exemplo, antes do resultado? Tudo isso gera maior adaptação a situações inesperadas, como a pandemia do Coronavírus que exigiu inúmeras mudanças e flexibilidade. O resultado é mais produtividade e redução de custos.

E aí, sentiu interesse no assunto e quer entender melhor como a metodologia ágil surgiu, aplicações, casos de sucesso e muito mais? Continue a leitura e fique por dentro!

O que é a metodologia ágil e como surgiu?

Em meados dos anos 1990 o mercado já exigiu que as marcas melhorassem o nível de competição e se tornassem mais ágeis para desenvolver produtos/serviços que acompanhassem esse ritmo.

Isso resultou na criação da metodologia ágil, que como o próprio nome sugere, serve para acelerar os processos e atuar como uma alternativa aos modelos tradicionais e burocráticos, que costumam ser mais demorados e dificultar o trabalho, especialmente em momentos de crises. A metodologia foi evoluindo com o tempo, de acordo com as necessidades de cada cliente e sociedade.

Além da agilidade, que é a principal característica da metodologia, ela também conta com outras vantagens, como:

  • possibilitar a realização de feedbacks constantes;
  • trabalhar com equipes menores e com alto nível técnico;
  • o processo é incremental (o que enriquece e otimiza o resultado);
  • simplificar o processo;
  • permitir a colaboração do cliente no desempenho das demandas;
  • ser extremamente adaptável às várias modificações que possam surgir.

As vantagens dessa metodologia também fizeram com que em 2001 ocorresse a criação do Manifesto Ágil nos Estados Unidos, por um grupo de 17 pessoas, distribuído em 12 princípios e quatro valores, que são:

  • indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;
  • metodologia em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • responder às mudanças mais que seguir um plano.

Como funciona a metodologia ágil?

Algumas organizações, como em agências de comunicação e ambientes com atendimento ao cliente, especialmente, exigem um dinamismo e flexibilidade muito altos para conseguir lidar com imprevistos — e os previstos — sem que isso comprometa a demanda e resulte em maiores custos e queda na produtividade.

Atualmente é, mais do que nunca, essencial fornecer respostas rápidas a eventos e oportunidades. Por isso, a metodologia ágil, conforme mencionado, realiza o planejamento em etapas curtas, as chamadas sprints.

Esse método substitui o modelo cascata, mais antigo e tradicional, que consistia nas entregas de um projeto apenas no final. Assim, era preciso definir e seguir todos os detalhes do projeto minunciosamente para que tudo ocorra de acordo com o planejado.

Com a metodologia ágil, o primeiro passo para realização de qualquer demanda é criar um esboço das pretensões para o resultado, o que economiza bastante tempo, comparado ao modelo convencional.

Para isso, são realizadas reuniões de planejamento, chamadas de sprint planning e, posteriormente, outros eventos denominados sprint review e a retrospectiva da sprint, em que a equipe deve analisar o andamento do projeto até o momento. Esse andamento é acompanhamento por reuniões diárias, as daily scrum.

Quais os principais exemplos da metodologia ágil?

Existem alguns tipos de metodologias ágeis que podem ser muito úteis no seu negócio. Confira abaixo as principais delas.

Scrum

O Scrum é um dos métodos mais utilizados atualmente, especialmente pela sua possibilidade de ser integrado a outras metodologias, além de sua abordagem incremental e iterativa. De acordo com o State of Agile, 80% dos projetos em todo mundo escolhem contar com esse método.

O Scrum pode ser aplicado em qualquer ambiente de trabalho, mas é indicado principalmente para projetos com maior complexidade e objetivo bem definido.

Kanban

Com essa metodologia você pode realizar interferências para otimizações constantes no processo, já que é permitido visualizações pela equipe ao longo de todo processo, por meio de um quadro de atividades semelhante a um tabuleiro, que traduz o nome da metodologia

Outra característica muito benéfica dessa plataforma é a possibilidade de mensurar o tempo de cada etapa realizada, além de deixar as regras de progressão claras. Isso otimiza o tempo de trabalho e a produtividade.

Quais casos de sucesso com o uso das metodologias ágeis?

Magazine Luiza

Um exemplo do sucesso com as metodologias ágeis é o Magazine Luiza, que desde 2011 começou a introduzir a tecnologia do MagaLu e em 2017 passou a ter uma maior transformação digital. Dois anos depois, a marca se tornou referência quando o assunto é implantação tecnológica em lojas físicas.

O sucesso da implantação se deu especialmente pelos seguintes fatores;

  • apoio da liderança;
  • desdobramentos de estratégias;
  • indicadores de impactos;
  • times pequenos e multidisciplinares.

Boticário

A necessidade de buscar a metodologia ágil foi sentida até por negócios bem-sucedidos, como é o caso do Boticário, que procurou esse tipo de evolução para que não fosse ultrapassado.

Dessa maneira, os novos projetos e ideias adotados nas unidades da marca são testados em pequenas escalas e são expandidos para o resto das linhas, se derem certo. Assim, o que antes poderia levar até um ano e meio, com as metodologias ágeis chega a três meses.

Além da rapidez mencionada, esse tipo de metodologia também permite que o Grupo Boticário teste novos produtos em lotes menores, o que evita a fabricação em grande escala, que leva mais tempo e consome mais recursos.

Resumindo, a agilidade é uma das principais vantagens de implementar a metodologia nas empresas, além disso, a frequência de entrega dos resultados também é maior, o que permite mais foco e entregas de qualidade. E, ainda, é possível ter uma mitigação de riscos, alinhamento da equipe, identificação e correção de disfunções etc.

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