Os Gerentes das lojas são peças-chave de uma rede de lojas ou franquia e os maiores responsáveis pelo resultado do time de vendas. Por isso é importante que toda marca invista no desenvolvimento e treinamento para os Gerentes comerciais. Tanto para manter a qualidade e padrão do serviço da rede, como melhorar a performance dos vendedores.
Sendo assim, o treinamento para Gerentes serve como um diferencial competitivo para grandes marcas potencializem seu capital humano. Por isso, o treinamento não deve ser encarado como um custo a mais, mas sim como um bom investimento.
Se você procura alta performance (com produtividade) e melhores resultados, continue a leitura e veja algumas dicas de como treinar Gerentes.
Fala-se muito mais em treinamento para vendedores do que para Gerentes. Mas, se é esse profissional que vai orientar a equipe, o treinamento para Gerentes é tão importante quanto a capacitação de vendedores.
Para atingir melhores resultados, é importante que o treinamento forneça também um bom conhecimento de mercado, como os aspectos positivos e negativos dos concorrentes, para que haja um plano estratégico de crescimento de vendas em cima disso.
Além disso, treinamento dos sistemas, ferramentas e demais tecnologias usadas nas lojas precisa estar em pauta para atualizar o profissional das plataformas usadas diariamente nos pontos de venda.
Indiscutivelmente, o papel do Gerente é imprescindível para o futuro da empresa. Para isso, existem diversos treinamentos que estes profissionais precisam se capacitar, como:
A gestão de pessoas é uma parte importante da cultura da marca. Para que os colaboradores tenham brilho nos olhos e de fato, vistam a camisa da corporação, o RH tem um papel importante quando o assunto é pessoas e propósito de marca.
Como geralmente é o gestor de franquias que mais se envolve e convive com esses colaboradores no dia a dia, na teoria ele se torna a pessoa mais capacitada para entender suas dificuldades, capacidades e habilidades. Então, o papel dos profissionais de Recursos Humanos se alia ao dos gestores, que devem levar certas demandas do time — por exemplo, quais pessoas pretendem promover ou transferir para outro setor — ao RH.
Vale lembrar que todo este processo se inicia por uma boa entrevista. O recrutamento é fundamental antes do onboarding de colaboradores!
Para isso, o treinamento para Gerentes deve oferecer ferramentas que auxiliem na identificação do perfil dos colaboradores certos para integrarem o quadro da equipe.
É o caso do teste MAPP, normalmente utilizado para identificar carreiras com as quais o indivíduo tem mais afinidade. Há ainda o DISC, que reconhece os aspectos psicológicos e detecta as habilidades sociais das pessoas. Por sua vez, em alguns casos, dinâmicas de grupo, se bem aplicadas, podem ser uma ferramenta útil para ajudar os Gerentes e supervisores de lojas a conhecerem os colaboradores.
Uma dica importante para que os Gerentes que passam pelos treinos consigam se sair melhor e absorver o máximo de conhecimento, é ter transparência e deixar claro a importância desse tipo de ação para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um.
O ditado já diz: quem não se comunica, se trumbica! Qualquer segmento, seja de varejo ou não, precisa ter uma boa comunicação entre equipes para conseguir obter aqueles cobiçados resultados planejados no começo do ano. Quando se trata da comunicação dos Gerentes de loja aos supervisores e consultores da rede de franquias, isso se torna ainda mais importante.
Afinal, o mundo dos negócios precisa de soluções rápidas, pouca burocracia e otimização de tempo para funcionar bem. Então, não vai ajudar muito se os Gerentes não souberem passar suas orientações para os vendedores de forma clara e objetiva.
No entanto, tenha a mente aberta. Quando se trata de liderança, comunicar é muito mais do que falar. É engajar, e, para isso, nada melhor do que ouvir o outro. Até porque, se você tomar uma decisão antes de entender, há grandes chances de não ter resultados satisfatórios.
Como já foi dito, uma das principais funções dos cargos de gerência e supervisão é delegar tarefas de maneira eficiente. Geralmente esta etapa é feita de forma irresponsável apenas para se livrar do trabalho. Por isso, é imprescindível que, ao delegar tarefas, o gestor consiga enxergar as qualidades e pontos altos de cada colaborador do ponto de venda e entender que tipo de tarefa ela desempenharia melhor que outras.
Para facilitar esse processo, há alguns passos recomendados que devem ser seguidos:
É preciso que os Gerentes procurem e saibam responder perguntas como ‘’por que as metas trimestrais não estão sendo atingidas?’’ Além disso, também é possível que um novo colaborador, alguém com menos experiência em vendas possa ter maiores dificuldades no trabalho. A sua função é identificar problemas individuais como esses e ajudá-lo a solucionar de forma empática.
Isso pode ocorrer por meio de feedbacks periódicos e construtivos sobre o trabalho executado pelos vendedores, estoquistas e caixas da loja, que deve elencar pontos fortes e outros que precisam de mais atenção, e até mesmo com dicas de hábitos e táticas que são úteis para o seu desempenho e que podem ajudar a equipe de vendas.
Entre as habilidades que o treinamento para Gerentes deve desenvolver é a capacidade de montar um plano de vendas flexível, já que é extremamente comum que haja alterações, seja por conta de fatores externos, como a pandemia do coronavírus, seja por fatores internos, como mudanças na estrutura organizacional. Nesse sentido, um plano de vendas satisfatório deve incluir:
Então, percebeu a importância do Treinamento para gerentes? Lembrando que, ao utilizar métricas sobre o negócio, você consegue identificar os gaps que dificultam o aprendizado e ter insights que ajudam a marca em busca dos resultados.
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Eu sou gerente, onde tem esse treinamento?
Oi, Roberta! Tudo bem? Não oferecemos o serviço de treinamento, mas produzimos esse artigo com especialistas da área. Espero que possa te ajudar! 😉