Gestão de estoque: como fazer compras mais assertivas

Gestão de estoque: como fazer compras mais assertivas

Gestão de estoque: como fazer compras mais assertivas


Compartilhe



Newsletter












Um vendedor faz a venda de um produto que consta no sistema, porém, quando ele vai ao estoque, cadê o produto? Essa é uma situação que gera perdas de vendas e mostra o quão importante é fazer a gestão de estoque. Controlar o estoque é parte fundamental de qualquer loja e rede de franquias, já que está diretamente ligada ao lucro.

Para não cair em erros que levem à queda de vendas, é necessário fazer o controle constante do estoque. Por meio de algumas ações diárias, esse espaço da loja fica organizado e pronto para atender seus clientes. Afinal, quando não há um produto na loja, o consumidor vai ao concorrente, não é mesmo?

Confira as dificuldades de se fazer uma boa gestão de estoque, qual é sua importância e dicas para realizar esse controle de forma muito eficiente!

Por que a gestão de estoque é um desafio para lojas físicas?

Um estoque exige diversos profissionais e setores trabalhando juntos para que a organização dos produtos funcionem bem e não cause prejuízos financeiros. Ainda, o estoque concentra diversos riscos, em muitos casos, complexos de se resolver.

Entre alguns dos motivos que dificultam a gestão do estoque estão:

– Perecibilidade dos produtos — no caso de alimentos
– Manter um estoque virtual alinhado com o físico
– Controlar entradas e saídas de forma assertiva
– Garantir a segurança do espaço e produtos
– Organizar o espaço físico de modo seguro e de fácil acesso dos vendedores, principalmente em momentos de alto fluxo na loja

O que é gestão de estoque e qual sua importância?

Basicamente, gestão de estoque é realizar o controle de entradas e saídas de produto e mantê-lo girando e com alta lucratividade. Além disso, o controle do estoque deve sempre garantir o produto ao cliente, no momento em que ele precisa.

O bom gerenciamento de estoque te ajuda a evitar que a porcentagem dos motivos de perdas de venda aumentem na loja. 

Um controle de estoque bem realizado é importante para:

– Ter sempre produtos organizados, seguros, em perfeitas condições e no prazo de validade
– Manter a loja sempre abastecida e com novidades
– Auxiliar a definir metas para vendedores
– Aproveitar melhor o capital de giro
– Ajudar no controle das vendas
– Não ficar com estoque parado
– Favorecer as compras da loja
– Diminuir a taxa de prejuízos
– Reduzir custos operacionais

Quais estratégias podem ser usadas?

Para manter um controle de estoque eficiente no varejo é preciso investir em estratégias constantes, que garantem muita eficiência  todos envolvidos: os gerentes, estoquistas e vendedores.

Usar estratégias de compras em showroom

Uma boa gestão de estoque é também muito ligada às compras feitas em showrooms. Esses ambientes reúnem pontualmente diversos fornecedores que, geralmente, estão cheios de ofertas e boas oportunidades de negócios.

Muitas vezes, quando a taxa de conversão não aumenta, é um sinal de que as compras para o estoque não foram assertivas. Desse modo, escolher coleções adequadas ao seu público vai fazer com que a cada 10 clientes que entrarem na loja, 10 comprem.

Por isso, saber fazer as compras em showroom, além de determinarem uma boa gestão de estoque, vão favorecer e muito a taxa de conversão do varejo físico.

Fazer o controle de giro de estoque

O giro de estoque acontece toda vez que uma compra é totalmente vendida, “esvaziando” assim o estoque para novas compras entrarem. Fazer esse controle demanda diversas ferramentas e equipe treinada.

Alguns dos recursos que devem ser usados para controlar o giro de estoque são:

– Ter um estoque virtual atualizado
– Ter um bom sistema (software) de gestão de estoque
– Criar promoções, liquidações e queima de estoque
– Atualizar inventários
– Criar gamificação para os vendedores com corridinhas de vendas para determinados produtos que não saem com facilidade ou que estão em acúmulo no estoque

Na prática, o controle de giro funciona como um guia que antecipa as compras ao gestor ou gerente, para sempre realizar novos pedidos no prazo. Assim, sua loja sempre terá produtos atualizados e de acordo com as tendências e mudanças do consumidor, evitando assim perder vendas por falta de produto em estoque.

Alinhar os estoques online e físico

Quando o assunto é estoque, em algum casos é necessário unificar todos os dados da loja física com as lojas virtuais: marketplaces e e-commerces que a marca possuir! Assim, a cada compra feita, tanto no físico quanto no online, os números serão idênticos e diversos erros são evitados.

Esta estratégia te ajuda a identificar quais produtos estão com melhor saída em ambos os canais de compra, além de ajudar a criar uma boa experiência para o cliente. Pensar nesta jornada unificada no varejo é importante para atender as expectativas do seu cliente em qualquer que seja o momento de compra dele. 

Para ter esse controle com precisão, é essencial ter um software de gestão na loja, que analisa, contabiliza e notifica gestores, sobre entradas e saídas de produtos. Quando o cliente fizer uma compra no e-commerce e buscar no varejo físico, ou vice-versa, o produto estará disponível na quantidade e especificação corretas.

Apurar a lucratividade do estoque

A lucratividade deve ser monitorada, para apurar quais são as margens de ganhos que o estoque vigente gera. Esse dado fornece qual é a quantia de produtos e quais são os que oferecem maior lucro e ainda têm maiores índices de vendas.

Por vezes, depois de uma apuração de estoque refinada, pode-se trocar produtos, negociar melhor com fornecedores e praticar outras mudanças. Tudo para que melhorias na gestão de estoque sejam feitas e aumentem as vendas e lucro do varejo físico.

Realizar a gestão de contratos

Uma gestão de contratos estabelece uma política de preços, prazos e condições com fornecedores. Esse recurso é essencial para manter sempre o estoque atualizado e evitar ter produtos “encalhados” na loja, que prejudicam as vendas e a organização interna.

Ter objetivos de curto, médio e longo prazos e estabelecer contratos baseados nas metas que a loja deve atingir é crucial para fechar bons negócios com fornecedores. Esse recurso gera vantagens perante a concorrência e o mercado, pois, um fornecedor que firmar um contrato com seu negócio, terá de cumpri-lo.

Depois de todas essas dicas, claro que você vai garantir compras acertadas, produtos novos e seguindo as últimas tendências do seu mercado de atuação. Tudo isso vai servir de base para você e sua equipe fazerem uma gestão de estoque muito melhor. Só sucesso!

Comente aqui abaixo o que achou dessas dicas para turbinar as suas compras e tornar seu negócio cada vez melhor!
Até logo,


Você também pode gostar de…


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos uma plataforma incrível de análise de performance de varejo. que conecta de forma inteligente o gestor e a sua equipe de vendas. De maneira fácil, dinâmica e intuitiva, levamos estas respostas para você!

Av. Feliciano Sodré, 300 - Várzea (Sala 604), Teresópolis - RJ, 25963-082

Conteúdo

Contatos

comercial@indeva.com.br
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados | Website desenvolvido por Erik Perin | Segurança por Oktopus