Como ter bons resultados no varejo de luxo?

Como ter bons resultados no varejo de luxo?

Como ter bons resultados no varejo de luxo?


Compartilhe



Newsletter












O impacto dos novos hábitos de consumo nesses últimos dois anos foi sentido por diversas marcas brasileiras de varejo. Porém, de maneira surpreendente, um mercado em específico lucrou acima da média: marcas de Artigos de Luxo.

Esse segmento compreende vários ramos como moda, hotelaria, indústria de automóveis e até bem-estar. O consumidor de luxo foca nas experiências agregadas à compra, não somente na aquisição de algum produto, além de dar preferência a marcas que melhor representam o seu estilo de vida. Para satisfazer e fidelizar esse público, os varejistas que desejam investir nesses produtos devem estar atentos aos detalhes.

De acordo com o levantamento divulgado pela Abrael – Associação Brasileira das empresas de Luxo, a receita do mercado de bens de luxo chegou a US$ 5,226 bilhões em 2020. A projeção é de um aumento de 3% até 2025, ou seja, um mercado de grandes oportunidades à frente.

Tendências para o mercado de luxo no Brasil

De acordo com a Forbes, referência mundial em estudos de tendências de negócios, um movimento de estruturação já pode ser percebido no Brasil para os próximos anos, ditando as regras para quem quer apostar nesse segmento. Veja aqui algumas dessas tendências:

Maior relevância dos Canais digitais – Uma tendência do mercado de Luxo nos dias de hoje é que, mesmo quem não comprar diretamente por um e-commerce, passará por Apps, redes sociais e sites de pesquisa. Então, investir em plataformas de ecommerce com integração e omnichannel é fundamental para quem quer se estabelecer nesse mercado. Estar preparado para atender o cliente em diferentes canais, com conteúdos relevantes, é um diferencial também neste mercado.

Diversidade como diferencial competitivo – Depreciar ou ignorar os movimentos de inclusão não cabe neste cenário. Diferentes etnias, orientações sexuais e diferentes movimentos culturais têm que ser levados em conta no mercado de luxo. Este é um pensamento estratégico para permancer relevante no mercado, criando uma imagem positiva e alinhada à tendência global.

Formas de pagamento digitalizadas – No mercado de Luxo, as inovações nas formas de pagamento são mandatórias. Estamos falando de pagamentos biométricos, por celular (wallets) ou mesmo com criptomoedas (para bens de consumo).

Ganhe a geração Y e Z – Consumidores mais jovens e questionadores vão representar mais da metade do mercado de consumo, de acordo com a Forbes, e vão impulsionar o crescimento do mercado de luxo no Brasil. Pensar nos hábitos de consumo desse público é fundamental para se estabelecer.

Consumo de luxo online

Para não perder vendas e manter a relevância para os clientes, muitas grifes iniciaram a construção de experiências de compras positivas no mundo digital para atrair novos cliente e de diferentes regiões e países, inclusive.

Mesmo sem abrir mão daquilo que já conhece, o consumidor de luxo está sempre em busca de novidades e não faz restrições para o investimento naquilo que deseja. Um dos grandes desafios do varejista desse segmento é oferecer experiências similares (ou superiores) às encontradas quando o consumidor compra fora do Brasil, afinal, ainda existe a crença de que comprar determinados produtos em viagens para o exterior é mais vantajoso.

Entre os itens de luxo mais procurados estão os perfumes, maquiagens, produtos de skin care, cremes, máscaras faciais, eletrônicos, carros e vestuário.

Como será o futuro no varejo de luxo no Brasil

Os indicativos do mercado mostram que este segmento continuará relevante para as classes altas, mas com um novo status: os produtos continuam sendo importantes, mas precisam estar vinculados cada vez mais com as experiências. Não se trata apenas de ter, os consumidores desse mercado querem ter experiências únicas e especiais.

Quanto às gerações dos Millennials e Gen Z, por exemplo, questiona-se cada vez mais marcas que propagam futilidades e dão preferência para experiências e produtos que se alinhem com seus valores pessoais. O desafio para as marcas de luxo é atualização das propostas: oferecer produtos premium atrelados a causas, ou seja, experiências atreladas a engajamento.

Dica de ouro: Use o storytelling como ferramenta essencial nas campanhas de marketing. Essa é uma das formas de chamar a atenção e fidelizar esse consumidor.

Além disso, criar um ambiente em que o consumidor de luxo sinta-se confortável e especial ajuda a construir uma relação de confiança com a sua marca e ele dificilmente a trocaria por uma outra opção. A fidelização acontece no momento em que o consumidor se sente especial.

Indeva by VTEX é a solução que apoia grandes varejistas e redes na digitalização do Ponto de Venda com inteligência e automatização de rotinas. Quer saber mais? Clique aqui.


Você também pode gostar de…


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos uma plataforma incrível de análise de performance de varejo. que conecta de forma inteligente o gestor e a sua equipe de vendas. De maneira fácil, dinâmica e intuitiva, levamos estas respostas para você!

Av. Feliciano Sodré, 300 - Várzea (Sala 604), Teresópolis - RJ, 25963-082

Conteúdo

Contatos

comercial@indeva.com.br
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados | Website desenvolvido por Erik Perin | Segurança por Oktopus