Se você estuda a possibilidade de ultrapassar fronteiras, levando a sua solução, proposta de valor, produtos e serviços para outros países, é preciso entender as particularidades dos desafios internacionais.
Neste artigo você entenderá mais sobre este trajeto cobiçado e desafiador das marcas de internacionalização de franquias. Primeiro, veja o quanto é importante considerar esse movimento no plano de desenvolvimento da marca e em seguida, entenda como estruturar a expansão do seu negócio.
O conceito de internacionalização é, na teoria, relativamente simples: consiste na expansão de determinada empresa (ou rede) para além dos territórios nacionais, ganhando espaço em mercados no exterior.
A prática, porém, exige mais cautela e planejamento. A internacionalização, apesar de desafiadora, tende a reservar lucros promissores aqueles que se lançam no projeto.
Ao decidir internacionalizar uma franquia, é necessário estudar as etapas burocráticas de abertura e levantar as demandas do mercado, assim como dominar as especificidades de consumo do outro país.
Além disso, é indispensável que os gestores e responsáveis conheçam o sistema tributário e as regras de operacionalização no exterior, conscientes de que cada país tem suas obrigações e de que é imprescindível antecipar-se a elas.
De forma geral, internacionalizar é um ato estratégico e uma opção tão desafiadora quanto lucrativa. Mais do que apresentar uma marca já consolidada a mercados ainda inexplorados, trata-se do compromisso de maximizar o crescimento da marca, elevando-o a níveis ainda desconhecidos — e mesmo impossíveis no país de origem.
A decisão de levar uma marca para outro país geralmente decorre de uma série de análises complementares. Para as franquias brasileiras, que usualmente já têm sua receptividade validada nacionalmente, fica mais fácil iniciar um processo de expansão.
De acordo com um levantamento recente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o Brasil vem ganhando cada vez mais espaço em terras longínquas: em 2018, já havia 145 marcas brasileiras em operação no exterior — a maior parte delas, 59, nos Estados Unidos.
Os números indicam um movimento positivo, voltado ao desenvolvimento de marcas made in Brazil pelo mundo afora. Além disso, os dados reforçam uma posição comum aos empreendedores focados em crescimento: é preciso arriscar, se reinventar e, claro, apostar em novos mercados.
Há, sem dúvida, uma série de benefícios envolvidos na internacionalização de franquias — e um dos mais promissores, como já foi mencionado, diz respeito à possibilidade de explorar mercados de consumo totalmente novos, com grandes perspectivas de crescimento e lucratividade.
Para além desse ganho, outras vantagens igualmente valiosas fazem brilhar os olhos dos empreendedores mais audaciosos. São elas:
Na prática, a internacionalização de franquias beneficia a marca nas mais variadas frentes, viabilizando o propósito da rede: expandir o número de unidades e tornar-se referência no setor em que atua.
A ESPM, em parceria com a ABF, apontou alguns dos motivos pelos quais as lideranças empresariais optavam por avançar a territórios internacionais.
Segundo a pesquisa realizada, todos os empreendedores entrevistados desejavam explorar o potencial global de seus produtos e serviços, enquanto 70% deles afirmaram conhecer profundamente as particularidades do local em que ansiavam atuar.
O estudo comprova que tão importante quanto internacionalizar é preparar-se para este processo de expansão internacional. Para minimizar as chances de erro, vale atentar-se a um passo a passo bem prático que preparamos para você.
Como falamos e vale reforçar, tudo começa com um planejamento de excelência. Neste momento, é primordial preparar um projeto que levante os recursos e custos necessários, além do pessoal que é imprescindível à condução do projeto. É preciso, ainda, identificar as etapas operacionais e estipular os prazos coerentes.
Para garantir a legalidade da iniciativa e no esforço para minimizar eventuais transtornos, recomenda-se uma consulta a profissionais com experiência em expansão — o consultor de franquias e/ou o advogado especializado, por exemplo.
Precisa de mais segurança para conduzir o processo? Dedique-se a uma pesquisa de redes que tiveram sucesso na internacionalização e evite erros comuns a empresas que precederam a sua!
Ah, e uma última dica: aqui, também cabe a fixação de metas, capaz de acelerar as entregas e maximizar a qualidade delas.
Saiba que o sucesso no Brasil não é garantia de êxito no exterior. Lembre-se que os mercados são diferentes entre si, as culturas divergem em aspectos fundamentais e, por isso, todas as relações devem ser tratadas de forma individualizada.
Isso significa imergir nas questões centrais de cada local. Afinal, engana-se aquele que pensa que cultura não tem nada a ver com negócio, viu? Dependendo da região, costumes e tradições podem impactar diretamente no êxito da transação — e você precisa ficar atento às particularidades de cada lugar.
Por isso, é importante que a equipe de liderança reserve tempo para mergulhar nas especificidades do novo país, de forma a entender demandas, expectativas, preferências e hábitos dos públicos com os quais se relacionará.
Os nichos são categorizações relevantes ao sucesso da empreitada no exterior. Considerando as dificuldades inerentes ao processo de internacionalização — da burocracia legal à logística de escoamento —, é preciso analisar a qual segmento de mercado sua marca tem mais disposição de atender.
Além de otimizar o esforço de marketing e facilitar o crescimento escalável, a definição clara de uma fatia de mercado ajuda a evidenciar o que a sua empresa tem de melhor. Isso significa que você explora o potencial da equipe e alavanca o poder da cultura em terras estrangeiras, construindo vantagens competitivas que fazer toda a diferença no processo de internacionalização
Nem sempre será possível replicar rotinas e operações brasileiras no exterior. É comum que os empreendedores em processo de internacionalização precisem rever seus fluxos de trabalho para adaptá-los ao mercado exterior — revendo políticas trabalhistas e negociações de fornecimento, por exemplo. Então prepare-se, pois a sua ideia inicial pode ser lapidada e algumas decisões revistas, tanto para entender o que será cortado como acrescentado neste processo inicial.
A internacionalização de franquias é, portanto, uma estratégia que ganha cada vez mais espaço no planejamento dos gestores focados em resultados expressivos — no curto, médio e longo prazo. O caminho é complexo e exige dedicação, mas os retornos são potencialmente escaláveis. Por isso, vale a pena considerar!
O conteúdo foi útil e despertou em você insights relevantes para a internacionalização? Excelente! O próximo passo é analisar as possibilidades e estruturar o processo de expansão no exterior. Que tal começar pela avaliação de lucratividade da sua rede de franquias?
Até mais!
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