Growth Mindset: aprenda a liderar equipes!

Growth Mindset: aprenda a liderar equipes!

Growth Mindset: aprenda a liderar equipes!


Compartilhe



Newsletter












Criada por Carol Dweck, psicóloga norte-americana, a expressão growth mindset quer dizer programação mental e é uma estratégia, um método que exercita a capacidade mental dos líderes para conduzir suas equipes. A forma como cada líder trabalha sua mente e pensa é uma capacidade importante quando se almeja liderar.

Em momentos como este de crise, que lidamos atualmente, o papel dos líderes nunca foi tão importante. As pessoas estão sensíveis, emotivas e esperam muito dos seus líderes para lidarem com a questão profissional e se manterem produtivas.

Então, quer entender mais sobre o termo growth mindset, a diferença dele para fixed mindset, diferentes tipos de mentalidade e muito mais? Continue a leitura e saiba mais.

O que é growth mindest

Traduzido para o português, growth mindest quer dizer mentalidade em crescimento e diz respeito a mentes que procuram sempre se desenvolver e enfrentar os desafios surgidos ao longo do caminho como uma maneira de evolução. Ou seja, esse tipo de método é desenvolvido quando as pessoas estão dispostas a errarem e aprenderam continuamente.

 Principais diferença entre growth mindset e fixed mindset

Enquanto os criadores do termo growth mindset acreditam que a inteligência é construída a partir de muita dedicação, os criadores do fixed mindset entendem a inteligência como algo imutável e inato. Dessa maneira, pode-se dizer que os indivíduos que têm uma mente em crescimento –— growth mindset — enxergam o erro como uma forma de aprender, gostam de enfrentar desafios e aproveitam os feedbacks para potencializar suas habilidades.

Já os mais associados à mente fixa — fixed mindset — não costumam ter bons resultados fora da sua zona de conforto e não acreditam no desenvolvimento de habilidades extras e preferem receber feedbacks que reconheçam seu talento inato.

Porém, é importante deixar claro que uma única pessoa pode ter diferentes tipos de mentalidade ao longo da vida, mesmo que uma possa ter uma maior predominância sobre a outra de acordo com o contexto em que o indivíduo está inserido.

Além do mais, apesar de não ter um tipo de mentalidade correta ou errada, o growth mindset facilita o desenvolvimento de novos conhecimentos e colabora para que cada um atinja seus objetivos.

Como o growth mindset pode ajudar seu negócio

Agora que você percebeu que uma mente em crescimento tem total relação com o sucesso, confira abaixo as principais práticas e vantagens de você desenvolver um growth mindset no ambiente de trabalho e aprender a liderar equipes.

Tudo isso é sobre desenvolvimento de equipes

Um líder que consegue desenvolver o growth mindset tem maiores possibilidades de conquistar o sucesso dos seus liderados e realizar grandes transformações dentro de uma marca de varejo, especialmente se souber envolver as pessoas no centro deste processo.

Para isso, é necessário que ele ofereça um feedback completo e constante a equipe. Se cada membro entender quais são seus pontos fortes e os que precisam ser melhorados, fica mais fácil identificar o caminho adequado para atingir determinada meta.

Além do mais, é importante que os líderes sempre saibam comemorar as metas alcançadas para proporcionar um maior engajamento e motivação da equipe no resultado. E, ainda, quando o próprio líder toma essa iniciativa, ele mostra que está comprometido com os objetivos do negócio e que está empenhando a fazer o time crescer.

Assim, quando todo o time sente que é parte fundamental no negócio, as chances de ele desenvolver o growth mindset para aprender cada vez mais e aperfeiçoar suas habilidades são ainda maiores.

Incentive os riscos e a aceitação

Para que um negócio sequer exista, é necessário assumir riscos e sair da zona de conforto — que é uma das definições do growth mindset — e, se preciso, que aceite o fracasso. Quando um time de uma empresa tem esses pontos melhor definidos, fica mais fácil conseguir se adaptar em meio a uma crise e encontrar oportunidades de crescimento.

Afinal de contas, são com os erros que aprendemos e qualquer marca só consegue inovar e continuar preenchendo as lacunas dos consumidores, assumindo riscos. Dessa maneira, os líderes devem servir de exemplo para que os demais. É necessário pensar fora da caixa e utilizar o que for preciso para crescer cada vez mais. Porém, lembre-se também de criar estratégias eficientes e com embasamento para evitar que ocorram os mesmos erros.

Dê autonomia para as pessoas desenvolverem novas habilidades

Conforme mencionado, sair da zona de conforto é um passo primordial para a expansão da mente e crescimento de um negócio, principalmente quando se fala sobre Growth Mindset. Para isso, os gestores podem incentivar os colaboradores a experimentarem novas competências.

Afinal de contas, garantir a satisfação e experiências diferenciadas para os consumidores é uma exigência cada vez maior do mercado. Para alcançar esse objetivo, ter empatia para entender as necessidades e desejos dos clientes é fundamental.

Nutra a paixão nos seus funcionários

A paixão dentro de um ambiente corporativo tem relação com a motivação, que deve independer de quão alto seja seu salário: é preciso que os valores e interesses de cada um sejam alinhados com as da empresa para que as pessoas consigam manter seu esforço e dedicação na superação dos desafios a longo prazo.

Isso pode ser possível com o incentivo da descoberta de novas habilidades profissionais e até a criação de uma cultura no local de trabalho que fomente esta liberdade de escolha.

A metodologia growth mindset pode ser o ponta pé que seu empreendimento precisava para engajar os colaboradores no propósito da empresa, conquistar os consumidores com propostas mais inovadores e alinhadas com suas reais pretensões etc. Para isso, o caminho é árduo, mas agora que você conferiu nossas dicas, já sabe por onde ir.

Gostou do nosso post? Aproveite para curtir nossa página no Facebook e acompanhar nossas atualizações de conteúdo!

Até logo,


Você também pode gostar de…


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos uma plataforma incrível de análise de performance de varejo. que conecta de forma inteligente o gestor e a sua equipe de vendas. De maneira fácil, dinâmica e intuitiva, levamos estas respostas para você!

Av. Feliciano Sodré, 300 - Várzea (Sala 604), Teresópolis - RJ, 25963-082

Conteúdo

Contatos

comercial@indeva.com.br
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados | Website desenvolvido por Erik Perin | Segurança por Oktopus