Como crescer e ter franqueados de sucesso? Descubra agora!

Como crescer e ter franqueados de sucesso? Descubra agora!

Como crescer e ter franqueados de sucesso? Descubra agora!

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), desde 2018, o negócio das franquias cresce de maneira acelerada. Um bom exemplo deste crescimento é o fato de que no segundo trimestre de 2018, o varejo conseguiu movimentar mais de 44 bilhões de reais em âmbito nacional.

Assim, o cenário para quem é deste ramo é muito próspero e inclui também um aumento da renda e no número de empregos em 6%. Porém, para acompanhar esse crescimento o primeiro passo de uma rede de franquias é conseguir franqueados de sucesso. E isso não é uma tarefa fácil.

Mesmo com as tendências otimistas que o mundo das franquias aponta, começar um negócio do zero sempre é um desafio e exige muito dos envolvidos: é preciso ter muito conhecimento do assunto, além de segurança e suporte para sobreviver diante da enorme competitividade que o mercado apresenta.

Agora que você já a importância de se conquistar franqueados de sucesso, que tal conferir nossas dicas com ações essenciais para alavancar nesse negócio? Continue a leitura e fique por dentro!

Foco na solução

Quais são as melhores práticas que podem ajudar a minimizar os riscos inerentes ao negócio de franquia e ainda reduzir conflitos entre franqueados e franqueadores? Tenha essas respostas definidas para saber como ambos envolvidos nessa parceria podem obter vantagens de todo o sistema.

Franqueadores

Para que uma parceria dessas dê certo e voe alto, espera-se que os franqueadores tenham uma comunicação transparente e facilitada com os seus franquiados. E o mais importante: enxerguem o papel de cada um dos franquiados como essencial em todo o negócio. Além disso, cabe a marca e ao franqueado entender muito bem o seu diferencial para oferecer o melhor dos seus serviços e produtos — é exatamente este ponto que facilita a sobrevivência da marca em um mercado competitivo. Deve-se destacar também a importância da divulgação, investimento em ações de marketing e assim trabalhar positivamente para ampliar os resultados dos franqueados.

Franqueados

Do mesmo modo, os franqueados são primordiais e possuem forte responsabilidade para o desenvolvimento da marca. Assim, cabem aos franqueados estarem alinhados as decisões da empresa e participarem ativamente das atualizações e treinamentos dados pela marca junto à sua equipe.

Para isso, também é ideal que haja um constante trabalho de monitoria com relação à concorrência da região em que você atua e que seja criado um plano estratégico da rede em cima dessas respostas encontradas. E ainda, não se pode deixar de garantir uma boa gestão financeira, que alia metas, controle de custos e produtividade dos colaboradores.

Conforme mencionado, uma gestão de sucesso precisa essencialmente do empenho conjunto de franqueadores e franqueados e, caso haja um desequilíbrio nessa dedicação, os resultados podem não ser tão otimistas.

Então, priorize o bom relacionamento entre ambas as partes e considere seguir os padrões determinados pela franquia para fortalecer a rede e satisfazer os consumidores.

Cuide da saúde dos franqueados

Se o desempenho dos franqueados reflete diretamente em como a marca vai ser construída no mercado e vista pelos clientes, nada mais justo que os franqueadores cuidarem da saúde desses parceiros, certo?

Então, avalie constantemente se a forma como as redes estão operando atinge bons resultados ou se deve ser realizada de outra maneira. O que ajuda nessa avaliação e análise são as métricas, como os indicadores de vendas por atendimento e perdas, ticket médio etc.

Feito isso, é importante adotar ações que tornem mais fácil a vida dos franqueados. É o caso da elaboração de um plano estratégico de longo prazo, que deixe claras as estratégias que devem ser utilizadas para ajudar na expansão do negócio — com base em pesquisas que apontem para a aceitação dos produtos oferecidos, análise de mercado, satisfação de clientes e viabilidade econômica e financeira.

Busque crescimento saudável

E que tal oferecer benefícios e premiações para as unidades que conquistarem um melhor desempenho? A ação estimula as redes a se empenharem cada vez mais para alcançarem bons resultados.

A partir deles, também fica mais fácil definir quem mais tem o perfil para se transformar em multifranqueado — o que é bastante benéfico em termos de faturamento, negociações com equipes de marketing, logística, matérias-primas etc. Esse deve ser apto para gerenciamento e liderança, além de administrar mais de um número de franqueadas.

Para atingir esse objetivo e potencializar o sucesso do negócio, é importante investir no desenvolvimento do perfil profissional e pessoal, participar de reuniões e convenções de franqueados para obter a melhor performance possível etc.

Atualize-se sempre

No varejo, toda marca precisa estar sempre um passo à frente. Isso quer dizer que quem não se manter atualizado sobre novos hábitos de consumo, tendências, novos modelos de negócios e tecnologias pode se tornar obsoleto e não acompanhar o ritmo de mudança dinâmico dos clientes.

Então fique ligado, porque enquanto isso, os negócios que preencherem essas lacunas podem ‘’roubar’’ seus antigos consumidores e deixar você no prejuízo.

Faça uma boa seleção de franqueados

Como você pôde acompanhar, o desempenho dos seus franqueados influi diretamente no sucesso do negócio. Dessa maneira, é importante que os franqueadores realizem uma boa filtragem antes de aprovar a parceria para garantir que os franqueados tenham conhecimento e afinidade com o seu tipo de negócio.

Além do mais, considere inúmeros outros fatores, como: comportamentais, disponibilidade, competências, capacidade de investimento e expectativas em relação ao negócio. Com essas informações preestabelecidas fica mais fácil ter um maior controle sobre o seu sucesso a longo prazo e como será o relacionamento entre os envolvidos com ele.

Agora que você já sabe quais são as melhores ações a serem adotadas para conseguir franqueados de sucesso, saiba que contar com informações que mensurem se os seus esforços deram certo também é essencial.

O relatório de raio-X da plataforma Indeva by VTEX, por exemplo, mostra o desempenho das lojas em uma tela com informações como trocas, atendimento, metas, valor em vendas, ticket médio, P.A etc.

Quer conhecer mais sobre os nossos serviços? Entre em contato conosco e garanta o sucesso dos franqueadores!

Até logo,


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