Como crescer e ter franqueados de sucesso? Descubra agora!

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De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), desde 2018, o negócio das franquias cresce de maneira acelerada. Um bom exemplo deste crescimento é o fato de que no segundo trimestre de 2018, o varejo conseguiu movimentar mais de 44 bilhões de reais em âmbito nacional.

Assim, o cenário para quem é deste ramo é muito próspero e inclui também um aumento da renda e no número de empregos em 6%. Porém, para acompanhar esse crescimento o primeiro passo de uma rede de franquias é conseguir franqueados de sucesso. E isso não é uma tarefa fácil.

Mesmo com as tendências otimistas que o mundo das franquias aponta, começar um negócio do zero sempre é um desafio e exige muito dos envolvidos: é preciso ter muito conhecimento do assunto, além de segurança e suporte para sobreviver diante da enorme competitividade que o mercado apresenta.

Agora que você já sabe a importância de se conquistar franqueados de sucesso, que tal conferir nossas dicas com ações essenciais para alavancar nesse negócio? Continue a leitura e fique por dentro!

Foco na solução

Quais são as melhores práticas que podem ajudar a minimizar os riscos inerentes ao negócio de franquia e ainda reduzir conflitos entre franqueados e franqueadores? Tenha essas respostas definidas para saber como ambos envolvidos nessa parceria podem obter vantagens de todo o sistema.

Franqueadores

Para que uma parceria dessas dê certo e voe alto, espera-se que os franqueadores tenham uma comunicação transparente e facilitada com os seus franqueados. E o mais importante: enxerguem o papel de cada um dos franqueados como essencial em todo o negócio.

Além disso, cabe a marca e ao franqueado entender muito bem o seu diferencial para oferecer o melhor dos seus serviços e produtos — é exatamente este ponto que facilita a sobrevivência da marca em um mercado competitivo. Deve-se destacar também a importância da divulgação, investimento em ações de marketing e assim trabalhar positivamente para ampliar os resultados dos franqueados.

Franqueados

Do mesmo modo, os franqueados são primordiais e têm forte responsabilidade para o desenvolvimento da marca. Assim, cabem aos franqueados estarem alinhados às decisões da empresa e participarem ativamente das atualizações e treinamentos dados pela marca junto à sua equipe.

Para isso, também é ideal que haja um constante trabalho de acompanhamento da concorrência da região em que você atua e que seja criado um plano estratégico da rede em cima dessas respostas encontradas. E ainda, não se pode deixar de garantir uma boa gestão financeira, que alia metas, controle de custos e produtividade dos colaboradores.

Conforme mencionado, uma gestão de sucesso precisa essencialmente do empenho conjunto de franqueadores e franqueados e, caso haja um desequilíbrio nessa dedicação, os resultados podem não ser tão otimistas.

Então, priorize o bom relacionamento entre ambas as partes e considere seguir os padrões determinados pela franquia para fortalecer a rede e satisfazer os consumidores.

Cuide da saúde dos franqueados

Se o desempenho dos franqueados reflete diretamente em como a marca vai ser construída no mercado e vista pelos clientes, nada mais justo que os franqueadores cuidarem da saúde desses parceiros, certo?

Por este motivo, avalie constantemente se a forma como as redes estão operando atinge bons resultados ou se deve ser realizada de outra maneira. O que ajuda nessa avaliação e análise são as métricas, como os indicadores de vendas por atendimento e perdas, ticket médio.

Feito isso, é importante adotar ações que tornem mais fácil a vida dos franqueados. É o caso da elaboração de um plano estratégico de longo prazo, que deixe claras as estratégias que devem ser utilizadas para ajudar na expansão do negócio — com base em pesquisas que apontem para a aceitação dos produtos oferecidos, análise de mercado, satisfação de clientes e viabilidade econômica e financeira.

Busque crescimento saudável

E que tal oferecer benefícios e premiações para as unidades que conquistarem um melhor desempenho? A ação estimula as redes a se empenharem cada vez mais para alcançarem bons resultados.

A partir deles, também fica mais fácil definir quem mais tem o perfil para se transformar em multifranqueado — o que é bastante benéfico em termos de faturamento, negociações com equipes de marketing, logística, matérias-primas, entre outros. Esse deve ser apto para gerenciamento e liderança, além de administrar mais de um número de franqueadas.

Para atingir esse objetivo e potencializar o sucesso do negócio, é importante investir no desenvolvimento do perfil profissional e pessoal, participar de reuniões e convenções de franqueados para obter a melhor performance possível.

Atualize-se sempre

No varejo, toda marca precisa estar sempre um passo à frente. Isso quer dizer que quem não estiver atualizado sobre novos hábitos de consumo, tendências, novos modelos de negócios e tecnologias pode se tornar obsoleto e não acompanhar o ritmo de mudança dinâmico dos clientes.

Então fique ligado, porque enquanto isso, os negócios que preencherem essas lacunas podem conquistar seus antigos consumidores e deixar você no prejuízo.

Faça uma boa seleção de franqueados

Como você pôde acompanhar, o desempenho dos seus franqueados influi diretamente no sucesso do negócio. Dessa maneira, é importante que os franqueadores realizem uma boa filtragem antes de aprovar a parceria para garantir que os franqueados tenham conhecimento e afinidade com o seu tipo de negócio.

Além do mais, considere inúmeros outros fatores, como: comportamentais, disponibilidade, competências, capacidade de investimento e expectativas em relação ao negócio. Com essas informações preestabelecidas, fica mais fácil ter um maior controle sobre o seu sucesso a longo prazo e como será o relacionamento entre os envolvidos com ele.

Atraia franqueados alinhados aos valores da marca

Imagina ter o objetivo de conseguir franqueados de sucesso e atrair para as redes de franquias, um perfil que não está alinhado aos valores da rede de franquia. Isso pode prejudicar e muito a imagem que a rede conquistou diante dos clientes, já que inevitavelmente, não é apenas a unidade que sai prejudicada.

Por exemplo, caso algum funcionário de uma franquia cometa um ato de racismo, mesmo que a rede tenha valores totalmente contra o racismo e até adote uma postura contrária a isso, o desalinhamento em apenas uma das unidades pode gerar uma grave crise.

Conheça o perfil do franqueado desejado

Por essa razão, trace um perfil com as características que franqueados de sucesso devem ter e personalize isso de acordo com as características da sua rede, que deve ser compatível e compartilhar dos mesmos valores.

Essa definição do perfil deve ser muito detalhada e levar em consideração quem é seu público-alvo e a persona (personagem fictício baseado no perfil do cliente ideal). É necessário contar com um plano estratégico para expansão e com uma consultoria de franquias.

Atraia franqueados em feiras e eventos

Durante as feiras e eventos de negócios, é possível apresentar seus modelos para investidores, que terão a oportunidade de conhecer melhor os modelos operacionais e as redes franqueadoras.

Assim, é importante que o primeiro contato seja bastante atrativo, como a possibilidade de oferecer aos interessados experiências que só franqueados têm, como as tecnologias utilizadas, canais de distribuição, plataformas de pagamento e outros.

Esse tipo de encontro possibilita uma maior segurança para ambos os envolvidos, já que existe a certificação de que o conhecimento sobre as redes de franquias está sendo transmitido, você acompanha o perfil e a postura do potencial investidor com relação ao seu negócio.

Como esses eventos e feiras costumam atrair muitos interessados e ter um índice de retorno bastante satisfatório, o que resulta em inúmeras opções para você fechar negócios e conseguir franqueados de sucesso.

Use o marketing para atrair franqueados

Com ajuda do marketing, a sua rede pode se tornar mais conhecida e causar uma melhor impressão para os investidores, que conhecerão o valor do seu negócio. Uma forma de conquistar isso é pelo marketing de conteúdo, que produz conteúdo com informações indispensáveis para atrair o público, fideliza-lo e ajudar no fechamento do negócio.

Por exemplo, se você tem uma rede de supermercados, é possível organizar informações relevantes e de qualidade sobre o mercado de atuação, como gerenciar uma franquia da sua área, tudo de acordo com as etapas de níveis.

Esse tipo de produção, quando bem alinhada estrategicamente, pode fazer com que os potenciais investidores acompanhem o blog e a partir disso sintam interesse em atuar como franqueador do seu negócio.

Agora que você já sabe quais são as melhores ações a serem adotadas para conseguir franqueados de sucesso, saiba que contar com informações que mensurem se os seus esforços deram certo também é essencial.

O relatório de raio-x da plataforma Indeva by VTEX, por exemplo, mostra o desempenho das lojas em uma tela com informações como trocas, atendimento, metas, valor em vendas, ticket médio, P.A. Quer saber como digitalizar seu ponto de venda e a gestão das suas lojas? Entre em contato.

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Até logo!


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