Equipe desmotivada? Entenda o poder do feedback no varejo

Equipe desmotivada? Entenda o poder do feedback no varejo

Equipe desmotivada? Entenda o poder do feedback no varejo


Compartilhe



Newsletter












Veja a importância de colocar em prática a cultura de feedback no varejo para a sua equipe alcançar melhores resultados em vendas!

Em primeiro lugar, ter uma equipe de vendas motivada é um grande desafio. E exige do gerente de loja um trabalho contínuo para isso.

O Feedback é uma das ferramentas estratégicas que ajuda o líder nessa missão. Uma vez que, reconhece e aponta bons resultados e oportunidades de melhoria. 

De acordo com a pesquisa da OfficeVibe, que mede e analisa a satisfação dos colaboradores, 78% dos funcionários disseram se sentir mais motivados quando recebem feedback.

Além disso, para vencer as objeções e identificar a real necessidade e expectativa do cliente, o vendedor precisa estar preparado para reconhecer os seus pontos fracos.
E também é nesse ponto que o feedback do gerente faz toda a diferença no desempenho da equipe – incentivando o crescimento pessoal e profissional.

Separamos algumas dicas para tornar o seu feedback no varejo eficaz:

Feedback individual

Primeiramente o feedback pessoal. Ele evita que o colaborador se sinta constrangido em grupo. Principalmente quando há muitos pontos a melhorar.

Então, ser específico com cada colaborador também mostra que todos são parte importante do time.

4 de 10 trabalhadores se desligam quando recebem pouco ou nenhum feedback.*

Estabeleça um bom plano de ação

O plano de ação é importante para pôr em prática toda orientação que foi dada durante a conversa de feedback. Além de registrar o que foi conversado.

Então, trabalhar cada tema que foi abordado no plano de ação, fortalece a importância dos resultados planejados. E também ajuda a equipe a caminhar na direção certa.

A taxa de rotatividade é de 14,9% menor em empresas que implementam feedback regular dos funcionários.*

Fundamente a avaliação em números

Um feedback justo passa por uma avaliação igualmente justa. Basear o feedback do vendedor nos resultados dele fará com que o plano de ação esteja muito mais de acordo com o que a equipe necessita. Esta estratégia também é uma ótima maneira de mostrar onde está o erro. 

Assim, quando avaliados, os resultados anteriores ajudam na evolução. Além da melhora da abordagem do vendedor para os próximos períodos. 

Feedback na prática: aponte exemplos

Ao indicar o caminho certo para melhoria do desempenho do vendedor, também é importante fazer simulações sobre os resultados que o vendedor teria alcançado em um cenário de sucesso. 

Isso ajuda a criar um mapa mental das possíveis estratégias a seguir para alcançar o melhor resultado.



* Este artigo teve como base as os dados da OfficeVibe – “Estatísticas sobre a importância do feedback dos funcionários”.




Enfim, espero que cada um desses pontos leve sua equipe ao sucesso desejado e também os motive mais!

Até logo,


Você também pode gostar de…


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos uma plataforma incrível de análise de performance de varejo. que conecta de forma inteligente o gestor e a sua equipe de vendas. De maneira fácil, dinâmica e intuitiva, levamos estas respostas para você!

Av. Feliciano Sodré, 300 - Várzea (Sala 604), Teresópolis - RJ, 25963-082

Conteúdo

Contatos

comercial@indeva.com.br
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados | Website desenvolvido por Erik Perin | Segurança por Oktopus