5 dicas de vendas para o dia dos Namorados em lojas físicas

5 dicas de vendas para o dia dos Namorados em lojas físicas

5 dicas de vendas para o dia dos Namorados em lojas físicas


Compartilhe



Newsletter












O dia dos Namorados é a terceira data de maior impacto no varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Dia das Mães e Natal. Comemorado sempre em 12 de junho, a celebração ao amor se tornou uma excelente oportunidade para aumentar as vendas, além de fidelizar os clientes da sua franquia ou loja.

Listamos 5 ações que você pode adotar na sua estratégia de vendas nesse ano para ajudar a planejar e executar ações bem sucedidas nesse 12 de junho.

1 – Planeje seu estoque

Datas sazonais pedem um planejamento prévio, seja na divulgação dos seus produtos ou na compra dos seus estoques. Defina, dentro do seu ramo de atuação, quais são os itens mais procurados nessa época e coloque-os em evidência na sua vitrine, porque se você sabe que eles têm saída, é venda certa! Aliás, você sabia que 40% das vendas no ponto físico têm como estímulo um fator externo: a decoração de vitrine?

Ainda falando de estoque, é possível oferecer os famosos kits, então, tenha essa ideia também em mente e não deixe faltar esses produtos em suas prateleiras. Caso um cliente procure algo na sua rede e não encontre, ele pode evitar de procurá-lo numa próxima vez. Esteja e seja disponível para seu público, isso garante a fidelização

Lembre-se: a tecnologia é uma grande aliada neste sentido, existem plataformas que te ajudam a identificar os motivos de perda de vendas e evitar rupturas de estoque.

2 – Aproveite todas as plataformas disponíveis

Uma característica bastante conhecida do brasileiro é deixar tudo para cima da hora e as compras de presentes para datas como o Dia dos Namorados não são uma exceção. Faça desse limão uma limonada e ofereça praticidade para os clientes da sua loja ou franquia com uma diversidade de canais de venda.

As plataformas digitais representam um grande diferencial para este dia dos Namorados que, mais uma vez, será comemorado em meio à pandemia da COVID-19.

Instagram e WhatsApp Business

As redes sociais, especialmente o Instagram e o WhatsApp Business, são algumas das ferramentas que podem te ajudar na divulgação e venda direta dos produtos da sua franquia ou loja. Além disso, esses canais se consolidaram como um braço efetivo e mais próximo entre o atendimento e o cliente, gerando uma experiência positiva para os consumidores, que tendem a retornar o contato no caso de novas compras.

Ambas as ferramentas operam com custo baixo e podem gerar resultados muito satisfatórios. O WhatsApp Business, por exemplo, permite recursos de comunicação como as listas de transmissão, onde seu time de vendas pode enviar fotos dos produtos a até 256 contatos, simultaneamente e com custo zero.

Dica: mesmo sendo uma estratégia barata e fácil, oriente seu time a ter cuidado com a quantidade de mensagens e com os horários, porque sua marca deve estar presente e não ser vista como inconveniente.

3- Saia do comum, ouse!

dia dos namorados vendas

Datas especiais como o dia dos Namorados te permitem sair do básico e dão a oportunidade de ousar. Seja uma vitrine bem pensada, aromas e produtos que estejam de acordo com o que o cliente busca. Tudo isso, quando pensado, agregam valor à experiência com sua marca.

Essa também é a oportunidade de “fisgar” o seu consumidor, que pode se tornar um cliente habitual ao sentir que foi bem atendido, que a loja tinha um ambiente agradável e que achou os produtos que buscava. Esse conjunto de experiências vão fazer com que ele volte.

Oriente seu time de vendas a ser atencioso e paciente. No dia dos Namorados, os clientes estão preocupados em acertar na escolha do presente e o tempo dentro da loja pode acabar sendo maior. Eles devem mostrar os produtos, falar dos benefícios e conhecer os detalhes sobre os itens. Além disso, não deixe de mencionar seus critérios de troca, afinal, uma troca também é uma oportunidade de nova venda.

4 – A estratégia dos kits

Voltando aos kits, eles são uma grande pedida para ajudar a aumentar seu ticket médio nesta data. No lugar de vender apenas um perfume, por exemplo, crie composições com loções de banho ou cremes pós barba.

Caso a criação de kits não se aplique a sua rede ou franquia, ofereça produtos complementares e até descontos progressivos, de acordo com o volume de compras, sempre mostrando o custo-benefício dessas aquisições.

Se possível, tenha uma contrapartida como um brinde ou frete grátis em caso de vendas virtuais. Dessa maneira, você diminui seu estoque e ainda lucra mais.

5 – Atenção às suas redes sociais

Segundo uma pesquisa da Cuponation, empresa especializada em cupons para o varejo, os brasileiros passam, em média, 5h diárias nas redes sociais. Portanto, principalmente o Instagram e Facebook se tornaram as maiores vitrines para venda online.

Não perca essa oportunidade de vendas e mantenha as páginas da sua franquia o mais atualizadas possível, com todas as novidades e campanhas recorrentes. Além disso, tenha atenção aos contatos iniciados por lá, pois podem render em vendas online ou em estímulo para que os consumidores vão a sua loja física.

Capriche nas fotos para valorizar sua marca. Esteja atento às tendências do momento e use hashtags, GIFs, memes… esses recursos garantem mais engajamento do que textos para a maioria dos negócios, ainda mais para quem trabalha com moda, produtos de beleza e acessórios.

Gostou dessas dicas? Elas podem ser aplicadas hoje mesmo na sua estratégia, certo?!

Até a próxima.


Você também pode gostar de…


Comments (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este artigo foi útil para você?

Somos uma plataforma incrível de análise de performance de varejo. que conecta de forma inteligente o gestor e a sua equipe de vendas. De maneira fácil, dinâmica e intuitiva, levamos estas respostas para você!

Av. Feliciano Sodré, 300 - Várzea (Sala 604), Teresópolis - RJ, 25963-082

Conteúdo

Contatos

comercial@indeva.com.br
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados | Website desenvolvido por Erik Perin | Segurança por Oktopus