Engajamento é um tema crítico quando marcas tentam inovar!

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Inovar através do investimento em novas tecnologias. Esse é um caminho mais do que natural para a maioria das empresas hoje em dia. Só que muitas vezes, o engajamento da equipe se torna um obstáculo para a implantação de novas tecnologias.

De nada adianta uma empresa contratar uma solução ou tecnologia se o time envolvido no processo não está disposto ou apto ao uso e engajamento da solução. Por isso que o alinhamento e trabalho em equipe são importantes quando as marcas tentam inovar no varejo físico

É justamente por isso que neste conteúdo nós vamos abordar essa questão e mostrar saídas que podem ser aplicadas para diminuir essa “resistência” dentro das equipes que serão mais impactadas. Confira!

Qual o pensamento que a equipe de vendas tem sobre tecnologia?

A comodidade de saber o que fazer com processos manuais é visto como uma vantagem por boa parte dos colaboradores de uma empresa. Afinal, eles conseguem ter um sentimento de segurança no seu cargo por já conseguir aplicar e executar aquilo que é realizado rotineiramente.

Na equipe de vendas, por exemplo, esse pensamento passa por todos os momentos de atuação nos pontos físicos de venda. A maioria dos vendedores ainda não conseguiram ter a experiência de utilizar algum tipo de tecnologia no seu dia a dia de trabalho, seja para melhorar sua abordagem ou manter o controle sobre os resultados que consegue gerar.

Transformar esse pensamento, ou seja, a mudança de mindset, é um dos passos básicos antes do processo de inovação em uma empresa, principalmente se ela for direcionada para o time de vendas, que pode evoluir muito a partir da implementação de tecnologias de apoio.

Isso deve ser feito nos primeiros passos, para que essa resistência seja quebrada. E alguns passos que podem ajudar nesse processo são:

– Apresente as vantagens a curto, médio e longo prazo, para ajudar a visualizar o que é mais fácil de alcançar nesse momento.
– Estabeleça comparações entre o que é possível analisar de resultados hoje e o que pode ser analisado a partir do engajamento com as novas soluções.

4 dificuldades para obter engajamento durante o processo de inovação

A empresa deve entender o que realmente significa inovação para poder executá-la. Ideias disruptivas não são simplesmente formas de sair da zona de conforto, mas sim de encontrar um caminho para melhorar seus resultados. 

Então veja agora as principais dificuldades que as empresas enfrentam quando o assunto é o engajamento dos colaboradores com as inovações implementadas:

1 – Dificuldade de se familiarizar com a tecnologia

Um dos primeiros pontos que podemos observar como dificuldade dentro desse cenário de mudança e inovação é a questão de familiarização com a tecnologia.

Na prática, existem alguns obstáculos para que as pessoas entendam a importância de inovar. Esses pontos vão desde o apego às ferramentas usadas atualmente até uma certa resistência a mudanças.

Mas para superar essa dificuldade, é importante buscar soluções que tenham uma interface intuitiva e sejam fáceis de implementar. Essas características fazem toda a diferença, pois ajudam nesse novo processo de entendimento sobre o seu funcionamento, em comparação com o que já estava estabelecido antes.

2 – Olhar do gestor sobre a mudança

Ver a tecnologia como um dificultador e não facilitador. Esse ainda é um grande problema enfrentado nas empresas por conta de uma visão mais antiga dos gestores.

Essas figuras dentro das empresas, como do profissional que realiza toda a parte de gestão de vendas, não possuem muita prática com essas novas soluções. Mas o importante é ter um trabalho focado em observar quais as principais inovações que estão surgindo para entender e adaptar a sua própria realidade.

A convergência dos domínios digital e físico está causando enormes transformações nos ambientes de trabalho, resolvendo problemas que antes eram fonte de grandes dores de cabeça para as organizações.

3 – Falta de disciplina para incorporar a mudança na rotina

Quais as formas de inovar na prática, indo além do uso de soluções digitais? É preciso utilizar ao máximo as funcionalidades para potencializar os resultados! Ou seja, o engajamento contínuo, para aprender todas as possibilidades existentes a partir da inovação, é um dos passos fundamentais para que ela realmente aconteça.

Contudo, nada vai funcionar do dia para a noite. Por isso existe a importância de incorporar essa mudança na nova rotina de forma contínua, estabelecendo uma nova disciplina.

A tarefa de reorganizar a cultura organizacional da área de vendas para ações mais disciplinadas, fazendo todos operarem em um mundo novo onde a mudança é uma constante, deve ser uma das prioridades em qualquer operação.

4 – Falta de conhecimento básico sobre tecnologia

Um fator que poucas vezes é levado em conta no momento de inovar é a falta de conhecimento básico sobre a tecnologia como um todo. Profissionais mais experientes, que nunca tiveram esse contato mais próximo de soluções digitais no trabalho, acabam sentindo dificuldades maiores com essa mudança.

A idade, por exemplo, é um fator determinante para entender o nível de conhecimento sobre as funcionalidades das soluções e inovações atuais. Mas é claro que essa dificuldade pode ser superada! É preciso apenas que os profissionais estejam dispostos a abrir mão do uso de métodos convencionais e partir para um caminho diferente.

Precisamos falar sobre a experiência de compra

É fácil perceber que hoje, a experiência de compra de um cliente faz toda a diferença no momento de decidir entre a loja X e a loja Y.

Com a ascensão dos e-commerces, é visível que os sistemas conseguem proporcionar uma experiência única, entregando sugestões e facilitando o processo de compra. Mas e no ponto físico, é possível proporcionar esse tipo de experiência?

Claro que sim! Basta entender o que faz a diferença para o seu público e inovar, buscando formas diferentes de entregar essa experiência completa.

Nesse caso, o engajamento da equipe precisa ser contínuo, se comprometendo e entregar uma experiência única, que se diferencie dos seus concorrentes, a partir da inovação. Com todos os membros entendendo a importância, fica muito mais fácil de ver resultados com sua estratégia de inovação.

Agora que já conheceu todos os detalhes que estão por trás do engajamento dos colaboradores com as inovações e mudanças, que tal compartilhar qual a maior dificuldade enfrentada e como lida com ela para resolvê-la? Comente aqui como têm sido as experiências com novas tecnologias na sua loja física!

Até logo,


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