O cenário pós-quarentena para um gestor de loja

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Com as medidas de isolamento social, os consumidores estão tendo que se adaptar para comprar e suprir necessidades, ao mesmo tempo em que o varejo físico sai da própria zona de conforto e se desafia diariamente, tentando manter seu lucro atendendo uma clientela que não pode sair de casa.

A crise traz consigo um novo varejo e um consumidor mais digital, configurando um desafio que vai precisar ser vencido pelo gestor de loja no “pós-coronavírus”.

Agora, como é possível sobreviver a este cenário? 

1. Tenha altos níveis de ENGAJAMENTO nos times de vendas das lojas físicas

Será o momento de o gestor tirar o melhor de cada colaborador para entregar resultados realmente fora da curva, uma vez que todo investimento empresarial cobrará isso e a própria evolução dos negócios eliminará aquele que não estiver preparado.

Como exemplo, é possível ver vendedores de diversas marcas se tornando vendedores digitais. Se arriscando e vendendo online para a sua carteira de clientes. Além dos deliveries que as lojas estão realizando, cabe aos vendedores se tornarem os próprios influenciadores digitais para que a essa mudança ocorra e a marca tenha audiência. 

2. PENSE FORA DA CAIXA! 

Já disse Albert Einsten…

“Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual.”

Os que pensam fora da caixinha, os incomodados, os crentes de valores organizacionais e pessoais, conseguiram seu lugar ao sol.

Pense em um cenário pós covid-19 em que não haverá escassez de recursos, mas haverá escassez de demanda, ou seja: menos consumidores para o seu produto/serviço. Logo, você precisa saber quem será neste novo cenário. Os questionamentos são:

  1. Quais mudanças são necessárias aplicar?
  2. Quais dessas mudanças eu posso aplicar? 
  3. Como isso vai mudar a forma que eu trabalho e faço as coisas atualmente? 
  4. Como o meu time precisa estar preparado para essa mudança? 
  5. O que preciso fazer para preparar o meu time?  

3. Passe pela jornada APRENDENDO… 

É importante ressaltar que aquele que tirará enorme proveito de tudo que ocorreu será o que puder aprender algo novo, grande e que o faça sair melhor e mais esperto disso tudo.

Parafraseando o grande romancista Victor Hugo, “quem poupa o lobo sacrifica a ovelha”. Se você não estiver preparado, certamente alguns de seus concorrentes estarão. Pense nisso, honre o investimento feito em você e faça o mundo (e os negócios) melhores que antes.

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Até logo,

Sobre o Autor

Rafael Assumpção é fundador  da Lift Desenvolvimento e atua como consultor e instrutor de projetos alavancadores de vendas e rentabilidade do negócio em empresas por todo o Brasil. Especialista na Metodologia DISC e em gestão de equipe comercial e desenvolvimento de líderes, acumula mais de 20 anos de experiência em treinamentos. Possui ampla experiência como mentor em gestão empresarial, é graduado em marketing com MBA em marketing com ênfase em gestão em vendas pela FGV. Participa ativamente no Desenvolvimento de lideranças comerciais ministrando seminários em todo país.


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