O jeito Disney de encantar e fidelizar clientes

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Já imaginou ir a uma loja e encontrar seus maiores heróis de infância? Ou então receber uma ligação no seu aniversário de um famoso personagem de desenho? Essas situações explicitam bem o poder de encanto que a Disney, o parque mais visitado do mundo, proporciona aos seus clientes. E você pode usar todos esses exemplos em seu negócio!

Walt Disney é um dos “patronos” mundiais na arte de encantar pessoas. No livro O Jeito Disney de Encantar os Clientes essa história de sucesso é contada. Mais do que um livro que expõe os bastidores da fantasia e encantos da Disney, a abordagem mostra como você deve agir se quiser ter resultados surpreendentes, como do parque, na sua loja.

Aliás, quem já teve a oportunidade de visitar o Walt Disney World em Orlando, na Flórida, EUA, sabe que a sensação é der estar vivendo um sonho em um local simplesmente extraordinário!

Enfim, aprenda, neste artigo, lições valiosas na arte de atrair e fidelizar clientes baseadas em ensinamentos de um dos maiores gênios nesse assunto, Walt Disney!

Oferecer diferenciais únicos aos clientes

Acima de outras qualidades, Walt Disney era um visionário. Ele comprou milhares de hectares em uma área de pântano para construir seu sonho, porém, faleceu antes de o primeiro parque ser aberto.

Conheça e aplique o Jeito Disney de encantar os clientes

Quando falaram sobre ele não ter ficado vivo para ver o projeto pronto, a esposa de Disney respondeu: “ele foi o primeiro a enxergar o parque pronto”.

Essa capacidade de Walt Disney, de vislumbrar um cenário ainda inexistente, deve ser levada a sério em uma loja. Enxergar onde se pode melhorar e oferecer diferenciais que vão conquistar os clientes é uma vantagem e tanta para um negócio prosperar, até mesmo dele existir. Aliás, esta é uma capacidade única que apenas empreendedores possuem! 

Conhecer quem é o concorrente

Você sabia que de cada 10 pessoas que vão à Disney, sete voltam? Com um índice de retorno alto assim, não há espaço para a concorrência.

Cada cliente que entra em sua loja, carrega consigo diversas referências de consumo sobre o que é bom ou ruim em qualidade. Baseado nisso, Walt Disney olhou para os mercados mundiais e ofereceu diferenciais que fazem seu público perceber a Disney como o melhor entretenimento.

Uma loja física deve seguir esses passos se quiser ser lembrada como referência de alta qualidade e fazer com que os seus clientes retornem. Assim quando eles pensarem em comprar um produto ou conversar com um vendedor para tirar dúvidas, eles irão à sua loja para satisfazer esses desejos.

Ter atenção aos detalhes

“Desenvolva o melhor produto que puder”, esse é um dos grandes ensinamentos da Disney. Numa loja isso se aplica em tudo: da calçada à sacola de compras, da iluminação ao cafezinho de cortesia. Tudo o que pode melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas deve ser colocado em prática.

Surpreenda! A melhor ação em um varejo físico sempre é aquela que surpreende os clientes. Essa é a premissa para pessoas altamente satisfeitas e que com certeza voltarão a comprar no local. E assim como nos parques da Disney, as surpresas devem ser periódicas.

Assim, você cria um senso nos consumidores de que a sua loja sempre tem uma novidade!

Ouvir seus clientes

Outro fundamento de Walt Disney é “aprender com suas experiências”, e isso inclui bastante a experiência do cliente. Não é à toa que nos parques da Disney há aparelhos chamados pontos de escuta, que servem para um cliente falar o que quiser sobre o local.

Dessa forma, a Disney criou um canal ativo e muito direto com o público de seus parques para entender a cabeça deles e, principalmente, suas necessidades.

Uma loja também deve sempre ouvir cada cliente, com canais online, impressos e, claro, olho no olho, para sugestões, críticas e dúvidas. Todos esses métodos ajudam você e sua equipe de vendas a ter ideias de ações que irão melhorar ainda mais a experiência dos clientes.

Os fundamentos da Disney mostram que tão importante quanto uma loja física cheia de novidades e organizada é o propósito das marcas em encantar as pessoas. E encantamento na área dos negócios não é magia, mas sim planejamento e ações.

Com essa receita, seus clientes ficarão encantados com seu modo único de tratá-los e sempre voltarão à loja para ter esse tratamento exclusivo!

Descubra agora dicas práticas para fazer cada cliente enxergar valor no produto que você vende!

Até logo,


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