Teoria do mashmellow: entenda a influência do tempo no poder de decisão!

Teoria do mashmellow: entenda a influência do tempo no poder de decisão!

Teoria do mashmellow: entenda a influência do tempo no poder de decisão!


Compartilhe



Newsletter












Entenda sobre as implicações positivas da Teoria do Mashmellow, descoberta de Walter Mischel, professor de Stanford. Se você não está familiarizado com o conceito da pesquisa e desconhece as implicações do resultado, essa é uma excelente oportunidade de aproveitar a experiência acadêmica para colocar em prática na sua equipe. A gente garante que as crianças têm muito a ensinar acerca da efetividade, principalmente na área comercial!

Neste post, primeiro, explicaremos brevemente a dinâmica do estudo e as conclusões da análise. Em seguida, vamos pontuar a influência do tempo no poder de decisão — e como isso pode maximizar a performance dos vendedores, agregando mais eficiência à etapa de prospecção.

Ao final da leitura, você vai saber como potencializar a produtividade da equipe de vendas usando o conceito da pesquisa e estará pronto para acompanhar resultados cada vez mais expressivos — além de exponenciais.

Preparado? Boa leitura e bons insights!

A Teoria do Mashmellow: o sabor da recompensa

O primeiro impulso de Walter Mischel estava em sua própria casa: pai de três crianças entre 2 e 5 anos, o professor começou o notar mudanças no comportamento das filhas. Quando uma delas atingiu os 4 anos, por exemplo, Mischel teve menos dificuldade para negociar com ela — principalmente quando tinham que ir ao mercado — e notou que podia haver algo a mais nessa transformação.

Foi aí que a Teoria do Marshmallow começou a se desenhar. Walter Mischel procurou respostas científicas para as perguntas que surgiam em sua própria casa, mas não encontrou referências. O que um professor de Stanford faria nesse caso? Fácil: conduzir um experimento autoral!

Uma pesquisa realizada com crianças

O professor recrutou cerca de 500 crianças de diversas idades e as colocou sentadas em uma mesa. À frente delas, havia o prato com um mashmellow. A negociação era bem prática: elas eram livres para escolher se queriam comer o doce naquele momento ou, se preferirem, poderiam aguardar um pouco mais e receber mais um mashmellow de brinde.

Depois de passar as orientações às crianças, Mischel se retirava da sala, deixando-as sozinhas com suas próprias vontades. E a gente garante que a observação dos pequenos foi pura tortura: muitos lambiam, cheiravam o doce e tentavam se controlar a todo custo. A tentação era enorme!

O que Mischel validou suas hipóteses: a partir dos 4 anos, havia mais autocontrole entre as crianças — e elas não comiam o mashmellow imediatamente. A maior implicação do estudo, porém, aconteceu muitos anos depois: aquelas que resistiram ao doce por mais tempo tiveram mais sucesso na escola e na carreira, por exemplo.

Na prática, o que o professor de Stanford identificou foi uma grande oportunidade para que todo mundo possa ser mais produtivo e obter melhores resultados a partir de uma boa gestão do tempo. Mas o que isso quer dizer? Veja abaixo exemplos que são boas consequências da forma que usamos nosso tempo.

O tempo e a produtividade: mashmellow em dobro para os vendedores

Na área comercial, tempo é dinheiro. Nem sempre, porém, a tarefa concluída com mais rapidez é a que traz resultados mais consistentes.

Na prospecção, por exemplo, a paciência é fundamental para a qualidade do trabalho — algo muito semelhante a esperar o tempo que for necessário para ganhar dois mashmellows em vez de apenas um —, e os vendedores mais produtivos costumam ser aqueles que têm domínio sobre as circunstâncias da venda, e não necessariamente os que atropelam o processo em busca de um fechamento rápido.

Para os vendedores, a dinâmica de abordar, nutrir e aquecer o contato para a negociação é, sem dúvida, bastante desafiadora. O tempo de decisão do cliente pode influenciar nas métricas individuais e comprometer o comissionamento. Afinal, quem é movido a resultados gosta de fazer acontecer, não é?

Neste contexto, cabe aos líderes a missão de motivar o time e de manter o foco no objetivo final. Mais do que gerar vendas, é preciso vender com qualidade, garantindo a satisfação e a fidelização do cliente. Parece difícil para você? É aí que Mischel volta à cena.

Como aplicar o experimento de Mischel para vender mais na loja?

Além de desvendar as necessidades do potencial cliente e de enxergar a melhor solução para os problemas do mercado, é preciso ser perseverante. O relacionamento comercial nem sempre evolui no tempo que os vendedores querem.

Nesse ponto, a Teoria do Mashmellow ganha destaque: a partir dela, é possível valorizar o autocontrole e enfatizar a importância de dominar a situação — seja reativando o contato de tempos em tempos para que a proximidade não seja perdida, seja focando na concretização do negócio para reavivar e estímulo comercial.

Para isso, algumas estratégias são supereficientes. Os gatilhos mentais, principalmente quando associados às gratificações de médio prazo, são ótimos para começar a dobrar os Mashmellows da sua empresa.

Enquanto gestor, você deve ajudar a desenvolver o autocontrole e a determinação da equipe, valorizando um comportamento resiliente e flexível aos entraves comerciais do dia a dia. Uma boa saída pode ser testar bônus semestrais e anuais, em vez de premiações apenas mensais. Dessa forma, as gratificações são o retrato de um esforço prolongado e funcionam como o mashmellow extra para a criança determinada.

Nem só de mashmellow vivem os resultados excelentes

Mashmellow é ótimo, mas bons lucros são ainda mais saborosos. Concorda? Portanto, para além do que é doce, vale investir em tecnologia de gestão!

Quando as operações são integradas e acontecem com transparência, fica mais fácil acompanhar o desempenho dos processos e, claro, garantir que haja otimização de recursos e resultados na loja. O prêmio? Muitos mashmellows com sabor de vendas altas!

Diante disso, a importância dos sistemas empresariais salta aos olhos. Principalmente no varejo, onde tudo acontece muito rápido e onde as respostas devem ser quase imediatas, é fundamental estar à frente dos dados e com domínio total das informações da loja.

Isso nos leva a uma conclusão que tem tudo a ver com a Teoria do Mashmellow, de Mischel para a sua loja: quando você tem controle — sobre a produtividade da equipe e sobre as próprias decisões, é claro! —, certamente terá mais resultados, tanto no curto quanto no longo prazo. Vale apostar!

O conteúdo foi útil e despertou em você a vontade de fazer mais, melhor e diferente? Excelente!

Nós sabemos exatamente por onde começar: entre em contato conosco e redescubra o potencial da sua empresa.

Sucesso e até breve!


Você também pode gostar de…


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos uma plataforma incrível de análise de performance de varejo. que conecta de forma inteligente o gestor e a sua equipe de vendas. De maneira fácil, dinâmica e intuitiva, levamos estas respostas para você!

Av. Feliciano Sodré, 300 - Várzea (Sala 604), Teresópolis - RJ, 25963-082

Conteúdo

Contatos

comercial@indeva.com.br
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados | Website desenvolvido por Erik Perin | Segurança por Oktopus