O impacto da tecnologia no varejo pós-pandemia

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Você já deve ter percebido o impacto da tecnologia no varejo pós-pandemia. Compras sem toque, entregas em tempo recorde, uso de ferramentas integradas que melhoram a experiência de compra são alguns dos legados para os varejistas.

Com o avanço da vacinação, a pandemia vem sendo controlada no mundo e o dito “novo normal” vai de fato se tornar rotina. Uma situação é a forma como os consumidores se relacionam com o varejo.

A tecnologia vem oferecendo a possibilidade e a necessidade de diversas ações pensadas para o bem-estar de toda a cadeia de produção até a entrega final ao consumidor.

Veja abaixo as 6 tecnologias que serão as aliadas do comércio varejista no cenário pós pandemia:

1. IoT (Internet das Coisas)

O termo IoT (Internet of Things) se popularizou nos últimos anos e é uma das inovações de impacto da tecnologia no varejo.

Trata-se de um conjunto de ferramentas que, conectadas entre si, permitem a melhor compreensão do comportamento dos consumidores, oferecem um atendimento muito mais eficiente e uma melhor tomada de decisões, aumentando o valor dos negócios.

O aumento da IoT já visível em quase todos os segmentos do mercado. Segundo o McKinsey Global Institute, esses dispositivos terão um impacto econômico no varejo entre US$ 410 bilhões e US$ 1,2 trilhão até 2025.

Entre os exemplos do uso da IoT: caixas automatizados, descontos personalizados, prateleiras e provadores inteligentes/digitais. Os clientes podem receber alertas sobre descontos relevantes para eles quando estão perto de uma loja, o que controla melhor seus estoques e oferece mais eficiência na sua operação.

2. Ampliação de uso do Big Data

Informações valem ouro no varejo, pois ajudam a entender e atender necessidades. Por isso, provavelmente um dos maiores impacto da tecnologia no varejo seja o Big Data.

O varejo ganha muito com a coleta de dados, já que as marcas e empresas estão em constante busca de aprendizado sobre os hábitos de consumo dos clientes em potencial.

Além das ferramentas que oferecem os dados de interesse dos empresários, também é necessário buscar especialização na análise dessas informações. Softwares como o Power BI, por exemplo, organizam esses dados de maneira otimizada para que possam oferecer base para ações de potencialização dos lucros das empresas.

3. Soluções de Analytics

O passo seguinte à coleta de dados é a análise, que também recebeu grande impacto da tecnologia no varejo. Com as informações de interesse mapeadas, as empresas conseguem criar maneiras para aproveitar os dados efetivamente.

No varejo, analisar dados é fundamental para o planejamento estratégico na previsão da demanda e na estruturação de atendimento dessa cadeia de consumo.

Com uma visão mais aprofundada do inventário através da combinação de dados e sistemas, assim como sensores de monitoramento de estoque continuará a permitir uma transformação flexível para o varejo.

As ferramentas que compõe o universo do Analytics (BI’s e CRM’s, por exemplo) se tornam parte da estrutura da organização de forma importante e decisiva em diversas situações para a empresa.

4. Blockchain

O impacto da tecnologia no varejo é muito percebido pelas novas formas de transações comerciais, como é do caso do uso de criptomoedas, como o bitcoin, que permite o barateamento de taxas, o que tem atraído a atenção de empresas mundo afora e, claro, no Brasil.

Para o varejo, o uso das criptomoedas vem com previsão de alavancar o gerenciamento comercial, gastos com marketing, fornecimento de produtos, além do rastreamento de matérias-primas.

Dessa forma, para dar base a essas operações, o Blockchain entra na cena criando mecanismos que garantem a segurança das operações a partir da criptografia, conhecida como a tecnologia a mais segura do mundo.

5. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) vem sendo usada para ampliar capacidades humanas através de máquinas inteligentes, analisando as necessidades das pessoas e entendendo seus desejos de consumo.

Essa tecnologia será inserida no varejo para mapear as necessidades e desejos de diferentes consumidores, personalizar serviços e aumentar as demandas. Entre as aplicações no setor estão os chatbots (atendimento), reconhecimento facial (segurança), realidades aumentada, estendida e virtual (marketing), entre outras.

6. Uma experiência virtual de compras

A Realidade Aumentada (AR) é uma inovação digital que já usada por diversas empresas que querem melhorar a experiência de compra em ecommerces.

Essa tecnologia dá a possibilidade de os consumidores terem uma experiência cada vez mais real com os produtos que desejam comprar.

Isso faz com que a confiabilidade da compra aumente exponencialmente, já que os clientes realizam compras mais assertivas e ficam  mais satisfeitos.

É possível visualizar com mais precisão os móveis em sua sala de estar, experimentar óculos de sol ou até mesmo aplicar maquiagem.

Você já conhecia alguma dessas tendências? Elas podem ser aplicadas na sua empresa? Se sim, estude formas de fazer, certamente os resultados da sua empresa serão potencializados.

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