Paquetá investe na rede de franqueados com Indeva by VTEX

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A Paquetá The Shoe Company já integrou 30 lojas de Capodarte, Dumond e Ateliermix e, nas próximas semanas, mais 60 serão integradas à solução Indeva.

A Paquetá The Shoe Company nasceu em 1945 no Rio Grande do Sul e hoje é um dos grandes nomes da indústria e do varejo de calçados. Com um negócio diversificado, além da fabricação tanto para o mercado nacional quanto para exportação, a companhia mantém as marcas Paquetá, Gaston, Paquetá Esportes, Esposende, Dumond, Capodarte e Ateliermix, e produz diariamente cerca de 65 mil pares de calçados.

Neste momento em que o comércio passa por um acelerado e necessário desenvolvimento digital, a Paquetá acompanha o movimento de mercado e amplia sua oferta de ferramentas de gestão e performance para sua rede de franqueados. As monomarcas (Dumond, Capodarte e Ateliermix) somam mais de 90 lojas e é nesta rede que a Indeva começou seu projeto de transformação de rotina e gestão para lojas e lojistas.

Desafios e soluções para lojas físicas

Os desafios da Paquetá para sua rede não são novidade para nenhum varejista. No entanto, as lojas Dumond, Capodarte e Ateliermix contam agora com a Indeva by VTEX para evoluir sua cultura digital, em frentes como a “lista da vez”, motivos de perda de vendas, performance e gestão de pessoas.

Um dos principais objetivos da marca de calçados é diminuir o tempo com burocracia e papéis. Por isso, com a facilidade do tablet da Indeva, os gestores de lojas podem digitalizar as listas escritas à mão, indicando qual o próximo vendedor a realizar o atendimento (a lista da vez); substituir as anotações de metas esquecidas em caderninhos e os murais no fundo de loja carregados de gráficos impressos com indicadores difíceis de serem lidos.

Com as informações colhidas ao longo do dia pelo time de vendedores no tablet, e com a facilidade da plataforma web da Indeva para gestão completa, toda a organização e o fluxo das lojas franqueadas estão sendo automaticamente simplificados. Com isso, alguns dos ganhos que a Paquetá já está colhendo são: acompanhamento da taxa de conversão por vendedor, loja ou rede; motivos de não conversão; gestão de pessoas e muito mais.

“A vivência no piso da loja é muito complexa e dinâmica. É comum que os gestores de lojas físicas passem horas preenchendo planilhas, fazendo anotações em papéis, realizando cálculos, consultando relatórios impressos, e toda essa burocracia subtrai tempo do que é mais importante: a experiência do cliente. Nossa missão no projeto da Paquetá é acelerar essa transformação com inteligência e automatização.”


Grazielle Holanda – Account Executive – Sales da VTEX.

Velocidade na implantação

O projeto para as mais de 90 lojas monomarcas da Paquetá tem apresentado performance animadora no processo de implantação. As 30 lojas iniciais já estão rodando com o sistema Indeva plugado ao ERP das lojas.

“Não dependemos de nenhum intermediário para a implantação e isso vai nos dar muita velocidade para alcançar as próximas 60 lojas da rede. O desafio do projeto também será finalizar a integração com as duas lojas próprias do grupo, que naturalmente tem uma estrutura mais complexa de dados e integrações”, ressalta.

Mais experiência, menos ruptura

A Paquetá demonstra entender as exigências do futuro do comércio e, há cerca de 10 anos, vem investindo em tecnologia e, mais recentemente, em transformação digital. O foco dessa aceleração é ganhar agilidade nas rotinas processuais e evoluir a experiência do cliente final. Com um time mais conectado, munido de ferramentas digitais que automatizam o dia a dia, como a Indeva, é possível dedicar mais tempo a se aproximar do cliente, entender suas necessidades e entregar um atendimento de maior qualidade.

Com essas novidades, os franqueados da Paquetá já começaram a trabalhar na coleta de dados dos atendimentos e esclarecimento sobre rupturas e perdas de vendas. Isso porque ao finalizar um atendimento sem venda, o vendedor registra na Indeva (sempre pelo tablet) o motivo pelo qual o cliente saiu da loja sem comprar (falta de cor, tamanho, produto etc.).

Todos esses dados geram inteligência na prática para que a loja e toda a rede melhorem seu mix de produtos e estoque, diminuam as rupturas, se preparem e antecipem às expectativas dos clientes, aumentando consideravelmente as conversões e a satisfação dos consumidores.

Gestão de pessoas e cultura de feedback

Pessoas precisam de atenção para o seu desenvolvimento. E outro grande benefício que a Paquetá começou a levar aos franqueados por meio da Indeva é a evolução na gestão de pessoas em loja. Isso porque a solução proporciona ferramentas automatizadas para os gestores, como o ajuste e acompanhamento das metas diárias e mensais de cada vendedor, acompanhamento de taxas de conversões em tempo real (individualizadas ou por loja), tempo destinado a pausas para o café e almoço, além do registro de feedbacks para o time.

Este tem sido um grande avanço no entendimento da performance das lojas. Registrando de maneira digital e organizada os feedbacks recorrentes com os vendedores, é possível identificar pontos de melhoria em cada um, com acompanhamento de desempenho e de desenvolvimento pessoal. Além disso, para incrementar essas análises, o sistema apresenta ranking por vendedores ou por loja, sendo possível reconhecer os profissionais com melhores resultados. E para garantir a motivação da equipe ao longo do mês, é possível criar no sistema Indeva as “corridinhas”, pequenas metas e campanhas que geram engajamento e aumento de vendas, de um jeito gamificado e simples de executar.

Otimização e resultados

Com todas essas melhorias que já começaram a transformar o dia a dia das lojas franqueadas, VTEX e Paquetá mostram mais uma vez que promover projetos inovadores é a chave para crescer em resultados. “Nós estamos otimistas por ter colocado em prática um projeto com centro de custo único, quando a marca embute nossa solução no pacote de benefícios que oferece aos franqueados. Esse modelo agiliza a implantação e antecipa os resultados para todos os lojistas”, explica Grazielle Holanda.

“Sem dúvida, a ferramenta Indeva nos garante uma gestão completa do ponto de venda, com métricas e planos bem definidos de ações. Com a solução, conseguimos entender até o que não está no nosso radar, ou seja, atendemos melhor ao desejo das nossas consumidoras em um varejo tão dinâmico e competitivo.”


Karina Melato – Gerente Nacional de Franquias da Paquetá.

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