O varejo vive um desafio quando o assunto é entrega de resultado. Em meio a este cenário crítico e com escassez de mão de obra qualificada, o negócio que se destaca é aquele que proporciona a melhor experiência de compra para o cliente. Uma das formas de atingir esse objetivo é pela adoção da Lista da Vez.
Afinal, o atendimento humanizado e o relacionamento gerado no contato dentro da loja geram uma confiança. É essa confiança que distingue a experiência de compra das lojas físicas para o e-commerce. Talvez por isso a importância de usar a Lista da Vez para desenvolver uma equipe de frente de alta performance.
Quer conhecer mais sobre a Lista da Vez e como fazer o melhor uso do recurso? Continue conosco e saiba mais!
Em primeiro lugar, a Lista da Vez, sistema que organiza a fila de atendimento dos vendedores, é uma boa estratégia quando se busca o resultado-chave do salão de vendas: produtividade.
Esse sistema de vez permite que o fluxo de atendimento seja organizado e evita algumas situações desagradáveis ao cliente. Por exemplo: ninguém quer ser “bombardeado” por vários vendedores disputando a sua atenção. Isso pode dificultar a compra pelo consumidor e até evitar que seja fidelizado, na medida em que ele não gostaria de passar pelo mesmo incômodo novamente.
Sem contar que boa parte dos problemas de relacionamento entre vendedores são decorrentes da não utilização ou do uso de forma inadequada da Lista da Vez.
As lojas mais bem-sucedidas utilizam a Lista de Vez. Na sequência, listamos alguns dos principais benefícios da Lista da Vez. Acompanhe!
É muito comum ter vendedores “fominhas” querendo atender mais clientes que outros vendedores e, muitas vezes, eles acabam disputando quem vai abordar o próximo cliente primeiro. Com um sistema de vez, a ordem dos atendimentos fica predefinida, eliminando esse tipo de problema.
Disponibilizar as mesmas oportunidades de vendas pode dizer muito sobre o perfil dos vendedores. Assim, fica bem mais fácil e justo avaliar a performance e a entrega de resultados do time. Afinal de contas, esse é um dos pontos-chave para uma maior taxa de conversão em vendas.
Todo e qualquer cliente que entra na loja é atendido com a mesma atenção, independentemente se ele aparenta ou não ter maior potencial de compra. Isso permite que a sua marca tenha maiores oportunidades de fechar negócio e até aumente as chances de ter bons resultados no indicador de satisfação do cliente.
Afinal de contas, qualquer consumidor quer ser bem tratado, mesmo que sua compra seja de um valor pequeno. Esse tipo de tratamento eleva a satisfação dele e o incentiva a retornar outras vezes — o que aumenta o volume de compras — e ainda a recomendar sua marca para amigos e familiares.
Com o sistema de vendedor da vez, é possível comparar, de perto, as vendas realizadas versus o fluxo de oportunidades da loja. Juntos, esses dados ajudam a descobrir a taxa de conversão individual do vendedor, para que você foque no exato problema das baixas vendas e construa uma solução.
Esse tipo de ação também é positiva para o desenvolvimento profissional de cada um, que sente que precisa e é possível otimizar as vendas — o que ajuda na retenção de talentos. Para isso, é preciso que os gestores avaliem bem os dados e formulem feedbacks individuais e construtivos para cada vendedor.
Aproveitar o máximo de cada oportunidade com o cliente torna a venda uma consequência de um ótimo atendimento. Com a Lista da Vez para vendedores, cada atendimento passa a ser único.
Mais do que nunca, essa é uma das melhores ferramentas para satisfazer o consumidor, que tende a se sentir como apenas um número a mais para muitas marcas. Se você fugir disso, já vai conseguir preencher uma lacuna que muitos outros negócios não conseguem.
Além de organizar esse fluxo, a Lista da Vez é uma poderosa fonte de informação. Isso porque, sempre no fim de cada atendimento, o vendedor precisa informar se houve uma venda ou não. E se não houve venda, o porquê ele deixou de vender.
No fim do dia, é gerada uma gama de dados que se convertem em informações importantes e capazes de mensurar:
Ou seja, dados que qualquer gestor do varejo precisa ter em mãos se quiser evoluir e, especialmente, se manter firme diante de períodos delicados no mercado.
A rotina no salão de vendas pode deixar a sua equipe desanimada e desmotivada. Por isso, organizar dinâmicas de vendas pode ser uma ótima solução para reduzir a rotatividade do time, além de tornar a loja um lugar divertido para se trabalhar e, consequentemente, comprar.
Lembre-se de que colaboradores motivados são mais produtivos, como mostra a pesquisa da Right Management. Assim, como a Lista da Vez permite criar esses desafios que incentivam o aumento da produtividade, existe uma melhoria das estatísticas, não só individuais, mas da loja como um todo.
Um bom exemplo disso é premiar os vendedores “na vez do atendimento”. Por exemplo: se, ao fim do atendimento, o vendedor conseguir realizar uma venda acima de R$ 500,00, em vez de ir para último na fila no ritmo normal, ele volta para primeiro da fila novamente.
Outra alternativa é, ao realizar uma troca, o vendedor que conseguir gerar uma diferença superior a R$ 100,00 volta para a posição da vez, ou seja, para primeiro novamente.
Esses são valores e situações hipotéticas, mas que se encaixam bem nessa dinâmica de incentivo.
Percebeu como a Lista da Vez é indispensável para sua marca? Saiba que muitas utilizam esse recurso, porém ele não é aplicado corretamente. Aprenda sua melhor forma de uso e faça o que algumas empresas não conseguem.
Abaixo, confira algumas recomendações valiosas:
Pode parecer exagero ou regras simples demais, mas o descumprimento disso pode bagunçar a ordem do atendimento e não apenas dificultar o alcance dos objetivos mencionados acima, como também não satisfazer o cliente e diminuir o lucro da loja.
Por esse motivo, deixe as regras da Lista da Vez claras e treine os colaboradores para que tudo seja seguido conforme as recomendações. Desse modo, todos conhecem e se comprometem a segui-la.
Bom, esses são alguns dos benefícios de utilizar a Lista da Vez como estratégia de venda na sua loja. Não deixe de monitorar e avaliar a implantação dela a fim de garantir que essa parte está sendo seguida rumo à meta do aumento de vendas e da satisfação do consumidor.
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Até logo,
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Obrigado por este artigo, parabéns, estou gerando cada vez mais vendas online inovando na atração de novos clientes. Sucesso também ai. abraço.
Conteúdo sencional grato por compartilhar, acompanhando os posts aqui do blog, muito grato, forte abraço.