5 erros de Gerentes que não batem metas

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Gerentes, vejam o que não fazer para evitar que a meta do mês vá para o brejo

O comércio varejista está em crescimento e as pesquisas sobre consumo sustentam essa previsão de alta. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, o consumidor está 12,6 % mais confiante para comprar a curto prazo em comparação a março de 2017.

Por isso, com crescimento elevado nesta área, a demanda por profissionais especializados no atendimento ao público e gerenciamento de vendas também cresce.

Nessa realidade, os gerentes estão à frente da equipe de vendas e ocupam posição de destaque quando o assunto é acompanhar esse ritmo de vendas e principalmente bater meta! Aliás, haja responsabilidade!

Abaixo listamos 05 erros de gerentes de loja que não batem metas:

1) Não ter cultura de Feedback

Em primeiro lugar, os vendedores precisam de um retorno sobre o seu desempenho, mesmo que ele seja ruim. Porque, com uma equipe motivada e orientada de acordo com seus próprios resultados, as vendas melhoram cada vez mais. Outro ponto: não tenha medo de dar um feedback negativo. Então, reforce as qualidades de cada vendedor e mostre qual caminho ele deve seguir para ser melhor a cada dia!

2) Não se basear em dados

“Se você não pode medir, não pode gerenciar”. Essa frase é a mais famosa do pai da administração moderna, Peter Drucker. Saber a taxa de conversão por vendedor (quanto cada um vendeu em relação ao que atendeu) traz informações importantes relacionadas ao desempenho da equipe e ainda facilita a definição de planos de ação. Tais como treinamentos, orientações e outras medidas gerenciais. Dessa forma, estar consciente dos números deve ser mais que uma tarefa diária, mas uma cultura de dados.

3) Não escutar a equipe

Outro ponto essencial na relação dos gerentes do varejo com sua equipe é a escuta ativa. Porque se você estiver atento ao que vendedor diz, é mais fácil absorver informações importantes para a tomada de decisão. Mesmo que em um cenário de vendas ruins.  Além de poder entender com mais profundidade o perfil dos clientes. Cada vendedor é um fator importante na construção de informações estratégicas da loja. Como por exemplo os motivos de não conversão.

4) Não estabelecer planos de ação

Então, um bom gerente que entende os elementos envolvidos no desempenho da equipe (taxa de conversão por vendedor, P. A., percentual individual da meta, etc) já tem as ferramentas para criar um plano de ação, exemplo:

1. Identificar os pontos a melhorar em cada um dos vendedores em busca de um acordo entre gerência e equipe pelo resultado esperado. Mesmo que pareça uma atividade desafiadora, este é o primeiro passo para a evolução.

2. Utilizar os dados alcançados para simular cenários positivos traz uma expectativa otimista para a equipe e a direciona para o sucesso! Aliás, informação é o tudo!

O plano de ação funciona como uma bússola que mostra qual o caminho seguir para chegar no objetivo esperado.

5 ) Não administrar o tempo do gerente

Finalmente o tempo. O tempo é um recurso precioso para o perfil gerente varejo, que muitas vezes se vê em um labirinto de procedimentos e processos que tomam muito do seu tempo. O papel do gerente é se concentrar nas ações estratégicas da loja. Porque se a equipe de vendas fosse um time de futebol, a função de gerente de loja seria de armador! Ele deve trabalhar sempre em conjunto com a sua equipe e facilitar todas as oportunidades para o time marcar o gol. =)

Espero que essas dicas sejam úteis na caminhada rumo ao sucesso!






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