3 Dicas para atrair franqueados para a sua franquia

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Expandir a atuação de mercado é o sonho de qualquer negócio de franquias e também uma tendência crescente no Brasil. Para alcançar maior estabilidade no mercado e obter bons resultados no processo de expansão, é preciso atrair franqueados.

Agora, como fazer isso de forma prática e eficaz?

Ainda, vale lembrar que a simples abertura de uma franquia não é garantia de estabilidade ou sinônimo de crescimento da rede. Mesmo que os franqueados passem a se sentir mais seguros em investir em uma marca já validada no mercado, não se pode deixar de investir no bom relacionamento com os franqueados e adotar estratégias de marketing.

Então, percebeu a importância de tentar constantemente atrair franqueados? Continue a leitura e descubra como isso é possível!

Relacionamento entre franqueador e franqueado

1. Trace o perfil do franqueado desejado

O mercado de franquias conta com segmentos em 11 grupos distintos, e até os negócios classificados na mesma categoria apresentam diferenças entre si. Portanto, como o perfil de um empreendedor de serviços automotivos não pode ser o mesmo de uma rede de moda, é preciso criar uma persona para otimizar as ações.

Assim, para além de informações mais genéricas como idade e classe social, tente entender mais profundamente seu público-alvo. Uma sugestão é questioná-lo sobre seus medos, desafios, interesses e desejos. E, ainda, há a opção de procurar características do perfil relacionadas com:

  • afinidade com o seu segmento;
  • formação educacional;
  • experiência no mercado;
  • aceitação da padronização — que é a base de uma franquia;
  • objetivos com o negócio.

2. Invista no posicionamento da marca

O posicionamento da marca é essencial para que você se torne conhecido na comunidade de franqueados e comunique o valor do seu negócio para potenciais investidores. E é nesse ponto que entra o marketing digital! Além de produzir conteúdo nas redes sociais em que sua persona está mais presente, é importante buscar busca um bom posicionamento no Google.

Há também outras estratégias que podem tornar sua marca mais conhecida, como oferecer descontos, utilizar influenciadores digitais, incentivar os clientes a postar sobre a marca, estar presente em eventos de franquia para atrair empresários etc.

3. Crie um relacionamento com os franqueados

Um negócio não pode abrir mão de um bom relacionamento com os franqueados, já que essa relação tem impacto direto na saúde da rede de franquias e, consequentemente, na imagem da marca para novos investidores. Assim, o bom relacionamento entre franqueador e franqueados deve existir desde o processo de seleção até o cotidiano das lojas. Para isso, o treinamento e a sinceridade deve ser a base de toda esta relação.

Um relacionamento de confiança é potencializado com o oferecimento de treinamentos e suporte para que haja um maior conhecimento sobre as políticas de trabalho da empresa. Para isso, você pode contar com bons canais de comunicação.

Investir constantemente em ações como essas é essencial para atrair franqueados. Além do mais, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? Então, se a sua marca e valores não são divulgadas da maneira certa e para o público-adequado, sua rede dificilmente conseguirá atingir o crescimento esperado.

E aí, gostou do artigo? Aproveite a visita para conferir também como expandir sua rede de franquias estrategicamente e se aprofundar no assunto! Nos vemos no próximo conteúdo!

Até logo,


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