Você já começou a organizar as principais datas no calendário do varejo para 2021? Elas costumam ser as épocas sazonais que rendem maior volume de vendas e até fidelização de clientes, quando bem planejada.
Por esse motivo, planejar e se antecipar para seguir esse calendário, garantindo as melhores estratégias, é fundamental. E se você anda desanimado com a intenção de compra para 2021, saiba que, de acordo com pesquisas da Social Miner, 48% das pessoas pretendem comprar muito do que adiou em 2020.
Assim, comece a correr com os preparativos para as suas lojas em 2021. Para começar, acompanhe algumas datas importantes do calendário do varejo.
No primeiro semestre, as pessoas têm mais contas para pagar, como matrícula escolar, IPVA e IPTU, além de gastos com passeios do verão, férias, presentes e roupas na virada do ano. Por isso, é uma ótima oportunidade de anunciar promoções — tudo isso, visando às necessidades e desejos do seu público específico.
Pensando nisso, de acordo com pesquisas do InfoMoney, o movimento Faça você mesmo e de compras locais, como no próprio bairro, é uma tendência que não pode ser ignorada. Isso ocorre tanto pela comodidade e facilidade de deslocamento quanto pela sensação de ajudar a economia da região, especialmente durante uma pandemia.
Neste dia, o seu cliente precisa perceber que é tratado com importância por você: ofereça diferentes tipos de descontos, sorteios, brindes, etc. Além do mais, para garantir que o seu negócio tenha um estoque suficiente, realize pesquisas de intenção de compras para o setor de moda. E ainda, não deixe de investir no treinamento da equipe, para que os valores e missões da empresa sejam transmitidos a todos os colaboradores, para que isso seja refletido na visão dos clientes.
O Dia das Mães é uma das datas mais queridinhas e costuma ser campeã de vendas, depois do Natal. Nesse sentido, produtos femininos e peças clássicas como a calça jeans costumam ser muito procuradas. Em todo caso, não deixe de entender melhor o que o seu público procura e trace o planejamento com base nisso.
A data costuma trazer uma enorme versatilidade na compra de presentes — tanto para o público feminino como masculino, e claro que o consumo no segmento de moda não fica de fora. Ao traçar as estratégias para vendas nesta data, não se esqueça de considerar o comportamento do consumidor, que pode estar muito mais empoderado — o que torna o 12 de junho uma data especial para os solteiros também.
Do mesmo modo, especialmente se o seu público for mais antenado, invista em campanhas para qualquer tipo de pai, ampliando o seu leque de possibilidades para uma diversidade de pessoas: pais que se relacionam com homens, pais adotivos, negros etc.
Para que essa data funcione conforme o desejado, é preciso realizar um amplo trabalho de planejamento de comunicação, estoque e logística. Saiba aproveitar bem a fase pré, durante e pós a Black Friday, para se comunicar e ter um bom volume de vendas.
Também chamado de filé mignon do varejo, a data costuma ser a maior de todas no que diz respeito às compras de presentes. Assim, é preciso aproveitar bem o potencial de comunicação das redes sociais, bem como todas as outras datas comemorativas, preparar o estoque das vendas e a aparência da sua loja — seja ela física ou on-line, especialmente por se tratar de um segmento de moda.
Dentro do calendário do varejo, o que não faltam são datas comemorativas em forma de oportunidade para satisfazer os clientes. Porém, é preciso se planejar com antecedência, ser dinâmico, criativo e antenado nas tendências de consumo.
Gostou do post? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a conferirem o conteúdo!
Somos uma plataforma incrível de análise de performance de varejo. que conecta de forma inteligente o gestor e a sua equipe de vendas. De maneira fácil, dinâmica e intuitiva, levamos estas respostas para você!
Parabéns pelo post!
Adorei! Tratou os assuntos com bastante coerência e
clareza!