Calendário do varejo 2021: as principais datas do segmento de moda para o ano!

Calendário do varejo 2021: as principais datas do segmento de moda para o ano!

Calendário do varejo 2021: as principais datas do segmento de moda para o ano!

Você já começou a organizar as principais datas no calendário do varejo para 2021? Elas costumam ser as épocas sazonais que rendem maior volume de vendas e até fidelização de clientes, quando bem planejada.

Por esse motivo, planejar e se antecipar para seguir esse calendário, garantindo as melhores estratégias, é fundamental. E se você anda desanimado com a intenção de compra para 2021, saiba que, de acordo com pesquisas da Social Miner, 48% das pessoas pretendem comprar muito do que adiou em 2020.

Assim, comece a correr com os preparativos para as suas lojas em 2021. Para começar, acompanhe algumas datas importantes do calendário do varejo.

Principais datas do calendário do varejo

15/16 de fevereiro de 2021 | liquidação de verão

No primeiro semestre, as pessoas têm mais contas para pagar, como matrícula escolar, IPVA e IPTU, além de gastos com passeios do verão, férias, presentes e roupas na virada do ano. Por isso, é uma ótima oportunidade de anunciar promoções — tudo isso, visando às necessidades e desejos do seu público específico.

Pensando nisso, de acordo com pesquisas do InfoMoney, o movimento Faça você mesmo e de compras locais, como no próprio bairro, é uma tendência que não pode ser ignorada. Isso ocorre tanto pela comodidade e facilidade de deslocamento quanto pela sensação de ajudar a economia da região, especialmente durante uma pandemia.

15 de março de 2021 | Dia Mundial do Consumidor

Neste dia, o seu cliente precisa perceber que é tratado com importância por você: ofereça diferentes tipos de descontos, sorteios, brindes, etc. Além do mais, para garantir que o seu negócio tenha um estoque suficiente, realize pesquisas de intenção de compras para o setor de moda. E ainda, não deixe de investir no treinamento da equipe, para que os valores e missões da empresa sejam transmitidos a todos os colaboradores, para que isso seja refletido na visão dos clientes.

9 de maio de 2021 | Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais queridinhas e costuma ser campeã de vendas, depois do Natal. Nesse sentido, produtos femininos e peças clássicas como a calça jeans costumam ser muito procuradas. Em todo caso, não deixe de entender melhor o que o seu público procura e trace o planejamento com base nisso.

12 de junho de 2021 | Dia dos Namorados

A data costuma trazer uma enorme versatilidade na compra de presentes — tanto para o público feminino como masculino, e claro que o consumo no segmento de moda não fica de fora. Ao traçar as estratégias para vendas nesta data, não se esqueça de considerar o comportamento do consumidor, que pode estar muito mais empoderado — o que torna o 12 de junho uma data especial para os solteiros também.

8 de agosto de 2021 | Dia dos Pais

Do mesmo modo, especialmente se o seu público for mais antenado, invista em campanhas para qualquer tipo de pai, ampliando o seu leque de possibilidades para uma diversidade de pessoas: pais que se relacionam com homens, pais adotivos, negros etc.

26 de novembro de 2021 | Black Friday

Para que essa data funcione conforme o desejado, é preciso realizar um amplo trabalho de planejamento de comunicação, estoque e logística. Saiba aproveitar bem a fase pré, durante e pós a Black Friday, para se comunicar e ter um bom volume de vendas.

25 de dezembro de 2021 | Natal

Também chamado de filé mignon do varejo, a data costuma ser a maior de todas no que diz respeito às compras de presentes. Assim, é preciso aproveitar bem o potencial de comunicação das redes sociais, bem como todas as outras datas comemorativas, preparar o estoque das vendas e a aparência da sua loja — seja ela física ou on-line, especialmente por se tratar de um segmento de moda.


Dentro do calendário do varejo, o que não faltam são datas comemorativas em forma de oportunidade para satisfazer os clientes. Porém, é preciso se planejar com antecedência, ser dinâmico, criativo e antenado nas tendências de consumo.

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