Como desenvolver uma liderança consciente

Como desenvolver uma liderança consciente

Como desenvolver uma liderança consciente


Compartilhe



Newsletter












Ao lado de um grande time existe uma uma boa liderança, ou melhor, uma liderança consciente.

Para se otimizar os resultados de uma marca e crescer de forma sustentável e escalável é preciso mudar o mindset e descontruir a ideia que você possui atualmente sobre o que é ser um Líder.

Existem desafios diários que precisam estar em sintonia com a marca e os seus colaboradores, o que torna esse perfil de líder fundamental para o presente e futuro .

Quer entender exatamente o que significa liderança consciente? Continue por aqui, abra sua mente, questione a forma como lidera e aprenda! 😉

Uma marca forte exige líderes fortes

Você, como consumidor, tem se tornado mais crítico no que compra? Preocupado por exemplo com as responsabilidades sociais e ambientais das marcas?

Muitos negócios estão se adaptando às novas exigências dos consumidores, não apenas em questões sustentáveis como também o propósito social que existe por trás das marcas. Outra mudança significativa foi a inovação como realizam vendas, especialmente após a pandemia do coronavírus.

Questões como inovação, responsabilidade social e ecológica atingem o modo como os líderes das marcas se comportam e como devem se posicionar. A liderança consciente é um exemplo disso, como mencionou Buhle Dlamini, palestrante global “Para encarar todas essas transformações é essencial ter consciência das próprias limitações e convidar a equipe pra pensar soluções de forma conjunta”.

Liderança consciente: o que um líder não deve fazer ou ser?

Um exemplo de liderança consciente, que tem conseguido alcançar resultados positivos no negócio foi a Luiza Trajano, à frente do Magazine Luiza. A empresária sempre fala da importância de ouvir o consumidor e inclui-lo no negócio não só como um ideal, mas uma questão de sobrevivência.

Os Filmes por exemplo, são excelentes meios de inspiração e trazem, de forma didática, exemplos de liderança consciência. Uma exercício de reflexão importante que podemos fazer agora em relação à alguns personagens fictícios, são o que de fato, um Líder não deve ser ou fazer

Exemplos negativos de liderança

  • Miranda Priestly (Diabo Veste Prada): abuso de autoridade e desvalorização dos colaboradores;
  • Darth Vader (Star Wars): atmosfera de terror entre os colaboradores, que resulta em um desempenho ruim;
  • Sr. Burns (Simpsons): conhece pouco sobre o negócio e não respeita a equipe de trabalho.

Lista de “ações” que todo Líder consciente precisa exercer:

O homem é o único animal considerado consciente. Isto porque, um ser consciente possui conhecimento de sua própria existência e a capacidade de pensar, perceber e desejar.

Em outras palavras, consciente é aquele que possui aptidão de perceber e ser percebido e, usar a capacidade de raciocinar. Que incluir refletir sobre os seus próprios atos e o dos demais. Um ser consciente entender que ações ruins são prejudiciais e ações boas são evolutivas. Enfim, que para toda ação há uma reação.

E é exatamente este raciocínio que eu quero que você exerça: o ato da empatia, de questionar cada ação e decisão, ter coincidência, por exemplo, da influência que um Líder exerce em seus liderados.

Vendo sobre este ponto de vista, separei aqui uma lista de “ações” que não pode faltar em um Líder Consciente:

  • escutar: manter a mente focada em ouvir os colaboradores e inclui-los nas decisões;
  • ensinar com o exemplo: o desempenho da equipe pode ser reflexo da liderança;
  • promover a colaboração entre os colegas: não saber gerir conflitos e incentivar a competitividade tóxica vai contra os ideais de líderes conscientes;
  • equilíbrio entre vida pessoal e profissional: o crescimento pessoal faz parte da liderança consciente;
  • ser consciente dos próprios erros: ser um exemplo para o time também envolve ser humilde para reconhecer as limitações e correr atrás da evolução.
  • atenção plena: a empresa Google tem um programa chamado Search Inside Yourself, para ensinar elementos da atenção plena, o que é fundamental em líderes conscientes.

Então, usufrua dos benefícios que, nós serem conscientes possuem. Faça isso no seu dia a dia de trabalho e na forma como se relaciona com as pessoas, principalmente as pessoas da sua equipe.

Gostou do conteúdo? Aproveite para baixar nosso e-book e aprofunde seu conhecimento!


Você também pode gostar de…


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos uma plataforma incrível de análise de performance de varejo. que conecta de forma inteligente o gestor e a sua equipe de vendas. De maneira fácil, dinâmica e intuitiva, levamos estas respostas para você!

Av. Feliciano Sodré, 300 - Várzea (Sala 604), Teresópolis - RJ, 25963-082

Conteúdo

Contatos

comercial@indeva.com.br
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados | Website desenvolvido por Erik Perin | Segurança por Oktopus