Aprenda a explorar as informações de cada peça da loja e perceba que atender aquele cliente exigente não é assim um bicho de sete cabeças.
Já se foi o tempo em que o vendedor não precisava “suar a camisa” para fechar uma boa venda na loja. Com a presença digital dos e-commerces e a imensa variedade de produtos, o mercado está cada vez mais competitivo e o cliente mais exigente!
• Como ter sucesso na venda física diante deste cenário?
• O que fazer quando o cliente acha meu produto caro?
• E como contornar as objeções dos meus clientes?
Conhecer as respostas para estas perguntas é essencial para qualquer profissional de vendas no varejo.
O primeiro passo é dominar as informações do produto e suas principais qualidades. Como é fabricado, tipo de material, a durabilidade, recomendações de uso, quantidade disponível em seu estoque, dentre outros.
Sem essa de “encher linguiça”. O seu conhecimento da mercadoria aumenta a sua credibilidade. E também garante que você venda mais de uma vez para o mesmo cliente.
Além disso, demonstrar conhecimento do produto transmite empatia. Porque demonstra que você se preocupou em estudar os detalhes da peça antes de tentar vendê-la.
Em contrapartida, a falta de conhecimento do produto deixa o público inseguro e receoso.
Então, jamais vá ao encontro de um cliente sem ter em mente todos os questionamentos que podem ser levantados na hora da venda.
Afinal, você não quer ser pego de surpresa e ficar totalmente constrangido por não saber respondê-lo adequadamente, certo?
Imagine só esta cena: você está atendendo um cliente e, durante a conversa, ele pergunta o preço de um produto. Você, que esqueceu ou nem mesmo tem ideia do preço, recorre a ajuda de outro vendedor para descobrir.
Nesse meio tempo, o cliente “dá aquela olhadinha no relógio” e verifica que não pode esperar mais – ou pior – desconfia que você provavelmente não conhece tão bem assim os produtos que vende. Fim da história: infelizmente o resultado mais provável é a perda de interesse do cliente.
Aliás, sejamos francos: o cliente pode mudar do vinho para a água, enquanto você tenta descobrir o preço de um produto. Agora, se você é capaz de dominar as caracterísitcas do produto, inclusive o preço, a comunicação é mantida e quem ganha o ponto é você!
Lembre-se: não vale a pena correr o risco de perder um cliente porque você não memorizou os preços. Isto também inclui saber claramente as opções de pagamento oferecidas pela loja. Isso faz toda a diferença.
Conhecimento e informação fazem o cliente perceber que o produto não custa, ele vale! Uma vez que você poderá demonstrar os benefícios que o cliente terá ao adquirir a mercadoria durante o atendimento.
Uma boa dica é: antes de começar o seu dia, procure sempre saber os produtos que estão disponíveis no estoque, se chegou mercadoria nova, quais opções de cores, tamanhos, etc. Então, sempre pesquise sobre o material do produto. Este vai ser o seu grande diferencial na hora de agregar valor à sua venda.
Enfim, seguindo estes passos você se sentirá bem mais seguro para contornar objeções de preços, dúvidas de como usar o produto, etc.
Sucesso!!!
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