Para que uma marca consiga ter mais resultados na conversão, um passo importante é reconhecer que nem todas as pessoas são potenciais clientes. Saber fazer essa diferenciação é fundamental para que seu tempo, dinheiro e esforços sejam direcionados para as personas certas, aquelas que além de terem condições de compra, sentem interesse pela sua marca.
Esses são os seus públicos-alvo, potenciais clientes, aqueles que além das características mencionadas acima, têm um perfil semelhante ao de seus consumidores atuais, mas ainda estão no processo de decisão de compra.
Porém, nem sempre essas pessoas são facilmente encontradas pela sua empresa. É preciso desenvolver pesquisas de mercado para identificar quem e onde elas estão, seus principais gostos, motivações, dores etc. Em momentos delicados como o atual, essa procura pode se tornar ainda mais importante, já que se abrem novas oportunidades de negócio.
Quer entender mais sobre potenciais clientes e como momentos de crise, como o atual, podem ajudar a identificar um novo público para o seu produto ou negócio? Continue a leitura e descubra!
É bem possível que o segmento de mercado que o seu negócio faz parte tenha concorrentes de diferentes tamanhos, locais e gostos. Faça uma análise daqueles clientes cuja empresa seja aquela mais perto possível da sua. Esses dados ajudam no entendimento de quem é o seu tipo de público-alvo, o que ele procura, seus hábitos comportamentais etc. Normalmente, essas informações ficam disponíveis de forma pública no próprio site das marcas.
A partir do momento que você analisa os clientes da sua concorrência ou realiza uma pesquisa apurada sobre o perfil do seu consumidor, consegue ter uma ideia do tipo de consumidor que também pode se sentir atraído pelo seu produto. Para potencializar essa estratégia existem as personas, que são personagens semifictícios criados para ter o mesmo perfil do seu público e assim otimizar o planejamento e os esforços em relação à produção de conteúdo, qualificação, personalização etc.
Os conteúdos personalizados permitem uma maior interação entre a marca e o cliente, já que trata cada usuário de forma individual e deixa de lado a comunicação artificial muitas vezes praticada por boa parte das empresas. Assim, há um aumento da vantagem competitiva e maiores chances de captação de clientes.
Você deve estar pensando, o que é isso ou como fazer? Saiba que é fundamental interagir com seus clientes também no ambiente digital para quebrar a resistência entre eles e a marca e ainda construir aos poucos um relacionamento que leve à conversão online. Para isso, você pode contar com CTAs, as call to action, que quer dizer chamada para ação e que funciona como uma estratégia de marketing digital que ajuda a manter o contato da sua marca com os visitantes.
Nessa chamada você pode pedir para os usuários entrarem em contato para conhecer os benefícios da sua marca, deixar um comentário, compartilhar etc. Tudo vai variar conforme a etapa do funil de vendas que seu cliente se encontra.
Porém, se ao pensar em capturar potenciais clientes a crise atual desmotivar você, lembre-se de que em momentos delicados como esses surgem novas demandas e que o consumo nunca para. Você só precisa saber se reinventar e, além de trazer novos clientes para aumentar as vendas, identificar as oportunidades.
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Até logo,
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Ótimo conteúdo! Estou acompanhando as suas
postagens..está de parabéns!.