Black Friday: 6 dicas imperdíveis para vender muito

Black Friday: 6 dicas imperdíveis para vender muito

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A Black Friday nasceu nos Estados Unidos, mas já caiu nas graças do brasileiro, conquistando varejistas e consumidores. Ao longo dos anos, a data tem evoluído e, com a pandemia, as lojas físicas devem se preparar para o aumento do movimento com uma estrutura segura e estratégias que garantam boas vendas.

Então o momento é agora para as marcas do varejo (físico e online) se prepararem para evitar congestionamentos em sites, falta de estoque e atrasos nas entregas, já que esse é considerado um dos eventos mais aguardados do ano por muitos consumidores que estão dispostos a comprar.

Segundo os últimos dados sobre a data, as vendas online da Black Friday em 2020 ultrapassaram os R$ 5 bilhões, representando 31% de crescimento em relação a 2019, segundo levantamento da Neotrust/Compre&Confie.

Já de acordo com a Provokers, a data apresenta um crescimento médio expressivo de 23% a cada ano, com boa performance de todos os canais, com destaque para a consolidação do modelo omnichannel, que visa a convergência entre os canais de atendimento para garantir uma experiência positiva para o cliente e conduzir melhores relacionamentos com seu público nos pontos de contato e venda.

Se preparar bem para este grande evento do comércio e garantir uma boa experiência de compra para o seu cliente são fatores fundamentais para o seu sucesso.

Para te ajudar a organizar toda essa estrutura, separamos 6 dicas para preparar seu negócio para a próxima Black Friday. Confira abaixo!

1. Aproveite suas experiências anteriores

Caso sua loja física tenha participado da Black Friday nos últimos anos, faça uma análise das principais dificuldades que teve e busque melhorar esses pontos. Se for sua primeira vez, faça uma busca na internet e analise a experiência de outras empresas do seu segmento.

Se você estiver na categoria que participou, revisite suas notas fiscais e os relatórios que usa para entender o desempenho da sua marca. Quanto mais você analisar esses números, mais você terá insumos para criar uma estratégia mais sólida e aumentar sua margem nessa Black Friday.

A solução Indeva, por exemplo, fornece os históricos de vendas por período, o que é um trunfo para você nesse momento de preparação.

2. Seu estoque é um ponto-chave

Por menores que sejam as expectativas para as vendas em uma Black Friday, os varejistas esperam um movimento maior que o normal no período. Portanto, é necessário repensar sua logística de estoque, afinal, você não quer ficar sem os produtos procurados pelos seus clientes, certo?!

Aumente a quantidade de itens disponibilizados, principalmente aqueles que têm maior saída. Para te ajudar nesse levantamento, use os relatórios da plataforma que usa para acompanhar suas vendas e analise o período, identificando as oportunidades.

Dessa forma, é possível negociar melhor com seus fornecedores e oferecer preços realmente mais baixos. O importante neste momento é evitar quebras de estoque e garantir que seu consumidor encontre o que está procurando.

3. As mídias sociais são suas melhores amigas na Black Friday

Um prévio planejamento de marketing vai te ajudar a divulgar as promoções da sua marca e dizer para o mercado que você também vai participar desse grande evento anual.

E qual é o melhor meio de alcançar a maior quantidade de pessoas do seu público do que as mídias sociais? Compartilhe informações sobre suas promoções e não poupe postagens para as semanas e dias que antecedem este grande evento.

Pense em um conteúdo personalizado de acordo com o seu público e crie posts que gerem interação, como imagens e gifs. Incentive o compartilhamento para alcançar um crescimento orgânico. Invista em fotos e planeje ofertas especiais para serem divulgadas, assim você chama a atenção de quem realmente importa para o seu negócio!

4. Use e abuse do e-mail marketing

Se a sua marca possui uma base de contatos dos clientes, a hora de usar esse canal de comunicação é agora. Crie um e-mail marketing com informações avisando que sua loja vai participar da Black Friday.

O conteúdo pode ter o horário de início das promoções, categorias com descontos e todas as vantagens que sua marca preparou para essa data. Cuidado apenas para não exagerar na quantidade de envios para não cair na caixa de spam.

O e-mail marketing é uma boa estratégia para atrair a atenção das pessoas que já estão se programando para fazer compras na Black Friday e mostrar para elas que sua marca tem os produtos que elas desejam, saindo na frente de outras empresas na oferta desses itens.

5. Aproveite para incentivar o cross-selling

Em eventos como a Black Friday é muito comum que os varejistas aproveitem bastante o cross-selling, quando são oferecidos descontos progressivos na compra de produtos relacionados, assim você consegue aumentar o ticket médio.

Crie essa categoria de promoções e divulgue bastante através das ferramentas que citamos anteriormente, pois os consumidores adoram descontos atrativos ao comprar mais de um item.

Quando você define quais produtos podem ser usados no cross-selling, você pode aumentar o volume de vendas e o faturamento. Depois de fazer uma análise de estoque, você também pode aproveitar essa estratégia para colocar em circulação os produtos que ficam parados, incentivando a saída deles.

6. Prepare-se para atender mais clientes

Na Black Friday, o volume de pessoas que vão chegar às suas plataformas de vendas deve aumentar. Por isso, esteja preparado para dar um atendimento de excelência com os canais de comunicação disponíveis para o seu público.

A Black Friday é uma grande oportunidade de colocar, literalmente, a “cara da sua marca” no mercado. É um momento de grande visibilidade para os varejistas, que deve ser aproveitado!

Quanto à loja física, uma dica importante é manter o seu time de vendas e atendimento alinhados com as expectativas. Assim, todos estarão devidamente preparados para atender a esta demanda diferenciada. Se necessário, reforce treinamentos e atualize suas rotinas comerciais.

Gostou das dicas para a Black Friday? Deixe nos comentários.

Até a próxima!


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