Imaginarium inicia a digitalização dos pontos de venda com Indeva by VTEX

Imaginarium inicia a digitalização dos pontos de venda com Indeva by VTEX

Imaginarium inicia a digitalização dos pontos de venda com Indeva by VTEX


Compartilhe



Newsletter












Da rede de 210 lojas da Imaginarium, 30 já começaram a colher os benefícios das soluções automatizadas e inteligentes da Indeva.

Nascida em Teresópolis (RJ), no ano de 1991, a Imaginarium, marca do Grupo Unico.Co, vem apostando fortemente na integração dos canais de venda e na digitalização da sua rede. Assim, consegue manter sua posição de marca respeitada no mercado e amada pelos clientes também durante a pandemia.

Mas antes de se tornar esta potência do comércio omnichannel, a Imaginarium iniciou como uma manufatura com cerca de 40 funcionários. Hoje, com 30 anos de existência, são 210 lojas espalhadas pelo Brasil e milhares de produtos que ganham o coração dos clientes não só nas lojas físicas, mas também no ecommerce e no marketplace. A última novidade, no entanto, diz respeito a um avanço importante para a grande rede de franquias.

Desde julho de 2021, a marca iniciou um processo de digitalização das lojas físicas com Indeva by VTEX. A solução é a resposta para empresas que, assim como a Imaginarium, precisam evoluir de maneira automatizada e inteligente frentes como gestão de indicadores e resultados de venda.

“Principalmente nesta época de pandemia, a Indeva nos ajudou no monitoramento do fluxo de clientes entrantes na loja, principalmente nos shoppings. Esta visibilidade é essencial para garantir maior excelência na gestão e apoio da rede.”


Antônio Souza – Comercial da Imaginarium.

Gestão e rotina inteligentes

O objetivo da Imaginarium, tendo em vista a grande quantidade de unidades da rede, foi justamente otimizar as rotinas e processos de gestão, que antes estavam sendo realizadas por meio de papéis, canetas e quadros de informação. E nos primeiros três meses do projeto, as 30 lojas implantadas já começaram a sentir os efeitos da digitalização e da transformação cultural nos ambientes de loja.

“Queremos que nossos times nas lojas físicas tenham cada vez mais autonomia e importância dentro do nosso negócio. Isso só é possível com as ferramentas certas para diminuir o tempo perdido com burocracias, e investir esforço no que realmente faz a diferença: o atendimento e a satisfação dos clientes.”


Letícia Castro – Operações da Imaginarium.

O primeiro ganho de rotina para a marca com a Indeva foi a implementação da Lista da Vez Digital. Com esta novidade, o time já está conseguindo abandonar a lista de papel e passou a se organizar de maneira automática, por meio de um tablet.

Ao final de cada atendimento, o vendedor indica no sistema Indeva se houve conversão ou não. Quando ele indica que não houve conversão, o sistema pede que ele detalhe os motivos da perda da venda. Ou seja, ele pode especificar se o cliente não foi convertido por falta de produto, de alguma cor, de algum tamanho etc. Com esses dados, o sistema Indeva cria relatórios automáticos com os motivos, gerando insights inteligentes que preparam a marca para atender melhor os clientes.

“Entender com detalhes e de maneira automatizada os motivos de perdas de venda está nos permitindo antecipar estratégias e corrigir problemas no estoque e no mix de produtos. Além disso, conseguimos identificar quais vendedores têm melhores indicadores de conversão, o que facilita reconhecer as melhores performances, e tratar pontualmente os profissionais que precisam de apoio para melhorarem seus resultados.”


Letícia Castro – Operações da Imaginarium.

A força das franquias

Em junho de 2021, um webinar foi oferecido à rede de franquias pela Imaginarium em parceria com o time comercial da Indeva, a fim de apresentar o sistema e explicar seus benefícios.

“Cerca de 70 franqueados participaram logo neste primeiro encontro, um momento essencial para que eles entendessem os objetivos da marca para a evolução e digitalização das franquias. O primeiro resultado desse webinar veio alguns dias depois, com a loja do Barra Shopping sendo implantada.”


Grazielle Holanda – Account Executive da VTEX.

Este é um sinal de que os franqueados estão alinhados aos objetivos da matriz, que é colocar cada vez mais o cliente no centro do negócio, com um modelo de comércio robusto, conectado e eficiente. É como comenta Glauco Lima, que possui 12 lojas Imaginarium, todas rodando Indeva:

“A maior dor do nosso negócio era não ter visão da conversão, que é um indicador crucial para o nosso planejamento e acompanhamento do salão de vendas. Este indicador, antes, era acompanhado com papel e caneta, e isso era um problema grande. Agora temos tudo na palma da mão e a qualquer hora. Com o apoio da Indeva, nossa reação é mais rápida, o que vem diminuindo sensivelmente as perdas de vendas.”


Glauco Lima- Franqueado da Imaginarium.

Foco na gestão dos times e dos resultados

Além disso, os times nas lojas físicas demandam muito tempo para a gestão de pessoas, um ponto crucial para o sucesso e bom desempenho de cada unidade. Neste sentido, a Indeva proporciona ferramentas automatizadas para os gestores da Imaginarium, sendo possível ajustar e acompanhar as metas diárias e mensais de cada vendedor.

As unidades que já possuem Indeva conseguem também:

  • Acompanhar as taxas de conversões em tempo real, de maneira individualizadas ou por loja.
  • Registrar de maneira digital e organizada os feedbacks recorrentes com os vendedores.
  • Identificar pontos de melhoria em cada um, com acompanhamento de desempenho e de desenvolvimento pessoal.
  • Avaliar o ranking por vendedores ou por loja, sendo possível reconhecer os profissionais com melhores resultados.

Já para garantir a motivação da equipe ao longo do mês, os gestores das lojas físicas já estão criando no sistema Indeva as “corridinhas” — pequenas metas e campanhas que geram engajamento e aumento de vendas, de um jeito gamificado e simples de executar.

Próximos passos

Com um pacote de ferramentas digitais prontas que a Imaginarium oferece para suas franquias, a marca consegue dar autonomia e desenvolver sua rede para buscar novos resultados, aprimorando sua cultura digital omnichannel e estimulando a capacitação de seus colaboradores em novas habilidades.

“Queremos continuar crescendo e ficar cada vez mais próximos dos nossos clientes. Para isso, precisamos de soluções com a Indeva, que nos livra de processos manuais e morosos, e amplia nossa capacidade de criar estratégias baseadas em dados. Isso significa mais experiência para o cliente, mais autonomia para nosso time de vendas, e melhores resultados financeiros para a marca”


Letícia Castro – Operações da Imaginarium.

Nos próximos meses, dezenas de novas lojas serão implementadas, criando uma sinergia cada vez mais automatizada para os gestores e proprietários das franquias. Você também precisa evoluir e digitalizar a gestão da sua loja? Fale com a Indeva hoje mesmo!


Você também pode gostar de…


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos uma plataforma incrível de análise de performance de varejo. que conecta de forma inteligente o gestor e a sua equipe de vendas. De maneira fácil, dinâmica e intuitiva, levamos estas respostas para você!

Av. Feliciano Sodré, 300 - Várzea (Sala 604), Teresópolis - RJ, 25963-082

Conteúdo

Contatos

comercial@indeva.com.br
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados | Website desenvolvido por Erik Perin | Segurança por Oktopus