Que tipo de vendedor você é?

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Uma das grandes vantagens competitivas de uma marca é poder contar com uma diversidade no time: idades, classes sociais, formações acadêmicas, bagagem cultural e comportamentos diferentes são aspectos que proporcionam um ambiente de trabalho mais rico e inovador. Quando falamos sobre time de vendas, identificar quem é quem no salão de vendas, ajuda a destacar as qualidades de cada perfil e isto faz a diferença no atendimento e, consequentemente, nos resultados da loja.

Te convido a continuar essa leitura e, ao final, fazer um raio X em seus vendedores para entender que tipo de perfil pode estar faltando no seu time. Vamos lá?

Relacionador ou Construtor de Relacionamentos (Relationship Builders)

Vendedores com esse perfil focam em construir uma sólida redes de relacionamento. Dão toda a atenção e carinho necessários para que o cliente enxergue valor na relação e, consequentemente, os procure quando voltar à loja. O caixa errou no troco? O cliente veio procurando um produto que acabou? Esse vendedor não mede esforços para buscar o produto em outra loja da rede e sanar quaisquer tensões no processo de venda.

Esse perfil de vendedor costuma ter os melhores resultados em Vendas Digitais

Lobo Solitário (Lone Wolves)

A principal característica do Lobo Solitário é a autoconfiança, normalmente conquistada pela experiência e tempo em que atua no mercado. Vendedores assim costumam ser questionadores, resistentes a mudanças e à seguir processos nos quais não fez parte da formatação. Entretanto, são bastante proativos.

Trabalhador Árduo (Hard Workers)

Sabe aquele vendedor que é o primeiro a chegar e o último a sair? Aquele que você pergunta quem quer vir trabalhar no feriado, arrumar vitrine, levar caixas pro estoque?

Esse é o Vendedor Hard Worker. Ele é pilhado, multitarefa e geralmente é o que mais faz ligações ativas e visitas à clientes. Ideal para a rotina de Mala em casa.

Bombeiro ou Solucionador de Problemas (Reactive Problem Solvers)

Essa é a pessoa que liga para saber se o cliente recebeu o produto certinho, tem o cuidado de reservar e às vezes esconder o produto no estoque porque combinou que o cliente o buscaria. Vendedores com esse perfil já viveram na pele fricções no processo de venda e desenvolvem métodos para identificar e solucionar quaisquer tipos de tensão que possam impactar em sua comissão ou na relação com o cliente.

Normalmente se dão muito bem com follow ups de pós venda e respeitam bem manuais e checklists.

Desafiadores (Challengers)

Já aconteceu de o cliente estar quase saindo da loja sem comprar, porque o produto desejado está em falta e o vendedor contorna a situação, sendo capaz de fazê-lo levar outro produto totalmente diferente? Aquele vendedor que faz as perguntas certas, rápidas e objetivas de maneira desafiadora e que são essenciais para tirar a dúvida da cabeça do cliente? É capaz de fazer um rally com o cliente usando mil argumentos diferentes para não conceder o desconto?  Esse é o vendedor Desafiador

Ele tem uma visão ampla sobre o negócio e sobre as necessidades e perfil do cliente e se aproveita construtivamente disso para gerar insights que aumentem sua conversão. Sabe da importância de se reciclar e mergulha em técnicas e argumentos que contribuam para obter um resultado cada vez melhor.

E aí, curtiu esse artigo? Agora que você conhece mais sobre os diferentes perfis de vendedor, já pode formular melhor suas perguntas e tornar o seu processo seletivo ainda mais assertivo.

Espero que essas dicas te ajudem a ter um time cada vez mais heterogêneo, no que tange pessoas e com resultados cada vez mais homogêneos: sucesso, sucesso e sucesso!

Até logo,


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