Uma das grandes vantagens competitivas de uma marca é poder contar com uma diversidade no time: idades, classes sociais, formações acadêmicas, bagagem cultural e comportamentos diferentes são aspectos que proporcionam um ambiente de trabalho mais rico e inovador. Quando falamos sobre time de vendas, identificar quem é quem no salão de vendas, ajuda a destacar as qualidades de cada perfil e isto faz a diferença no atendimento e, consequentemente, nos resultados da loja.
Te convido a continuar essa leitura e, ao final, fazer um raio X em seus vendedores para entender que tipo de perfil pode estar faltando no seu time. Vamos lá?
Vendedores com esse perfil focam em construir uma sólida redes de relacionamento. Dão toda a atenção e carinho necessários para que o cliente enxergue valor na relação e, consequentemente, os procure quando voltar à loja. O caixa errou no troco? O cliente veio procurando um produto que acabou? Esse vendedor não mede esforços para buscar o produto em outra loja da rede e sanar quaisquer tensões no processo de venda.
Esse perfil de vendedor costuma ter os melhores resultados em Vendas Digitais.
A principal característica do Lobo Solitário é a autoconfiança, normalmente conquistada pela experiência e tempo em que atua no mercado. Vendedores assim costumam ser questionadores, resistentes a mudanças e à seguir processos nos quais não fez parte da formatação. Entretanto, são bastante proativos.
Sabe aquele vendedor que é o primeiro a chegar e o último a sair? Aquele que você pergunta quem quer vir trabalhar no feriado, arrumar vitrine, levar caixas pro estoque?
Esse é o Vendedor Hard Worker. Ele é pilhado, multitarefa e geralmente é o que mais faz ligações ativas e visitas à clientes. Ideal para a rotina de Mala em casa.
Essa é a pessoa que liga para saber se o cliente recebeu o produto certinho, tem o cuidado de reservar e às vezes esconder o produto no estoque porque combinou que o cliente o buscaria. Vendedores com esse perfil já viveram na pele fricções no processo de venda e desenvolvem métodos para identificar e solucionar quaisquer tipos de tensão que possam impactar em sua comissão ou na relação com o cliente.
Normalmente se dão muito bem com follow ups de pós venda e respeitam bem manuais e checklists.
Já aconteceu de o cliente estar quase saindo da loja sem comprar, porque o produto desejado está em falta e o vendedor contorna a situação, sendo capaz de fazê-lo levar outro produto totalmente diferente? Aquele vendedor que faz as perguntas certas, rápidas e objetivas de maneira desafiadora e que são essenciais para tirar a dúvida da cabeça do cliente? É capaz de fazer um rally com o cliente usando mil argumentos diferentes para não conceder o desconto? Esse é o vendedor Desafiador.
Ele tem uma visão ampla sobre o negócio e sobre as necessidades e perfil do cliente e se aproveita construtivamente disso para gerar insights que aumentem sua conversão. Sabe da importância de se reciclar e mergulha em técnicas e argumentos que contribuam para obter um resultado cada vez melhor.
E aí, curtiu esse artigo? Agora que você conhece mais sobre os diferentes perfis de vendedor, já pode formular melhor suas perguntas e tornar o seu processo seletivo ainda mais assertivo.
Espero que essas dicas te ajudem a ter um time cada vez mais heterogêneo, no que tange pessoas e com resultados cada vez mais homogêneos: sucesso, sucesso e sucesso!
Até logo,
Somos uma plataforma incrível de análise de performance de varejo. que conecta de forma inteligente o gestor e a sua equipe de vendas. De maneira fácil, dinâmica e intuitiva, levamos estas respostas para você!
Parabéns Carol pelo artigo…vou compartilhar com meu time de gerentes…. certeza de nos ajudará a identificar cada perfil!!!
O seu comentário está aguardando moderação.
Que maravilha, Maurício!!!
Continue curtindo nossos artigos e nos dando feedbacks!
É um prazer criarmos conteúdos com muito carinho para vocês =)
Um abraço e sucesso nas vendas!!
Que maravilha, Maurício!!!
Continue curtindo nossos artigos e nos dando feedbacks!
É um prazer criamos conteúdos com muito carinho para vocês =)
Um abraço e sucesso nas vendas!!
O seu comentário está aguardando moderação.
Que maravilha, Maurício!!!
Continue curtindo nossos artigos e nos dando feedbacks!
É um prazer criarmos conteúdos com muito carinho para vocês =)
Um abraço e sucesso nas vendas!!