É possível que, quando você pense em potencial de vendas, sua cabeça confunda o termo com previsão de vendas — que é uma análise técnica do mercado. E aí, acertamos? Potencial de vendas, na verdade são às reais condições do mercado de vender seus produtos em determinadas áreas e períodos.
Quer dizer, a previsão pode estimar números atrativos no volume de vendas, mas, na realidade, a marca pode não estar em condições de aproveitar essas oportunidades definidas, o potencial de vendas.
Por exemplo, supondo que as lojas Riachuelo e Renner sejam de igual tamanho, ainda assim, elas não terão, necessariamente, o mesmo potencial de vendas, se o produto, preço e até gasto médio pessoal por bens de consumo de cada público for diferente — por mais que a previsão de vendas tente se aproximar, ao máximo, da realidade.
Entender sobre isso é compreender as oportunidades de expandir e se consolidar no mercado. Então, quer descobrir mais sobre o potencial de vendas e como atingi-lo e até superá-lo no mercado de franquias? Continue com a gente!
Conforme falamos, descobrir as oportunidades das suas lojas é a forma ideal de torná-lo mais estruturado. Veja abaixo o que levar em consideração para atingir esse objetivo.
O primeiro passo é definir a área de atuação da sua empresa, o que leva em conta não apenas o espaço geográfico em que ela está localizada, mas também o raio de atuação dos seus centros de distribuição. Anotou? Defina também a distância que o seu público-alvo está disposto a percorrer para comprar em suas lojas físicas. Tudo isso representa o alcance, ou potencial de venda.
Ter noção da quantidade de pessoas que você pode atingir no mercado ajuda a delimitar os investimentos necessários para alcançar as metas e os objetivos pretendidos. Para isso, se você tem uma empresa que vende aparelhos de celular, por exemplo, o dado de que “quase 80% dos brasileiros com dez anos ou mais possuem celulares para uso pessoal”, indicam o potencial de vendas para o mesmo público.
Partindo da mesma lógica, imagine que o seu negócio opta por vender aparelhos celulares mais sofisticados e, consequentemente, mais caros, como os Iphones. É preciso entender que isso delimita mais o público brasileiro acima de dez anos com celular em mãos: em 2018, dados mostraram que havia 230 milhões de Iphones ativos no Brasil.
Com esta informação em mente é possível entender que o seu potencial de vendas já não corresponde mais aos quase 80 % dos brasileiros anteriores, sabe? Mas calma. Para ter uma maior segurança numérica do quanto a sua marca pode gastar e definir suas oportunidades, você pode contar com dados primários ou secundários, semelhantes aos mencionados.
Não se esqueça de levar em consideração a sua capacidade de atendimento, já que, além de lidar com concorrentes diretos, em maior ou menor peso — como é o caso que vamos detalhar mais abaixo, da Netflix com a Amazon Prime, Telecine Play, Globo Play etc. disputando públicos com perfis semelhantes — podem existir também limitações geográficas, de distribuição, equipe operacional etc.
Assim, contar com plataformas capazes de mensurar o fluxo de atendimento e o número de conversão é fundamental. Afinal, com isso é possível que os lojistas consigam entender qual o verdadeiro potencial de venda da loja e saber como aproveitá-lo o máximo possível.
Caso contrário, a definição do seu potencial de vendas será ainda menor, de acordo com a quantidade de clientes que você pode atender. Além do mais, também existe a possibilidade de o limite de público diminuir o potencial do negócio. É o caso da oferta de casa de shows, que permite uma quantidade máxima de pessoas, por exemplo.
Você lembra que falamos anteriormente que empresas do mesmo marcas ou redes do mesmo tamanho podem ter perfis de consumo diferentes e, por isso, a análise do potencial de vendas precisa ocorrer individualmente? Então, nem todos os negócios que vendem produtos no mesmo segmento que o seu são considerados concorrentes. Dependendo da sua estratégia de marketing, é possível formar até uma parceria.
Foi o caso da empresa de streaming Netflix, indicando conteúdo da concorrência para apoiar a quarentena, em virtual do coronavírus, e fortalecer sua imagem. Sendo assim, é necessário construir uma persona — personagem semifictício baseado no seu cliente ideal — por meio de muitas análises e pesquisas, para traçar o perfil do seu público.
Assim, você poderá aproveitar oportunidades de fidelizar e transformar os clientes em influenciadores/amantes da marca, por meio de conteúdos mais direcionados às suas necessidades e desejos. Bacana, não é?
Existem muitos estudos que entendem as tendências de consumo e potenciais do mercado. Um exemplo disso são os relacionados ao impacto da pandemia do coronavírus na intenção de compras, preferência pelo consumo on-line no lugar do presencial etc. Informações como essas são fundamentais para entender o mercado e traçar estratégicas com base nisso.
Porém, se você quiser uma estratégia mais efetiva, são necessários dados mais específicos para o seu público e área de atuação. Quer saber como? Uma possibilidade é contar com profissionais de comunicação e marketing responsáveis por trabalhos de etnografia digital — o estudo de um público específico no meio on-line — ou ferramentas de geomarketing.
Ainda falando de profissionais de comunicação e marketing, é possível contar com eles para realizar um trabalho de benchmarking, técnica responsável por avaliar a sua empresa com relação à concorrência, como pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades para serem incrementados na sua companhia.
Por meio desses estudos, é possível entender os hábitos comportamentais e de consumo, além de analisar os prospects — pessoas que sinalizaram interesse nos seus serviços — mais próximos da sua área de atuação e direcionar os esforços para eles com maior assertividade, o que reduz custos e aumenta as chances de satisfação do cliente.
Então, percebeu como identificar o potencial de vendas de uma marca pode trazer inúmeros benefícios à sua franquia? Nós, da Indeva, podemos contribuir com isso ao coletar dados e informações estratégicas para a tomada de decisão e melhoria de resultados.
Gostou do post? Aproveite a visita para entrar em contato conosco e saber como podemos ajudar a sua franquia!
Somos uma plataforma incrível de análise de performance de varejo. que conecta de forma inteligente o gestor e a sua equipe de vendas. De maneira fácil, dinâmica e intuitiva, levamos estas respostas para você!
Deixe um comentário