O Omnichannel é uma tendência que une, simultaneamente, todos os canais de comunicação de uma marca.
Essa estratégia está diretamente ligada à experiência do cliente e surgiu exatamente para melhorar esta relação entre o cliente e a marca, tanto nos meios online e offline.
Na prática, o omnichannel facilita, não somente a jornada de compra do cliente, quanto traz diversas vantagens para a marca também. Este novo recurso, que muda a forma de interação durante a compra, traz agilidade e praticidade para quem adota a técnica em sua rede de lojas ou franquia
Quer saber quais benefícios sua marca pode ter ao adotar esta estratégia? Continue a leitura e fique por dentro do universo do omnichannel!
A integração dos canais de comunicação, vendas e distribuição, possibilitam uma venda mais inteligente, respeitando a preferência e momento de compra do seu cliente, sem gerar consequências negativas para o seu processo interno de distribuição de produtos.
Por exemplo, no caso de uma rede de farmácias, se o cliente adquirir algum medicamento pelo e-commerce, ele pode fazer a retirada na loja física mais próxima da sua casa, o que possibilita uma compra sem custos de frete. Ou, caso este cliente opte por receber a entrega do remédio em sua residência, o estoque da loja mais próxima é acionado e o valor do frete também é reduzido.
Logo, a tecnologia é usada como uma forma de aprimorar essas relações. Com um sistema integrado é possível viabilizar diversas possibilidades de interação entre o cliente e a marca.
Essa ferramenta ajuda no bom desempenho de uma rede de lojas de roupas até empresas de automação industrial, por exemplo. Alguns benefícios são:
Sendo assim, o Omnichannel acelera também a mudança cultural sobre as estruturas de atendimento ao cliente nas lojas físicas, por exemplo. Vale lembrar que atualmente o cliente também chega até as lojas por influência dos canais digitais. Uma mudança de mindset que os times de vendas das operações físicas precisam abraçar e entender. O que antes, o e-commerce era visto como um vilão pelos vendedores, hoje, o canal digital é um grande influenciador para a meta de vendas das lojas.
Desse modo, se uma loja de semijoias alianças disponibiliza este tipo de serviço (retirada de produtos comercializados no online e retirados na loja), por exemplo, o vendedor possui grandes chances de vender produtos adicionais ou viabilizar vendas oferecendo descontos para quem realizou compras no e-commerce. O mesmo ocorre para produtos de troca. Se o seu cliente comprou um produto pela loja virtual e deseja trocar por outro produto na loja física, é mais um cliente entrando na sua loja e você possui a oportunidade de vender produtos adicionais.
Como consequência, ao oferecer um serviço como esse, a marca também contribui para a fidelização de clientes. Por isso, sempre que precisar fazer uma nova aquisição, ele vai pensar naquele estabelecimento que lhe proporcionou uma boa experiência.
É o caso de um restaurante que vende marmita congelada para semana de forma online. O cliente conheceu o estabelecimento de forma digital e gostou da comida, ou seja, das marmitas que ele recebe em casa. Se algum dia este cliente estiver caminhando próximo do restaurante, ele vai lembrar do serviço e do sabor da comida e com certeza, vai se sentir atraído para conhecer o espaço físico.
É importante que todos descubram os benefícios desta integração para ambos os canais físico e online da marca e, enxerguem oportunidades de melhoria e aumento de vendas neste processo.
O mesmo ocorre para o caso de uma loja que oferece o serviço de reforma elétrica de apartamento ou despachante veicular. Se o cliente tiver a possibilidade de solicitar e pagar o serviço de forma online, com certeza vai facilitar bastante o processo de aquisição do serviço. Além disso, o cliente tende a ficar muito mais satisfeito com o trabalho.
A transformação digital é uma realidade em grandes marcas do varejo e redes de franquia. É possível observar como estas marcas aplicam o omnichannel no seu cenário, e como isso tem impactado os seus consumidores. A seguir, veja alguns casos de sucesso:
A rede de lojas Magazine Luiza inovou de diversas formas ao implementar a transformação digital na sua marca. O omnichannel está presente no aplicativo da loja, na forma de venda e retirada do produto, no uso das lojas como estoque inteligente e etc.
Ao criar um aplicativo de compras para clientes, a Magazine Luiza utiliza uma tecnologia que checa em quais lojas da rede o produto está disponível em estoque. Além disso, a marca incentiva o papel do “vendedor digital”, criando possibilidades para o vendedor agilizar o processo de pagamento do cliente, tudo de forma digital.
Por fim, a marca também implementou a possibilidade das compras realizadas no site serem retiradas nas lojas físicas, economizando no valor do frete.
A marca inovou ao oferecer amostra grátis dos seus lançamentos, por meio de uma ação de divulgação que é feita pelas redes sociais e por e-mail.
Funciona assim: a empresa de cosméticos atrai os clientes, que preenchem uma ficha, indicam um amigo e, em seguida, selecionam a loja para a retirada do brinde. Desse modo, eles conseguem observar como a mercadoria está sendo recebida pelo público e também conseguem dados que ajudam no planejamento de vendas..
Uma prática interessante de omnichannel adotada pela marca de artigos esportivos é a possibilidade de oferecer um cupom de desconto para pessoas que compram pelo e-commerce e optam pela retirada na loja. Aumentando assim as chances dos vendedores agregarem produtos adicionais na compra. O mesmo ocorre para o cliente que compra na loja física e ganha o cupom para usar no site.
Desse modo, o cliente é incentivado a usar ambos os canais de vendas.
O omnichannel facilita a vida do consumidor e traz vantagens para a marca que adere a estratégia. Porém, a implantação de tecnologias inovadoras e que facilitam este processo, não é tão simples assim. É preciso mudar o mindset dos vendedores e colaboradores envolvidos em ambos processos de venda, online ou offline, com treinamentos que ajudem a entender e engajar o papel de cada um nesta nova cultura de inovação.
Até negócios não tão óbvios assim para o ambiente online, podem adotar estratégias digitais. Não é difícil encontrar um colégio particular que viabilize a compra de materiais didáticos por uma plataforma online. Ou o caso dos serviços que disponibilizam salas de reunião para alugar, podem criar por exemplo, uma 3D do espaço no site para o interessado analisar, ou marcar a visita do imóvel por uma página de atendimento online, etc.
Enfim, o universo online e omnichannel é versátil para te ajudar a facilitar para o seu cliente e consequentemente aumentar as suas vendas. Seguindo estas dicas e exemplos apresentados, certamente sua marca aumentará as suas possibilidades de vendas. Até a próxima!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Somos uma plataforma incrível de análise de performance de varejo. que conecta de forma inteligente o gestor e a sua equipe de vendas. De maneira fácil, dinâmica e intuitiva, levamos estas respostas para você!
Deixe um comentário