Melhorar a experiência do consumidor deve ser a prioridade de qualquer negócio que almeja alcançar o sucesso. No entanto, você já parou para pensar que são os seus colaboradores mediam as vendas e que a experiência deles também é importante para garantir um bom resultado final? Foi pensando justamente nisso que surgiu o conceito Employee experience.
O termo em inglês diz respeito às experiências dos colaboradores e às ações utilizadas para conseguir alcançar o bem-estar da equipe. Ter o entendimento de que valorizar o capital humano pode afetar diretamente o êxito da sua marca é essencial. Afinal, esses profissionais precisam estar motivados e engajados para realizarem bem suas funções.
Então, quer entender mais sobre o conceito Employee Experiencie e como aplicá-lo no negócio? Explicamos no conteúdo de hoje a definição do termo, a importância de ter essa preocupação com o bem-estar das pessoas e como colocá-lo em prática na empresa. Continue a leitura e saiba mais!
O que é Employee Experience?
Primeiramente, é importante não confundir o termo com engajamento de funcionários. Employee Experiencie refere-se à percepção que o seu colaborador tem do seu relacionamento com a empresa, isso ao considerar todas as ferramentas que ele recebe ao longo da jornada como colaborador — o que inclui desde o anúncio de emprego até a saída da corporação.
Compreender exatamente como ocorre a vivência dos colaboradores com a empresa é essencial para conseguir otimizar a experiência dos profissionais. Desse modo, a Employee Experience funciona ao criar estratégias que melhoram a rotina dessas pessoas ao criar um clima organizacional mais agradável, com uma liderança motivacional, plano de carreira, incentivos etc.
Qual a importância de se preocupar com a experiência dos colaboradores?
Como dissemos, as funções dos profissionais da empresa atingem diretamente os resultados dela e, com isso, pode ser possível ou não atingir as metas. Portanto, o conceito apresenta inúmeros benefícios.
1. Mais engajamento e produtividade
O Employee Experience, quando bem aplicado, deve adaptar a cultura da empresa de acordo com as preferências e o interesse dos colaboradores. Dessa maneira, eles percebem a dedicação do negócio em criar um ambiente mais estimulante, desafiador , com um maior engajamento e produtividade da equipe.
2. Retenção de talentos
O alto índice de rotatividade — turnover — em uma corporação custa muito caro para a empresa, tanto financeiramente quando estrategicamente. Como o Employee Experience foca basicamente na valorização dos profissionais, há maiores chances de ocorrer a retenção de talentos.
Como implementar o Employee Experience na minha marca?
Como você pôde perceber, o passo inicial para implementação do Employee Experience é descobrir quais são as necessidades dos membros do seu time para, então, oferecer o que eles precisam. Afinal de contas, proporcionar um ambiente mais motivador, por exemplo, varia de acordo com o ponto de vista de cada um.
Assim, você precisa contar com um trabalho apurado, além de dividir o interesse por grupos, categorizar por funções, área de trabalho, unidades etc. Também é importante contar com uma pesquisa de clima organizacional para diagnosticar a satisfações dos colaboradores e investir em aspectos que podem interferir no negócio de forma positiva. Ou seja, para começar, nada melhor do que escutar as pessoas que trabalham com você.
Conheça os membros do seu time
Conforme mencionado, cada membro da empresa tem suas particularidades e, para que haja um convívio harmônico nesses espaços, é importante entender essas diferenças e determinar de que forma a visão de cada um pode influenciar no desempenho do time.
Como no ambiente organizacional fica mais difícil entender as relações interpessoais entre colaboradores, conseguir essas respostas se torna um desafio e tanto. É preciso que isso seja estimulado por meio de bate papos, eventos fora da empresa, reuniões informais etc.
Alinhe o Employee Experience ao Costumer Experience
Ainda não percebeu as vantagens de investir no Employee Experience? Saiba que funcionários que vestem, de fato, a camisa da sua marca e estão comprometidos com ela tem maiores chances de construírem uma imagem positiva da empresa de dentro para fora e conquistar um maior número de clientela.
Em outras palavras, sua corporação consegue alinhar tanto a experiência do cliente quanto a do colaborador. Para isso, é necessário que os profissionais sejam incentivados e autorizados a oferecer a melhor jornada possível para os seus clientes.
E ainda, é possível fortalecer ainda mais a marca ao investir em tecnologia, como velocidade de automação. Do mesmo modo, se forem oferecidas experiências de personalização aos clientes, o mesmo deve ocorrer com os funcionários. Assim, as vantagens são ofertadas primeiramente para eles, o que fortalece a identidade do negócio e a cultura corporativa.
Ofereça um ambiente de crescimento e valorização
Atualmente, as pessoas priorizam muito mais a qualidade de vida e isso, em muitos casos, pode ficar acima do salário oferecido em algumas corporações. Questões como autonomia, valorização, crescimento profissional e até pessoal fazem muita diferença na hora da decisão.
Dessa maneira, para melhorar o Employee Experience não se pode deixar de proporcionar essas experiências e encorajar seus colaboradores para que eles desenvolvam habilidades e aumentem suas responsabilidades.
Para atingir esse objetivo, é muito importante que os gestores responsáveis pela equipe sejam empoderados, já que assim eles assumem o papel de mentores e guiam os seus colaboradores ao delegar tarefas, administrar conflitos, adotar feedbacks contínuos etc.
Afinal de contas, Employee Experience é muito mais do que simplesmente criar um ambiente descontraído, com uma decoração criativa, incentivo de jogos, sofás confortáveis ou coisa do tipo. Apesar de todas essas atitudes serem fundamentais, o conceito refere-se muito mais a como o gestor valoriza, reconhece, confia e garante autonomia, transparência e aprendizagem aos colaboradores.
Ou seja, empresas que conseguem despertar no seu time o estímulo para dar o melhor de si criam uma boa relação com os colaboradores e podem alinhar os objetivos que ajudam no crescimento pessoal e profissional. Porém, como falamos, para isso é preciso conhecer a fundo a sua equipe e investir em ações relacionadas diretamente com as suas expectativas.
E então, gostou do nosso post sobre Employee Experience? Conseguimos ajudar nas suas dúvidas a respeito do tema? Aproveite a visita e leia outro artigo relacionado neste blog: como o engajamento é um tema crítico quando marcas tentam inovar!
Até logo,