Quais os principais desafios de abrir uma franquia?

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Escalar o seu negócio para um modelo de franquia pode ser a melhor opção para quem deseja alçar vôos mais altos e galgar excelentes resultados. Mas ainda assim, são muitos os desafios que envolvem essa decisão. Por isso, é preciso estar atento a vários detalhes para que a abertura da sua franquia seja realmente um sucesso.

Assim como empreender, optar por um modelo franchising requer coragem e ousadia. É preciso tirar a ideia do papel e criar um plano, uma dinâmica muito similar ao M.V.P. !

Aqui vamos apresentar quais são os quatro principais desafios de uma rede de franquia, ou seja, como você, futuro franqueado pode superar cada um deles para ter sucesso desde o primeiro dia. Acompanhe!

4 desafios que envolvem a abertura e gestão de uma franquia

1 – Falta de experiência

Em um novo negócio, tanto o tempo quanto o dinheiro são de extrema importância para se iniciar de fato uma operação. E para um empreendedor sem experiência, é preciso saber quais são os passos necessários para que não se perca ainda mais tempo e investimento neste caminho.

Contudo, uma franquia de sucesso comprovado no mercado pode eliminar esse problema de inicialização, permitindo abrir uma franquia com pouca ou nenhuma experiência anterior.

Então, quando se compra uma franquia, automaticamente adquire-se também os anos de experiência da marca no mercado franqueador. Ou seja, você pode superar esse desafio fazendo um estudo aprofundado e encontrando a rede de franquia que melhor vai te atender e com a credibilidade necessária, seja pelos anos de atuação da marca no mercado, a quantidade de lojas e franqueados…

Claro que o trabalho do franqueador é fundamental, mas escolher por marcas de renomes como McDonalds, Subway ou Chilli Beans já ajuda a conquistar consumidores fiéis à marca, não é mesmo? 

2 – Manter a conformidade e o padrão da franquia

Pessoas que têm dificuldade em seguir instruções à risca ou que não gostam de trabalhar em um sistema padronizado podem passar por grandes desafios ao investir em uma franquia.

A conformidade com o manual de operações do franqueador é fundamental para manter a consistência entre as unidades das franquias. No entanto, se esse é um desafio real para você, existem áreas como marketing em que um franqueado pode ser criativo.

Ou seja, é possível se diferenciar e superar esse ponto característico entre as franquias.

3 – Necessidade de planejamento e gestão contínua

Algumas pessoas estão mais preparadas para gerenciar um negócio do que outros. Eles já sabem que o planejamento antecipado é fundamental para fazer uma boa gestão de negócios

Mas outras pessoas podem achar que gerenciar uma franquia é um peso, justamente por não darem a devida importância para a gestão prévia da unidade. É por isso que um franqueado deve avaliar honestamente sua capacidade de administrar um negócio. Tenha isto em mente!

Se você possui esse desafio de gerenciamento, o melhor caminho é procurar ajuda especial do franqueador em gerenciamento de negócios ou de consultores que já trabalham na área e ajudam outras empresas.

4 – Encontrar as prioridades no dia a dia de operação

Sistemas e procedimentos padronizados formam a espinha dorsal de uma franquia, mas esses pontos nem sempre estão no topo da lista de prioridades dos novos franqueadores. Ter processos não priorizados significa que em pouco tempo você terá que buscar o suporte do seu franqueador, lembre-se disso.

Fazer novos treinamentos com os colaboradores ou investir em novas máquinas? Você só vai conseguir identificar suas prioridades no momento em que definir suas métricas! É a partir dos indicadores mais importantes, como a lucratividade, que conseguirá ver os pontos que precisa focar seus esforços e investimentos.

Agora que você já sabe quais são todos os desafios que estão por trás da escolha de investir em uma franquia, confira o nosso e-book completo para os profissionais do varejo, sobre as principais tendências e técnicas em vendas para o varejo físico. Vale muito a pena saber tudo sobre as novas tecnologias e técnicas de vendas inovadoras no mercado.

Até logo,


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