40% das vendas no ponto físico têm como estímulo um fator externo: a decoração de vitrine!

40% das vendas no ponto físico têm como estímulo um fator externo: a decoração de vitrine!

40% das vendas no ponto físico têm como estímulo um fator externo: a decoração de vitrine!


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Veja as principais dicas que a especialista de decoração de vitrine separou para você alavancar suas vendas no varejo físico!

Você, Gerente de loja, certamente se preocupa em ter um estoque bem organizado, uma loja impecável, uma equipe bem treinada e com certeza um excelente atendimento de vendas para converter os visitantes em clientes para sua loja, não é mesmo?

Mas, você sabia que mais de 40% das vendas são realizadas tendo como estímulo um fator externo: a vitrine da sua loja? Segundo a pesquisa feita pelo Sebrae, dados revelam que uma vitrine atraente e bem organizada pode ampliar as vendas do comércio físico.

“A vitrine é o rosto da loja, o chamariz que encanta e convida o cliente a entrar. Quando está bem montada, 50% do trabalho está feito! Já os outros 50% quem garante são os vendedores, uma equipe de vendas bem preparada para o trabalho”, afirma Graziella Rebello, designer de interiores e especialista em decoração de vitrine.

Uma vez o cliente dentro da sua loja, você tem o poder de fazer a diferença e de atendê-lo da melhor maneira possível para converter mais vendas!

1. Conheça profundamente o seu público

Dado este passo, a designer de interiores explica que quando o assunto é decoração de vitrines no varejo, outro fator importante é a intensa compreensão do seu público alvo. Ou seja, por que ele vem até a minha loja? Quais suas principais expectativas com a minha marca? Como posso ajudá-lo neste objetivo?

A partir dessa análise, é o momento de preparar, estrategicamente, a decoração da sua “casa” e realizar um excelente atendimento ao cliente! Isto porque, uma vez que o cliente entra na loja, boa parte do processo das vendas consiste em servi-lo de maneira consistente, oferecendo a melhor solução para o seu “problema” ou necessidade.

2. Fique atento às principais tendências de decoração de vitrine

“O vitrinista é responsável pela montagem e decoração da vitrine. Este profissional precisa estar atento às tendências, ao estilo da loja e principalmente à diversidade dos produtos”, explica Rebello.

Para garantir que a decoração da vitrine da sua loja alcance o seu público adequadamente, é preciso que você Gerente se atualize e acompanhe as principais novidades e tendências de moda! Para que, quando bem executado, este trabalho garanta uma experiência do cliente diferenciada na vitrine. Assim você vende mais que um produto, vende um sonho de consumo. As vitrines das lojas mais criativas do mundo seguem esta linha!

3. Planeje a disposição dos produtos

Além de ter noções de moda e organização de espaços, um bom conhecimento em planejamento é tão importante quanto! Isso porque, boa parte do trabalho do design de interiores consiste em planejar!

Planejar o objetivo da decoração. Escolher qual cenário e história contar. Planejar a combinação de cores. A distribuição dos produtos na vitrine, quais produtos devem ter destaque, quais não. Se há algum lançamento ou coleção para expor, etc…

Um trabalho criativo que também pede uma formação criativa, como explica a designer “A criatividade é a principal característica de um vitrinista. Geralmente, os profissionais que atuam nessa área têm formação em design de interiores, publicidade ou propaganda”, diz.

4. Busque sempre algo novo, reinvente-se!

O varejo é extremamente dinâmico e suas ideias também precisam ser! “Invista em um profissional qualificado para essa função. Garanta a originalidade da vitrine da sua marca, busque fazer sempre algo novo, reinvente-se!”, avisa Rebello.

Em alguns segmentos, além da beleza, o conforto também é muito importante, ok?! Além disso, crie um tema, conte uma história que se identifique com a identidade da sua marca. Isso chama a atenção e atrai clientes! Esta é a função do vitrinista!

Vale lembrar que as tendências como alguns pensam, não têm a ver somente com a cor ou estampa que está na moda. Elas refletem o comportamento atual do ser humano, seus desejos e hábitos. “As tendências materializam todo esse movimento no mundo, tudo o que acontece e influencia o nosso cotidiano”, explica.

5. Agora, como deixar uma loja bem arrumada?

Enfim, para finalizar lembre-se que além de um profissional especializado, a equipe que está no dia a dia da loja, também é responsável por deixar a loja bem arrumada e manter as coisas nos seus devidos lugares “A ajuda dos vendedores é essencial para o sucesso da decoração de vitrine, mantendo a harmonia e equilíbrio deste trabalho”, finaliza.


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