Você já ouviu a frase ‘’Quando não se sabe para onde vai, qualquer lugar serve.’’?
Por isso é importante saber como definir bem as metas e objetivos atingíveis para que o seu time não se sinta perdido, “indo em qualquer direção”, além de ter a possibilidade de colher os melhores resultados em conjunto com as as estratégias de negócio da rede.
Definir metas diárias e criar pesos percentuais para diferentes dias da semana, de acordo com audiência das suas vendas, são algumas das estratégias que você vai ler por aqui. Acompanhe.
Se você chegou aqui com o pensamento de que definir metas — é uma tarefa complexa e difícil de engajar os envolvidos — acertou! Porém, trouxemos algumas dicas de como facilitar o seu trabalho e tornar o complexo, simples, além de envolver todos nesta mesma missão: vender .
Aliás, o as Metas SMART podem te dar uma boa compreensão de como definir metas de forma eficaz.
Afinal, se até os colaboradores — elementos fundamentais para o sucesso da marca — se sentem desmotivados, quando são orientados a correr atrás de metas impossíveis, como isso pode funcionar? Assim, confira abaixo dicas de como definir metas possíveis e sólidas.
Não basta ter uma equipe motivada— é preciso entender os resultados de entrega de cada um, e isso é possível mensurar, ao traçar metas, que devem ser definidas com cautelas e seguindo alguns critérios, como:
Se preferir uma maneira mais fácil de memorizar esses critérios, lembre-se do padrão SMART, que resume tudo o que a meta ideal tem que ter para conquistar a equipe e o sucesso.
Os indicadores de performance, os KPI’s (Key Performance Indicators) te ajudam a mensurar de forma detalhada cada indicador que você precisa acompanhar periodicamente. Os principais são:
A partir dos resultados, é possível avaliar se os esforços investidos estão trazendo, de fato, resultado ou se é preciso ajustar a estratégia e pensar em maneiras de otimizar recursos, ou até se existe a necessidade de reformular os planos para alcançar as metas.
A Magazine Luiza teve uma valorização de mais de 1000% em quatro anos. Parte disso se deve ao maior investimento na transformação digital, que, entre outros fatores, facilitou a troca de feedbacks entre marca e cliente — o que é fundamental para evolução de qualquer corporação.
Desse modo, se quiser ver a sua marca em evolução e cumprindo as metas, não se esqueça da importância de obter e dar feedbacks, constantemente, para entender como as coisas estão indo e como podem melhorar.
Além disso, o feedback individual é essencial para ajustes de alinhamento entre equipes. Não abra mão desta tarefa, crie um plano de ação para revisitar metas e ajustar iniciativas quando necessário.
Quando o assunto é definir metas inspiradoras e desafiadoras para motivar a equipe, saiba que o Gerente possui o papel mais importante nesta missão. Ele é responsável pelo motivação e alinhamento com os vendedores, cabe a ele conversar e ser claro com todos, além de liderar.
Um líder nunca compara o seu melhor vendedor com o pior. Lembre-se: sempre compare o seu vendedor com a média de vendas da loja. Esta é uma excelente maneira de fazer a sua equipe enxergar os pontos de melhoria sem desmotivá-los.
Se os objetivos não estão sendo alcançados como você esperava, é o momento de sentar e conversar com a sua equipe, entender as dificuldades e de que forma, você, líder, pode ajudá-los.
Perguntas para refletir com sua equipe:
Lembre-se: você deseja criar um ambiente onde a sua equipe se sinta confortável de abrir suas perspectivas e sejam honestas. Dê a oportunidade para que eles aprendam continuamente e cresçam. Oferecer feedback é uma das maneiras de construir hábitos de reconhecimento e de mostrar à equipe que você os valoriza.
Entendeu como definir metas e por que isso só se torna simples quando você coloca em prática algumas estratégias como metas SMART, KPIs, Feedback e etc? Este é o seu momento de garantir metas claras e atingíveis.
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