Para aumentar as chances de sucesso da sua loja ou franquia é preciso levar em consideração diversos fatores decisivos, porém um fator é fundamental na hora de planejar o seu empreendimento: o local onde sua loja vai estar, ou seja, o ponto comercial. Escolher uma boa localização pode ser o diferencial para que sua marca alcance bons resultados.
Por mais que seus produtos ou serviços sejam excepcionais, a localização errada pode atrapalhar consideravelmente as suas vendas e o acesso de seus clientes à sua marca.
Para te ajudar na escolha do local ideal de acordo com seus interesses e planejamentos, listamos aqui 6 dicas para te guiar nesse processo. Continue a leitura e confira!
Diferentemente do que as pessoas podem imaginar, nem sempre é ruim para os negócios ter concorrentes diretos próximo à sua loja. Em muitos casos, dependendo dos concorrentes, a presença deles pode até mesmo fortalecer a presença da sua marca.
Para entender o quanto essa aproximação pode ser positiva, lembre-se de exemplos de ruas e bairros que são referências justamente por isso, por terem em um mesmo local diversas lojas do mesmo segmento, como é o caso da Rua 25 de março, em São Paulo, conhecida pela grande quantidade de lojas de variedades e preços vantajosos.
Dica de ouro: seguindo esse pensamento de forma estratégica, se você estiver começando agora seu empreendimento, estar em um centro de lojas do mesmo segmento que o seu pode te ajudar a conseguir uma boa visibilidade inicial para seus consumidores. Dependendo da localização, pode ser uma boa ideia se instalar em um imóvel comercial nessas condições.
Em muitos casos, quando há concentração de lojas de um mesmo segmento de comércio em uma região específica, cria-se uma referência para quem busca determinado produto ou serviço. Mesmo que essa possa ser uma vantagem competitiva, você precisa considerar a demanda dos clientes, pois estar em um conglomerado de lojas nem sempre quer dizer que existe clientela para isso. Vá a campo, pesquise a região de forma detalhada, analise as vantagens e desvantagens antes de se instalar.
Conhecer o perfil do seu público-alvo deve ser seu ponto de partida para definir o local do ponto de venda. A partir disso, você traça estratégias de crescimento mais assertivas com base nas necessidades e expectativas reais dos clientes.
Por exemplo, se o foco da sua marca é atingir um público mais popular, o ideal é que a loja esteja em uma área central, que ofereça diferentes opções de transporte público. Nesse caso, os centros das cidades costumam fazer parte do caminho que as pessoas usam para ir trabalhar, ou seja, costumam ter um alto fluxo de potenciais consumidores.
Depois de fazer uma análise socioeconômica, você deve partir para a prática. Tendo definido o local onde pretende se instalar, pense se o imóvel atende aos seguintes critérios:
Fazer checklists desta maneira ajuda a garantir que o imóvel escolhido é o certo. Também é importante pensar no crescimento da loja no longo prazo e se o espaço será suficiente em um futuro projeto de expansão.
Ao escolher um imóvel com potencial dentro do seu planejamento inicial, ele deve também ser uma boa opção do ponto de vista logístico, ou seja, o acesso deve ser fácil. Não vale a pena alugar um imóvel com ótima visibilidade, mas que é difícil para chegar, certo?
Velocidade da via de acesso, falta de uma faixa de pedestres ou semáforos para ruas de grande movimento podem impactar negativamente o movimento da sua loja. Por outro lado, oferecer estacionamento de bicicletas e veículos pode ser um diferencial para atrair mais clientes.
Dica de ouro: para saber se esse ponto é realmente acessível e seguro, vá ao local em horários diversos do dia e em dias alternados e observe também a iluminação da região durante a noite.
Tem uma expressão americana que fala “Location, location, location” que quer dizer que sua localização é tudo. Ou seja, ao escolher o espaço para a sua loja, você precisa estar onde as pessoas transitam para que elas te vejam. Quanto mais gente circulando perto de você, mais fácil seu ponto comercial será acessado.
Outra característica importante de se analisar é o entorno do ponto que você escolheu: existem estabelecimentos que oferecem serviços essenciais, como shoppings, hipermercados, faculdades e bancos? Então, esse pode ser um local bastante interessante para instalar sua loja.
Antes de se comprometer com o valor de uma locação ou com a compra do ponto, esteja certo de que o preço está de acordo com sua capacidade de investimento, com as projeções de retorno e, claro, com o movimento.
É muito importante considerar custos adicionais com possíveis reformas e manutenções. Faça uma pesquisa de valores com proprietários de estabelecimentos da região escolhida, isso pode ajudar a ter um parâmetro se o preço é justo e pode ser uma informação bastante importante durante as negociações.
Dica de ouro: Tenha mais de uma opção na mesa. Selecione alguns pontos comerciais, analise todos os fatores citados acima e avalie o custo-benefício de cada um antes de bater o martelo.
Com todas essas informações, é possível que você esteja mais preparado para escolher o ponto comercial mais adequado para sua loja ou para expandir a sua rede. Documente todas as informações, avalie prós e contras, de acordo com seu objetivo. Boa sorte e boas vendas!
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