Um dos maiores desafios das lojas no varejo físico é se sobressair em meio à concorrência. Com o mercado em aquecimento, você pode ganhar clientes para sua marca se atentando a detalhes importantes. Veja 4 dicas para não perder mais seus preciosos cliente.
Fidelizar um consumidor não é mais somente sobre a batalha entre os menores preços (isso pode contribuir), mas principalmente sobre garantir que sua marca seja aquela que está na cabeça do seu público-alvo.
É fundamental pensar em como sua empresa é vista por seus clientes e os motivos que poderiam levá-los a escolher outra loja. Entender o comportamento dos seus consumidores e agir antecipadamente de acordo é uma das dicas para manter o bom relacionamento e fidelização.
Pensando em te ajudar nesta importante corrida pelo coração do seu consumidor, vamos listar aqui 4 dicas para você parar de perder clientes:
As redes sociais promovem uma verdadeira revolução na forma como as lojas físicas e o varejo em geral estão se relacionando com os consumidores.
Não se trata somente de comprar, mas a internet oferece uma proximidade cada vez maior do seu público com a marca. Aproveite esse relacionamento que pode ser criado e nutrido diariamente de maneira prática!
O atendimento pelas redes sociais influencia e muito a consideração dos clientes pela sua marca, além do comportamento na sua loja física, podendo contribuir fortemente para o incremento das suas vendas.
Uma presença digital constante e relevante impacta diretamente no desempenho do seu time de vendas, sabe por quê?
Pois além de funcionarem como um canal de pré-vendas, com a possibilidade de colocar seus produtos disponíveis a um número muito maior de pessoas, as redes sociais servem de fonte de informações valiosas sobre o comportamento e desejos do seu cliente.
Fazer enquetes, publicar posts interativos e realmente ouvir a opinião dos consumidores pode afetar diretamente nas suas vendas e na escolha pela sua loja, já que você vai oferecer exatamente o que eles precisam.
É comum que as lojas ainda usem o preço dos produtos como uma das principais vantagens competitivas. O problema dessa estratégia é que sempre pode ter um concorrente que se disponha a oferecer um preço menor. Ou seja, essa estratégia se mostra frágil quando falamos em captação e fidelização.
Para evitar essa situação, uma saída é oferecer produtos e serviços personalizados nos quais seu público veja o valor agregado para as necessidades dele.
Oferecer diferenciais que apenas sua marca pode garantir é mais difícil de se copiar e esse pode ser seu grande trunfo em um mercado tão competitivo. Avalie quais as melhores soluções para as necessidades do seu cliente dentro do seu mercado de atuação.
Mostre que seu diferencial é dar ao seu consumidor algo que talvez nem ele saiba que precise. Isso requer estudo de mercado, atenção e diálogo com seu público.
DICA PRÁTICA: Por exemplo, se você tem uma loja de roupas e as pessoas elogiam o cheirinho quando entram, já pensou em comercializar essa essência? Exercite esse pensamento!
Seu time de vendas deve estar alinhado com os propósitos da sua marca para prestar o melhor atendimento para todos que entram na sua loja.
Um ambiente pensado para refletir a cultura da sua marca compreende o atendimento como diferencial competitivo.
Educação, hospitalidade e respeito nunca são demais nesse ponto e podem ser o fator que vai fazer o seu cliente escolher sua loja entre tantas outras.
Se você receber um feedback negativo nesse sentido, não trate como algo pessoal, pelo contrário, acolha e repasse como forma de treinamento para seu time. Seus clientes vão apontar sempre os melhores caminhos para que o relacionamento entre eles e sua marca seja positivo e duradouro.
Os gostos e comportamentos das pessoas mudam. Sua loja está acompanhando essas mudanças? Entender tais movimentos pode fazer com que sua marca retenha melhor os clientes.
Um dos desafios da sua loja é avaliar e ampliar constantemente seu catálogo e complementar a exposição dos itens que você está oferecendo para atender as necessidades do público-alvo.
Sua estratégia de vendas precisa estar alinhada com os pontos competitivos do seu produto e ainda mais com as necessidades do seu mercado para não ser vítima da evolução no padrão de consumo das pessoas.
DICA PRÁTICA: Faça o exercício de olhar pelo ponto de vista do seu público. Aprenda a pensar como ele pensa e entender quais melhorias e avanços ele gostaria que a sua marca fizesse.
Engajamento social, ações que promovam a diversidade entre tantas outras iniciativas, são exemplos de posicionamentos que os consumidores esperam que as marcas tenham, que vão muito além da venda de um produto ou serviço.
No varejo físico, os clientes podem ir e vir, mas você precisa fazer a manutenção dos que estão chegando para, assim, manter seu negócio sustentável. Perder um cliente não quer dizer, necessariamente, que você esteja errando, apenas que os consumidores acharam um produto que melhor os atende em outro lugar.
Entender esses motivos que fazem sua loja perder clientes, pode preparar você e seu time para vencer essas pequenas batalhas diárias.
Outro ponto relevante é ter a certeza de que sua marca cumpre o que promete e promove ao público, isso vai te dar a credibilidade para seguir no mercado.
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Até logo!
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