Como diz a alegoria do pescador: não é sempre que o mar está para peixe. E nos negócios, a rede de franquias sofre com os impactos no caixa e possíveis oscilações no mercado e ritmo de consumo. Os sinais dessa maré são claros: as contas não se equilibram e o lucro começa a declinar. Para jogar sua rede e colher um cardume, você deve praticar constantes ações que ajudem a aumentar a lucratividade da franquia.
Por mais sólida que seja, uma franquia também enfrenta problemas comuns no mercado de varejo e o primeiro alerta é a queda de lucro. Aprenda neste artigo algumas soluções para uma rede de franquias e supere a sua lucratividade atual!
7 dicas para a sua rede de franquias aumentar a lucratividade
Conseguir expandir e ter lucratividade da sua rede de franquias é sempre um desafio, mesmo que o empreendimento de origem já seja conhecido e lucrativo. Afinal, o desempenho depende de uma série de fatores, como a localização e hábitos dos consumidores em outras redes. Abaixo trouxemos algumas dicas para ajudar você nesse processo.
1. Invista no marketing digital na rede de franquias
Em tempos digitais, quem depende só do varejo físico perde clientes e, consequentemente, muitas vendas. O marketing digital é um aliado de peso para alcançar o seu público, conhecê-lo e educá-lo sobre a sua marca. Uma grande vantagem do e-commerce é aglutinar informações sobre os clientes por meio dos dados.
Além das campanhas de vendas digitais, a imagem e a manutenção da marca também são feitas pela web. Publicar conteúdos diários em redes sociais e aproveitar tendências que viralizam, também ajuda nas ações de vendas em social media.
2. Acompanhe o setor de franquias
Participe de feiras do setor e converse com outros empreendedores do ramo de franquias para ouvir o que eles dizem sobre as estratégias para o aumento de vendas. Além de colher insights e conhecer novidades que poderão ser implementadas na sua franquia, você aproveita para fazer um amplo networking.
3. Tenha relatórios financeiros
Despesas e custos devem fazer parte de qualquer orçamento. Essas informações precisam ser acompanhadas diariamente, como: os indicadores de desempenho do varejo, volume de vendas, variação de preços de fornecedores, despesas fixas e variáveis, entre outros dados.
Relatórios não são ferramentas analíticas apenas para olhar, mas sim acompanhar métricas e identificar como a franquia errou e acertou. A partir desse panorama, você pode partir com segurança para corrigir falhas e melhorar o que já está bom!
4. Capacite o time de vendas
A capacitação do time de vendas também entra no pacote de ações para aumentar a lucratividade de uma rede de franquias. Uma equipe de vendedores motivada e bem treinada estará muito mais estimulada a vender e fidelizar mais clientes em sua rede.
Quando um potencial comprador entra na loja, ele precisa se deparar com uma equipe muito disposta a atendê-lo. Um vendedor que sabe explicar e mostrar os produtos deixa o cliente mais propício a colocar a mão no bolso!
5. Mapeie e reduza os custos
Muitas vezes as finanças são deixadas de lado pelos proprietários, por enxergar isso como algo complexo, e preferem focar em outros pontos. Especialmente se não tiver muita prática com números, a complexidade pode até existir, mas é preciso se envolver profundamente no assunto.
Por exemplo, ao se envolver nas finanças para mapear os gastos, é possível criar estratégias para reduzir os custos. Por exemplo, as contas do negócio andam altas devido ao pagamento de impostos? Procure maneiras de reduzir isso, como os incentivos fiscais, maior organização para evitar atrasos.
Custos que não são estratégicos são aqueles que não oferecem retorno ao investimento. Mapeie esses custos e trace maneiras de reduzi-los para conseguir mais lucratividade da sua rede de franquias.
6. Utilize tecnologia para otimizar os processos de venda
Lembra quando falamos sobre a importância de ficar de olho nas finanças? Esse processo pode ser simplificado com softwares que levantam relatórios e métricas de vendas, o que otimiza o tempo para criar estratégias que reduzem os custos.
Porém, a tecnologia ajuda em muito mais além disso. Por exemplo, se o seu negócio é um restaurante, é possível testar novas ofertas e avaliar o desempenho delas diante dos clientes de forma rápida, principalmente se ocorrer no horário do almoço. É o que ocorre pela análise de comentários nas redes sociais, pesquisas de satisfação enviadas virtualmente.
Essa rapidez auxiliada pela tecnologia ajuda na decisão de manter as ofertas no cardápio ou retirá-las, sem comprometer o investimento. Outra opção válida de ser considerada é utilizar dispositivos móveis no atendimento para reduzir filas, como ao levar a opção de pagamento ao cliente e não o contrário. Tudo isso, além de reduzir filas, gera mais eficiência e otimização do tempo do cliente, o que aumenta a satisfação.
7. Crie campanhas direcionadas para aumento das vendas
Para aumentar as vendas a partir de campanhas, os clientes precisam ficar cientes sobre a iniciativa e enxergar vantagens nisso, que é justamente como o marketing pode ajudar você. Quer uma sugestão? Pense novamente no exemplo das ofertas dos cardápios testadas no horário de almoço, que costuma ser o período de pico em restaurantes.
Se as novas ofertas forem bem-vistas e você utilizar as redes sociais para divulgar os pratos, e permitir que os clientes voluntariamente façam uma avaliação, é possível atrair novos consumidores a partir dessas recomendações realizadas.
Além das redes sociais você também conta com outros canais, como o e-mail marketing. O mais importante é alinhar a comunicação com o objetivo da campanha. Quer dizer, se o seu objetivo é enfatizar as novas ofertas que entraram no cardápio, todos os canais devem promover conteúdos sobre isso.
Outra vantagem é que dessa maneira o seu negócio também anuncia ofertas e descontos, o que atrai novos clientes, especialmente por serem mensagens fáceis de serem compartilhadas uns com os outros
Deixar para fazer ações que aumentem a lucratividade da sua rede de franquias, quando a maré baixar, é um enorme erro. Por esse motivo, implemente essas ações o quanto antes e busque o melhor resultado para suas lojas, independentemente do cenário atual das vendas.
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