Gerenciar uma loja física não é uma tarefa simples. São inúmeros os desafios da operação física que ficam a cargo do gerente de loja.
Mas no dia a dia, vários fatores podem criar verdadeiros pesadelos para esse profissional. Você sabe quais são eles?
Confira a lista com os cinco problemas mais comuns que um gerente de loja precisa enfrentar. Ah, e no final você também confere a melhor dica para não ter que passar por tudo isso!
1 – Não bater meta
Primeiro de tudo, o grande objetivo de toda loja do varejo é atingir sua meta de vendas. Não alcançar esse número significa que todo o trabalho não está gerando o resultado esperado.
E para que as metas, de fato, sejam alcançadas, a liderança é fundamental, afinal, o gerente é um dos principais responsáveis por apoiar a equipe rumo a meta e estabelecer objetivos reais, que possam ser alcançados.
2 – Ter um vendedor mal preparado ou “preguiçoso”
O pior vendedor é aquele que durante o processo de vendas utiliza um discurso diferente daquele que a empresa prega ou recomenda. Ou seja, quando o responsável pela venda está mal preparado ou até mesmo com preguiça de fazer da maneira correta.
A visão de quem está sendo atendido pelo vendedor acaba gerando outros impactos negativos, como uma propaganda ruim da loja. Usar a técnica CVBA adequadamente poderia mudar todo esse cenário.
3 – Não ter produto em loja para vender
Já falamos sobre não bater a meta. Mas outro ponto tão ruim quanto é passar pelo pesadelo de ter um cliente pronto para comprar, mas sem o produto que ele precisa disponível no estoque da loja.
Esse é um dos piores cenários justamente por ter que perder a venda.
Isto ocorre por uma série de erros, seja por uma compra errada no volume do produto ou até por não saber quais são os produtos que precisam ter estoque. Ao identificar os motivos de perda de venda da sua loja, você já dá um passo para não ter que se preocupar com falta de produtos.
4 – Não ter informação de clientes na loja
Para todo gerente de loja, as informações sobre os clientes que acessam a loja são essenciais para conseguir pensar em ações, estratégias e até corrigir erros comuns.
Sem informações, como saber quais são os pontos de melhoria para implementar na loja? Acompanhe as informações mais importantes dos seus clientes, como os motivos de perda de venda, os horários de maior fluxo da loja etc.
5 – Preencher planilhas
Processos complexos e manuais que demandam tempo acabam sendo um dos pesadelos do gerente também. Claro que esses dados serão importantes para acompanhamento de resultados, mas esse trabalho priva o gerente de atuar nas principais frentes que precisa na loja.
Acompanhar, liderar o time e ficar presente para apoiar em todas as necessidades deve ser a prioridade. Por isso que automatizar processos ajuda a manter o gerente em posição de destaque em frente as vendas.
A lista de problemas que um gerente de loja precisa resolver parece não ter fim. Mas ao invés de focar neles, que tal já implementar uma solução para mudar essa realidade?
Para não passar por isso, o melhor caminho é buscar tecnologias que consigam evitar ou até mesmo resolver a maioria desses problemas.
Uma delas, que consegue resolver grande parte dessa lista, é a plataforma de performance no varejo. E os benefícios gerados por ela, conectando o gestor com a equipe, são os mais variados possíveis:
– Relatórios e números automaticamente
– Taxas de conversão por vendedor
– Motivos de não conversão
– Horário completo com as ações de cada um
– Gerenciamento de metas em tempo real
Você se identificou com alguns dos pesadelos relatados aqui? Então convidamos a compartilhar este conteúdo com seus colegas para que eles também saibam como resolver todas essas questões!
Até logo,
Somos uma plataforma incrível de análise de performance de varejo. que conecta de forma inteligente o gestor e a sua equipe de vendas. De maneira fácil, dinâmica e intuitiva, levamos estas respostas para você!
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