Se antes da pandemia do coronavírus algumas lojas ainda resistiam em migrar para o mundo virtual, com um vendedor monocanal, saiba que atualmente esta tem sido uma importante mudança — de acordo com o segmento de atuação — para continuar mantendo negociações com o cliente, já que, por alguns meses foi preciso fechar a maior parte do comércio. Isso só acelerou a evolução digital, onde os clientes estão muito mais digitais explorando mais os canais disponíveis neste universo da multicanalidade.
Então o que parecia ter sido uma catástrofe se tornou uma oportunidade de ressignificar e evoluir todo o nicho, trazendo mais ganho, do que perda.
É o caso de muitas livrarias, que abriram o serviço de atendimento por telefone para pedidos e entregas de livros, já que as idas às bibliotecas se tornaram inviáveis. Ações como essas estimularam o aumento de 71% nas compras on-line dos brasileiros.
A maior parte dos consumidores usam a internet como uma forma de pesquisar, olhar recomendações e depoimentos, comparar preços etc. Então, para que o seu negócio se diferencie dos demais, é preciso entusiasmo, criatividade e literalmente “se jogar de cabeça” neste universo para entender o que combina com o seu público, o que não funciona, quais são as tendências em alta, etc.
Os seus vendedores precisam entender qual a melhor forma de se comunicar com o seus seguidores e manter um relacionamento com os seus clientes, criando uma identidade e comportamento digital instagramável.
Agora que você percebeu a importância dos vendedores digitais no mercado atual é importante que eles tenham atributos específicos e diferenciados do que nos espaços presenciais, continue a leitura e descubra como incentivar este perfil digital na equipe de vendedores da sua rede de franquias.
Seja o MELHOR vendedor digital
O novo papel do vendedor espera um comportamento dinâmico para atuar de forma eficaz neste canal de venda online. Entende-se que este profissional use de forma intensa as suas melhores qualidades no ambiente online. Simpatia, entusiasmo, criatividade, adaptatividade e empatia são algumas das características importantes à serem desenvolvidas.
É comum que haja uma equipe envolvida em diferentes etapas do processo, como no atendimento, planejamento, social mídia, direção de arte etc. Desta forma, as responsabilidades são decentralizadas, no que permite garantir a atenção e eficácia que o cliente necessita.
Porém, de forma geral, saiba que o vendedor digital é aquele que está em contato com os clientes de forma online para tirar dúvidas, responder comentários com feedbacks positivos ou negativos e é responsável por tornar a apresentação das ofertas mais persuasivas. Tudo isso com uma comunicação coerente e alinhada a linguagem da marca.
Venda por QR Code: como funciona?
Para facilitar a negociação entre a marca e cliente, existe a venda por código QR, que permite o recebimento de pagamentos de forma muito mais fácil, rápida e de uma forma gratuita. Para isso, basta inserir no código o valor do produto comprado no computador ou pedir ao cliente para digitá-lo após o escaneamento.
O código QR precisa ser visível e estratégico e você deve destacar essa forma de pagamento em todo o seu negócio, seja ele físico ou apenas digital. Como os consumidores exigem rapidez e facilidade, com o código QR você leva isso para dentro da sua marca. Ideal!
Código do vendedor: comodidade e relacionamento
Quando as vendas da sua marca é feita de forma unificada – unindo o físico e o digital – aumenta o leque de possibilidades de compra para o seu cliente, proporcionando uma experiência completa com a marca. A venda por código traz a oportunidade de maximizar as vendas, trazendo comodidade para o seu cliente, estreitando esse relacionamento, onde o cliente escolhe onde prefere comprar e com um suporte humanizado e personalizado do vendedor.
Cupom do vendedor
O cupom de desconto para compras online é uma estratégia interessante para engajar a equipe de vendas na estratégia digital da marca. Funciona assim: cada vendedor tem o seu código e através da divulgação online e relacionamento com a sua carteira de clientes, o consumidor realiza a compra utilizando este código no site para ganhar um desconto exclusivo do vendedor. Desta forma é possível identificar qual vendedor gerou mais vendas, teve maior audiência nas vendas e divulgação da coleção, produtos em destaques, promoções etc.
Quais as principais funções do vendedor digital?
Uma mudança na maneira de consumo exige que as formas de vendas também se adaptem e acompanhem esta mudança, permitindo assim que as marcas continuem próxima deste novo cliente que se comporta de forma nova. Assim, do mesmo modo que a marca precisa saber agregar as melhores ações para conquistar o consumidor, o vendedor digital deve fazer o mesmo.
Redes sociais
Isso inclui ficar por dentro das tendências, mudanças comportamentais, participar de grupos e comunidades do segmento etc.
Como é o caso, por exemplo, do Tik Tok, uma plataforma social chinesa de vídeos curtos que tem repercutido cada vez mais entre as pessoas nas redes sociais.
Ter mais familiaridade com esta ferramenta pode ajudar a sua equipe de vendedores a aproveitar melhor o espaço para anunciar a sua marca. Tudo isso para que o vendedor digital tenha em mãos as melhores formas de tornar as ofertas atraentes, de acordo com o público-alvo trabalhado.
Vale lembrar, que também é importante que o vendedor digital tenha total domínio sobre o que está vendendo para conseguir se tornar uma referência no setor. Quando esta credibilidade é gerada, é muito mais fácil conseguir que as pessoas indiquem os produtos que usaram e que se sentiram satisfeitas com a compra.
Dicas para engajamento no ambiente digital
O conhecimento do vendedor precisa ser além, não apenas das mercadorias. Se o vendedor digital trabalha em uma loja de produtos naturais, por exemplo, fale de receitas, dicas de refeição saudável, mostre produtos mais indicados para dietas etc. Essas estratégias farão com que o consumidor seja atraído por acompanhar estas dicas, por este conteúdo e inicie um relacionamento no meio digital.
Uma vez que o vendedor digital possui este papel de influenciar e divulgar no ponto físico, disponibilizando cupons de desconto, mostrando coleções novas, peças em promoção etc, é importante que a sua marca tenha uma equipe de marketing muito bem montada por trás disso tudo, com as funções muito bem divididas para cada profissional responsável pelas vendas on-line. Um social media por exemplo, pode produzir os conteúdos para as redes sociais, programar as publicações, analisar as métricas e interagir com os seguidores.
Enquanto isso, o analista de marketing digital deve elaborar campanhas, criar briefings, realizar contato com parceiros, fazer análise do mercado e da concorrência, posicionamento de marca etc. Já o profissional de mídia on-line é responsável pela comunicação virtual com o cliente, assim ele deve saber com fazer com lives, vídeos, interagir com os seguidores etc.
Quais as principais características de um bom vendedor digital?
Você deve estar se perguntando: “ok, quais são as características primordiais que devem ser analisadas em um vendedor no momento da contratação, para que ele depois consiga exercer esta atividade online?”.
Perfil do vendedor digital
Seja ao atuar no e-commerce, redes sociais, chat da loja virtual ou até no atendimento por telefone ou e-mail, um bom vendedor digital precisa de um perfil inovador e diferenciado.
- O vendedor digital precisa ter mais e melhores argumentos para oferecer o intangível (aquilo que o cliente não está vendo e nem tocando);
- Saber detalhes das recomendações de limpeza, armazenamento, lavagens etc;
- Ter argumentos para contornar as objeções e convencer o consumidor na compra;
- Se comunicar com facilidade e usar a empatia como um diferencial (saber ouvir mais, para entender as reais necessidades);
- Propriedade para falar sobre as características do produto e suas diferentes formas de uso;
- Consciência sobre o que precisa melhorar nas estratégias de negociação;
- Perceber oportunidades de insights para aperfeiçoar o negócio;
- Estar “antenado” e por dentro das estratégias digitais da rede.
Entender as necessidades do momento
Como não existe o encontro tradicional no ponto de venda para que os vendedores conheçam o cliente, é preciso ter muita disciplina para reunir dados sobre os possíveis interessados na marca e saber quais são suas necessidades, desejos, hábitos de vida etc. para realizar uma comunicação e ofertas de forma mais eficaz.
Por exemplo, uma pesquisa realizada pela Social Miner, que realiza uma análise do comportamento dos clientes, o valor do frete, seguido pelo prazo de entrega, são dois pontos que influenciam bastante a satisfação dos consumidores. Pensando nisso, a Magazine Luiza criou uma promoção de frete grátis nas compras acima de R$99 para todo país. Quando se trata de produtos relacionados ao combate do Corona vírus, o frete é grátis independente do valor do compra.
Do mesmo modo, é importante estar acompanhando as notícias, concorrentes, cenários de mercado, estudar e entender o momento de crise, além de comumente reunir dados sobre os produtos mais vendidos, quais dias e horários são os melhores e até entender os motivos que levam uma compra a ser cancelada ou abandonada no carrinho. Tudo isso ajuda o vendedor digital a entender mais sobre o negócio e as estratégias possíveis de aperfeiçoamento.
Cases de Sucesso
Um outro exemplo que é interessante mencionar são as redes sociais da cerveja Nossa de Pernambuco. A marca não vende apenas a bebida, mas também o orgulho pernambucano, e isso é mostrado no branding da cia, nas cores das imagens, na comunicação – com destaque para as gírias escolhidas – ídolos escolhidos para representar a marca e até na valorização dos profissionais de agricultura familiar responsáveis pela produção da cerveja. Tudo isto reflete na credibilidade do perfil nas redes sociais, além de criar mais identificação com o seu público-alvo. Este trabalho é importante para o vendedor vender digitalmente, uma vez que ele também vai ser mais uma voz da marca no ambiente digital.
Essas são algumas dicas para a sua equipe ter mais vendedores digitais e conseguir ampliar os resultados das suas vendas. Lembre-se de que a transformação digital é uma realidade nas empresas. Dê o próximo passo para inovação que a sua marca precisa.
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Até logo,