O mundo está passando por um momento delicado e todos os setores da sociedade acabam sendo afetados. Por essa razão, muitos empresários enxergam a demissão como a melhor solução para tentar sobreviver a esta crise. No entanto, os colaboradores são a força motriz do negócio e toda crise tem um fim. É possível contar com outras soluções para superar crises sem demissões.
Inclusive, a decisão de não demitir os colaboradores durante a crise do coronavírus foi anunciada por grandes marcas como Renner, Magazine Luiza e redes GPA. E ainda, mais de 4 mil corporações assinaram um manifesto com valor simbólico em que se comprometem a manter o número de colaboradores e procurar outras alternativas para passarem por esse problema e continuarem vivas no mercado.
Então, você quer entender como a sua marca também pode superar crises sem demissões? Continue a leitura e saiba mais!
Reavalie produtos e serviços
Crises financeiras exigem uma reavaliação nos produtos e serviços oferecidos, já que os hábitos de consumo são alterados. A crise atual, por exemplo, exigiu que a maior parte das pessoas ficasse em casa para achatar a curva do coronavírus, e tornou necessário também que as empresas voltassem seus produtos e serviços mais para esses espaços do que os fora de casa.
Por exemplo, marcas de cosméticos precisaram mudar a comunicação e realizar campanhas em espaços internos de uma casa, além de incentivar as pessoas a se cuidarem para si e não para os outros — já que não há tantas saídas quanto antes — e também passaram a reforçar a ideia de que o autocuidado agora serve como uma preparação para quando finalmente for mais seguro sair de casa.
Assim, pesquise e identifique as novas demandas geradas pela crise no seu setor de atendimento e reformule suas ofertas com base nelas. O que pode significar até ajustes nas paletas de cores utilizadas e em imagens que remeta a pessoas dentro de casa e com máscaras no rosto.
Integre os setores da empresa
Em tempos de crise, mais do que nunca, é essencial que todos os setores de um negócio trabalhem de forma sincronizada, especialmente entre o setor financeiro e a diretoria, para que todos saibam o que está ocorrendo. Isso inclui não só o fluxo de caixa, perspectivas de despesas e receitas futuras, mas também as estratégias adotadas para o enfrentamento ao coronavírus entre outras questões.
Por essa razão, é fundamental que os gestores do negócio comuniquem a real situação para todos os membros. Dessa maneira, todos ficam cientes da real situação e da necessidade que todos trabalhem juntos e ainda mais fortemente para superar a crise sem demissões e maiores dificuldades.
Assim, é possível também traçar estratégias conjuntas para que haja uma adaptação à nova realidade, como reduzir gastos supérfluos e ter um uso mais consciente dos recursos. Porém, é importante que você não realize cortes de recursos tecnológicos, como apps e plataforma online da loja, já que eles são essenciais para oferecer maior competitividade e manutenção das vendas.
Encontre as oportunidades surgidas em meio à crise
Crises de saúde como a do coronavírus trazem inúmeras consequências, mas, apesar disso, é possível encontrar oportunidades como formas de diminuir seus danos. A missão do seu negócio é usar a criatividade, a inteligência e o bom senso para descobrir isso.
Por exemplo, as companhias de telefone Claro, Oi, Tim e Vivo lançaram uma campanha em conjunto, garantindo a conexão dos usuários, que virou a principal forma de comunicação em tempos de isolamento e deixou a competição de lado.
Tenha objetivos redefinidos
Com a nova realidade que a sua empresa está enfrentando, pode ser que os números do caixa já não acompanhem mais os objetivos estabelecidos. Assim, marque reuniões periódicas para analisar e revisar o que foi proposto e adaptar para a nova realidade.
Percebeu que para superar crises sem demissões é preciso ter uma gestão bem-estruturada? Trata-se de um trabalho árduo, mas, futuramente, você verá que os colaboradores são a força motriz da corporação e devem ser demitidos apenas como último recurso.
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