Os incentivos financeiros de final de ano, como o 13º salário e as bonificações que diversas empresas oferecem aos seus funcionários, são uma grande injeção de recursos que movimentam o comércio nesta época de Natal e Ano Novo.
Esse é um período muito importante para o varejo brasileiro e deve ser aproveitado para expandir indicadores importantes para sua marca, como taxa de conversão, metas de vendas, peças como atendimento (PA), entre outros, além, claro, do ticket médio.
Além das vendas, as trocas também são grandes oportunidades para novos negócios e seu time deve estar bastante alinhado com esta estratégia, oferecendo total atenção a quem entra na sua loja seja para trocar ou comprar um presente.
Quer relembrar algumas ações que você pode adotar para sua marca e potencializar suas vendas neste período? Confira!
De maneira objetiva, o Ticket Médio é um dos indicadores mais importantes do varejo, pois dá clareza à capacidade (ou não) da sua marca em fechar pedidos de alto valor médio. Trata-se da do valor médio dos pedidos efetivados pela sua marca em um determinado período.
Para medir o indicador de maneira eficiente, soluções digitais e completas como a Indeva permitem aos proprietários e gestores de lojas acompanharem este número, de maneira automatizada e em tempo real, em níveis granulares (como TM de cada vendedor), até visões mais estratégicas, como TM da loja, da rede etc.
Por exemplo, se sua loja realizou três vendas nos valores totais de R$10, R$15 e R$20, isso significa que seu ticket médio neste período foi de R$15. Você deve fazer esta análise por dia, por semana, por mês, e qualquer outro período que te ajude a entender melhor seu desempenho e tomar decisões com base nos dados.
Quanto maior seu ticket médio, melhor está sendo a sua capacidade de finalizar pedidos de maiores valores. Você pode checar aqui 4 indicadores de desempenho do varejo essenciais para a sua loja.
Nesta época de fim de ano as pessoas colocam em prática o desejo de presentear de forma especial. Por isso, é mais provável que seus clientes estejam dispostos a gastar um pouco mais e, certamente, estarão mais abertos a ofertas. Então, uma dica é: planeje combos e promoções com peças que sejam complementares, por exemplo, bermuda jeans + regata, ou perfume + creme hidratante. E assim por diante.
Faça as escolhas de produtos com base no seu estoque e de acordo com o desempenho dos itens no seu histórico de vendas, ou seja, faça combinações que garantirão o giro do estoque, mas que seus clientes perceberão valor na compra do combo. Não deixe de comunicar essas promoções e combos com antecedência!
Essa estratégia vale tanto para as vendas de Natal, quanto para depois da data, momento em que muitos clientes vão às lojas fazer trocas. Cada contato do cliente na loja física é uma oportunidade de venda para sua marca.
Dizem que a gente começa a comer com os olhos, e nas compras vale o mesmo ditado. Uma vitrine bonita, bem estruturada, com preços e promoções bem posicionados, são um atrativo a mais para seus consumidores nesta época.
Aproveite esse espaço para comunicar sua queima de estoque, uma excelente estratégia pós-Natal. Os clientes adoram a possibilidade de fazer boas compras a preços mais baixos e, para você, é um ótimo momento de boas vendas e ainda libera espaço para novos produtos e/ou coleções que estão por vir.
Uma dica: Mesmo na queima de estoque você deve estar atento em oferecer aquilo que é interessante para o seu público-alvo. Suas ofertas precisam ser sempre relevantes!
Uma boa estratégia de comunicação vai coroar tudo aquilo que você programou para o final do ano. Comunicar-se com seus consumidores de forma direta e assertiva, vai fazer com que eles se aproximem de você e, por consequência, se sintam atraídos pelo que você oferece.
E mais, sua comunicação precisa ir além da oferta de produtos. Aproveite os canais que mais geram interação com seus clientes para explorar o propósito da sua marca e o estilo de vida almejado com base no seu público-alvo.
Nutra o relacionamento com seus consumidores para que eles possam tomar decisões assertivas em relação a comprar com você. As redes sociais são ferramentas com grande potencial de interação e aproximação. Ou seja, com baixo custo, você consegue atrair pessoas, oferecer seus produtos e serviços e converter!
Os clientes que fazem compras para presentear alguém também precisam ser tratados de forma especial pela sua loja. Prepare alguns brindes simbólicos para aqueles que realizarem compras acima de determinado valor. Demonstre que você se importa com o fato de seu cliente ter escolhido a sua marca para presentear alguém que ele gosta.
Isso mostra que sua loja não está no mercado apenas para lucrar, mas para fazer parte da vida de seus consumidores. Assim, sua marca se relaciona e fideliza seus clientes.
No período do final de ano, quando os clientes estão mais inclinados a comprar e presentear, é uma excelente oportunidade para criar este tipo de ação.
Toda sua estratégia de vendas e de marketing deve estar muito bem alinhada com o treinamento que seu time recebe para este período festivo. O Natal é uma data muito esperada pelos vendedores do varejo. Contudo, este mesmo entusiasmo deve ser mantido depois.
Muitos vendedores acabam perdendo vendas por não dar a devida atenção aos consumidores que entram na sua loja para trocar, conforme comentamos acima. Não deixe que este sentimento contamine seu time de vendas.
Instrua seu time a valorizar todos os clientes que entrarem na sua loja, pois cada nova interação pode significar uma nova transação. Caso o bom atendimento não se reflita necessariamente em aumento de ticket médio, certamente contribuirá no longo prazo para um bom relacionamento com sua marca.
Portanto, seu time de vendas deve estar sempre pronto para atender melhor e vender mais. E uma boa dica para motivar seu time a alcançar as metas nesse período tão competitivo é criar ações como as “corridinhas”, que são pequenas metas durante o mês que estimulam o time a alcançar o resultado esperado daquele período.
Com Indeva by VTEX, você pode acompanhar diariamente as metas dos vendedores e das lojas, de forma inteligente e otimizada, além de ter acesso a informações que podem te dar insights para oferecer ao seu cliente os produtos que ele deseja, aumentando seu ticket médio e fidelizando seu público-alvo.
Use a tecnologia como sua maior parceira para atingir suas metas e vender mais!
Gostou dessas dicas? Esperamos que você tenha um final de ano com sucesso nos negócios e vendas espetaculares!
Até a próxima!
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