Quantas pessoas você conhece que precisam de óculos? Muitas, não é mesmo? A saúde dos olhos não é só um tema essencial para a vida das pessoas, como também é um segmento ainda em plena ascensão.
Como o aumento no uso de smartphones e superexposição às telas, os casos de problemas relacionados à visão vem aumentando, fazendo com que a procura por óculos aumente.
Além disso, os óculos com prescrição médica há muitos anos eram um sinônimo de incômodo e acabaram virando acessório de moda.
Você atua ou pretende atuar neste ramo? Então fica de olho, que preparamos algumas ideias para você refletir e entender melhor este importante segmento do varejo.
Para abrir uma ótica você precisa saber que este é um tipo de comércio altamente especializado. Portanto, o empreendedor que deseja ingressar no ramo deve ter conhecimentos técnicos sobre os produtos a serem comercializados, além de ter profissionais capacitados para os serviços (caso tenha uma estrutura de laboratório e exames).
É aconselhável a contratação de um ótico experiente, para orientar os clientes, transmitir confiança e que tenha o conhecimento do assunto.
Além da necessidade física, os clientes trocam de óculos muitas vezes por uma questão estética, bem antes das armações envelhecerem. Esse fluxo de consumo oxigena o segmento. Por esse motivo, é necessário estar atento às necessidades dos clientes para aumentar o ticket médio com a venda de outros produtos como óculos de sol, lentes de contato, óculos para computador, para dirigir à noite etc.
Normalmente, mais de um membro de uma mesma família usa óculos, o que também é uma oportunidade de aumentar suas vendas. Assim, mantenha o foco em oferecer um serviço de qualidade para que os clientes sejam fiéis ao seu atendimento e à sua orientação profissional.
Outro fator que pode explicar o crescimento desse mercado é a popularização dos óculos de sol. Nos últimos anos, marcas famosas e internacionais estão cada vez mais acessíveis aos pequenos comerciantes brasileiros, por meio de grandes distribuidores. Essas marcas lançam constantemente novidades com materiais cada vez mais leves, bonitos e resistentes.
Associado a isso, a recomendação dos órgãos de saúde é que, com uma maior incidência de raios solares cada vez mais agressivos, a necessidade de proteção ocular aumentou. No caso dos óculos solares, para manter a proteção efetiva, o ideal é que a troca aconteça a cada dois anos, ou seja, oportunidades de vendas cíclicas.
A localização é um dos pontos que mais influenciam no seu faturamento. Sendo assim, durante o planejamento inicial de uma nova unidade, por exemplo, você deve definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com essa informação, fica mais fácil escolher a região para a qual seus consumidores terão fácil acesso.
O ponto ideal deve ter um bom fluxo de pessoas, boa visualização para a sua ótica e fácil acesso para os clientes. Fique de olho também nas questões legais e licenças exigidas para o funcionamento, especialmente a legislação de zoneamento urbano.
Estabelecer um bom relacionamento com os fornecedores é primordial para o sucesso da sua ótica. Caso sua estrutura dependa de um laboratório independente, este será o seu principal fornecedor. É preciso conhecer muito bem o laboratório, a capacidade de produção, maquinário e o conhecimento dos colaboradores.
Além do laboratório, outros fornecedores são necessários, como os de armações, lentes de contato e óculos escuros.
Dica de ouro: Cuidado no planejamento da compra das mercadorias. Isso porque a grande maioria dos representantes de grandes fábricas não trabalham com consignação, então, óculos encalhados são sinônimo de prejuízo.
Para ter sucesso nesse empreendimento, pessoas especializadas devem compor seu time, mesmo que seja experiência básica nessa atividade, na venda desses produtos e no atendimento aos clientes.
A equipe não precisa ser grande, mas precisa de treinamento para lidar com os clientes, para oferecer informações sobre os produtos e no ato da compra com indicações, descontos e formas de pagamento.
É muito comum que a equipe esteja uniformizada como forma de melhorar o posicionamento da marca e da identificação do colaborador com o cliente que procura sua ótica.
As formas de divulgação da sua ótica vai variar de acordo com sua localização e seu público-alvo. Pense em opções com baixo custo inicialmente, mas que gerem bons resultados.
Os meios online são a melhor opção. Mantenha seu site sempre atualizado com sua marca e seus produtos, crie campanhas nas redes sociais oferecendo brindes, descontos para compras combinadas. Invista em anúncios em sites de busca para gerar maior volume de tráfego e vendas.
Com essas dicas você pode se inserir nesse mercado que é bastante promissor e que está em pleno crescimento. Além disso, o ramo das óticas oferece uma flexibilidade e escalonamento para criação de franquias e quiosques que permitem o crescimento da marca e ampliação da marca.
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