O mercado como um todo passa por processos profundos e constantes de inovação e transformação. No setor de varejo de calçados, não é diferente. Os modelos de negócios de rua e multimarcas permaneceram por décadas como o melhor formato para este segmento. Agora, no entanto, o futuro está batendo à porta e pensar fora da caixa nunca foi tão importante.
As inovações para calçadistas são inúmeras: demanda da interação online, customização, produtos sustentáveis, marcas com valores mais claros e bem posicionais, estoques inteligentes, omnichannel. Algumas dessas tendências já aparecem em algumas empresas, porém ainda de maneira tímida em muitas regiões.
Um grande marco para o ramo foi justamente a Abicalçados, a Associação Brasileira de Calçados, estabelecer pilares para o ramo visando estimular sua evolução: novos produtos, processos e modelos de negócios. A inovação, portanto, deve fazer parte dos empreendedores.
De maneira resumida, a loja de calçados ainda terá seu espaço no varejo, mas, daqui para frente, ela precisará se reinventar em características como tamanho, foco em experiência, visual merchandising e atendimento.
Vamos falar sobre algumas tendências importantes para este segmento? Acompanhe!
Uso da tecnologia
A tecnologia deve ser a grande alavanca de crescimento, expansão e inovação das marcas calçadistas. A começar pelo estoque: muitas marcas já utilizam a tecnologia para colocar na palma da mão de vendedores e gestores o controle de estoque da própria loja e da rede.
Já a jornada do cliente como um todo é fundamental que seja fluida e sem fricção. Para isso, muitas lojas já utilizam o checkout móvel. Ou seja, ao escolher um produto, o cliente pode fechar o pagamento de qualquer ponto da loja, por meio de um pin pad ou máquina de cartão móvel. Isso significa menos filas e burocracia no caixa.
Outras marcas já embarcaram mais tecnologia no atendimento remoto ao cliente, por exemplo, permitindo finalizar pedidos via redes sociais. Com esta comodidade, o cliente precisa apenas passar na loja para retirar o pedido, já que o atendimento completo é realizado remotamente.
Na hora de pagar: Quanto aos meios de pagamentos, a inovação também é presente. Na hora de pagar o cliente quer mais tecnologia e facilidade. Seja pagando com um QR Code ou PIX, este é o momento de criar interações com menos contato e mais agilidade.
Assim o cliente se sente mais presente na jornada de compra, com uma sensação de rapidez na operação. Essas novas formas de pagar promovem ainda uma sensação maior de segurança, e isso é muito importante na sua relação com os clientes!
Foco na customização
Tornar a experiência única e marcante para seu consumidor deve ser sua meta ao iniciar e ao encerrar seu dia. Vamos pensar em algumas ideias?
O uso de lockers é uma opção válida também para os clientes que querem passar menos tempo dentro de lojas. Ou seja, ao vender um item de maneira remota, você insere o produto no locker, e o cliente poderá abrir e retirar mediante a digitação do CPF.
Para estratégias como essa, é importante que seu time de vendas esteja devidamente treinado para atender via Whatsapp, por exemplo. Desta maneira, seus vendedores participarão de maneira mais ativa do negócio e se sentirão mais empoderados quanto aos resultados da marca.
Se você já trabalha com um APP, customize o atendimento concedendo cupons exclusivos para seus clientes.
Uso das Redes Sociais
Expandir a atuação da sua loja de calçados para além das paredes da loja é um caminho sem volta e, com certeza, trará bons resultados a curto e longo prazo.
Você pode criar um catálogo de produtos no Facebook. Além disso, pode ativar o recurso de “Sacolinha” do Instagram, marcando seus produtos em publicações criativas e envolventes. Lembre-se também de utilizar o catálogo de produtos do WhatsApp Business.
Para manter a roda girando, crie sempre campanhas direcionadas, utilize as redes sociais para complementar campanhas e interagir com seu público. Uma ideia criativa é, por exemplo, eleger pessoas do seu time para responsáveis por atualizar o catálogo e posts da sua marca nas redes sociais durante o mês.
Necessidade, Desejo e Sustentabilidade
Os consumidores dos dias de hoje têm novas demandas na hora de escolher uma marca ou um produto. Muitas empresas já largaram na frente para criar produtos ou embalagens a partir de materiais recicláveis, isso soma pontos com os clientes que esperam posicionamentos mais atualizados.
Além disso, hoje em dia, ao pesquisar calçados, as pessoas pensam muito mais na necessidade, conforto e usabilidade, não apenas nas tendências da moda. Estamos em um período de alta para chinelos, pantufas e rasteirinhas. Essa ideia é importante na hora de explorar vitrines e campanhas.
Inovar sem medo
Conectar a indústria de calçados ao varejo não é mais o suficiente. Antes, esta interação por si só já bastava para ter bons produtos e boas vendas. Hoje, no entanto, inovar significa criar significados para a experiência de compra para, então, atrair e fidelizar clientes, melhorando a conversão das lojas.
Agora, é possível ver uma grande segmentação do setor calçadista e a indústria preencheu o mercado com marcas próprias e até redes próprias. Toda essa nova concorrência exige que as lojas sejam mais digitalizadas e interativas para ganhar novos espaços e encontrar novas fontes de receita.
Essas dicas e reflexões servem para você ampliar sua visão e pensar além de temas básicos como custo de impostos, de aluguel e mão-de-obra. Tudo isto é importante, porém para prosperar, é preciso colocar em prática uma postura mais ativa e inovar em todos os aspectos do seu negócio. Fazer a mesma coisa esperando resultados não vai fazer o seu negócio crescer. Pense fora da caixa e boas vendas!
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