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Calendário do varejo 2022: faça sua estratégia e prepare-se para crescer

Um ano novo cheio de novas oportunidades: Essa é a expectativa do varejo para 2022. E, para expandir as suas vendas aproveitando as principais datas sazonais do varejo, construir um planejamento com boa antecedência é a melhor maneira de entrar em 2022 preparado.

Fazer um plano comercial olhando para este “mapa” dos grandes momentos do varejo vai te ajudar a tirar o melhor de cada período. Além disso, você conseguirá aperfeiçoar sua operação para cada um deles, oferecendo ao seu público o que ele espera em cada momento de celebração e compras.

Lembre-se: Planejar com antecedência dá a você a possibilidade de negociar melhores preços com seus fornecedores, além de programar estratégias eficientes de atendimento e entrega para que seus clientes se sintam encantados pela sua marca.

Outro ponto que não pode ficar de fora da sua visão é entender que a tecnologia está do seu lado nesse processo, principalmente na gestão do seu negócio (lojas, comércio eletrônico, parceiros, estoque, pedidos etc.), e na comunicação e relacionamento com seus clientes (e-mail, redes sociais, Whatsapp e outros).

Para ampliar sua visão sobre essas oportunidades e te ajudar no seu planejamento, criamos esse guia com as principais datas sazonais e comemorativas de 2022. Confira e prepare-se para vender mais!

Calendário Varejo 2022

Janeiro: Trocas pós-Natal e férias

É muito tradicional no varejo brasileiro que os clientes busquem as lojas durante o mês de janeiro para realizar as trocas de presentes de Natal. Além de comum, esse fluxo é muito esperado pelos lojistas. Portanto, esteja preparado para fazer novas vendas.

Sim, a entrada de um cliente na sua loja sempre representa a possibilidade de novas compras. Treine seus vendedores para aproveitar esse movimento e oferecer outras opções de produtos. Esta é uma ótima oportunidade para gerar novos pedidos e aumentar o ticket do cliente.

Janeiro também é o mês em que muitas famílias aproveitam as férias escolares. Ou seja, muitas pessoas aproveitaram a oportunidade para comprar itens esportivos e de lazer, roupas de praia e fazer refeições fora de casa. Aproveite o início do ano para motivar sua equipe, atendendo bem os clientes e garantindo bons números logo no início do ano.

Fevereiro: Liquidações do Verão

Fevereiro costuma ser um mês de troca de vitrine para a próxima estação. Para dar saída ao que não vendeu no período anterior, estude a possibilidade de colocar esses produtos em promoção com boa visibilidade. Assim, mesmo que os clientes não estejam à procura desses itens, podem se interessar pelos preços e pela oportunidade de adquirir bons produtos.

Até lá, é importante haver um projeto que defina a nova vitrine e inclua os produtos da promoção como itens complementares em pontos estratégicos da loja. As chamadas de “saldão” e “queima de estoque” são ótimos chamarizes para sua loja.

Março: Dia Mundial do Consumidor

O dia 15 de março também é conhecido como o Dia do Consumidor. A data está cada vez mais ganhando relevância no varejo brasileiro, conquistando clientes com descontos exclusivos. Nos Estados Unidos, esse dia é celebrado há pelo menos 50 anos.

Para este dia, você pode investir em combos e promoções que podem garantir, não somente as compras em março, mas a fidelização do seu cliente. Além disso, o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é uma ótima oportunidade para criar promoções e comunicações específicas, caso faça sentido para sua marca.

Abril: Páscoa

Um dos melhores meses para o varejo alimentício, a Páscoa será celebrada em 2022 no dia 17 de abril. Os varejistas desse segmento esperam ansiosamente por ela, investindo pesado em marketing e nas promoções.

Uma boa estratégia para manter e até mesmo aumentar o ticket médio, é oferecer variedade nos preços dos produtos para atender a maior quantidade de público possível. Oferecer cestas e kits também é uma excelente forma de aumentar suas vendas nesse período.

As crianças são um dos grandes focos dessa data. Portanto, pense nesse público ao criar, por exemplo, a decoração da sua loja ou rede, além da escolha dos produtos.

Maio: Dia das mães

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do varejo (ficando atrás somente do Natal e da Black Friday, segundo os dados de 2021 do Movimento Compre & Confie) e, em 2022, será celebrada em 08 de maio.

A data movimenta diversos segmentos do varejo, de vestuário e calçados, a eletrônicos e lojas de papelaria e presentes. A data pode ser um dos grandes momentos do ano para sua marca, isso porque somente em 2021, as vendas do Dia das Mães tiveram aumento de quase 70% em relação a anos anteriores.

Junho: Dia dos Namorados

Algumas semanas depois do Dia das Mães é importante que você já esteja vendendo bastante em função do Dia dos Namorados, que é outro importante evento para o comércio varejista. A data é comemorada em 12 de junho.

A expectativa é grande para a data, já que nos últimos dois anos os negócios relacionados notaram certa retração no faturamento devido à mudança de comportamento dos casais. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2021 houve alta de 2,5% no volume de vendas, quando comparado ao Dia dos Namorados de 2020, e este índice deve ser novamente maior para o próximo ano.

Em 2022, os varejistas esperam grandes lucros, já que em 2021 foram movimentados quase R$ 2 bi em vendas.

Agosto: Dia dos Pais

Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais também tem grande apelo emocional, com expectativa de vendas aquecidas para os setores de beleza e vestuário, principalmente.

Vale a pena investir nessa data, sempre fazendo uma pesquisa com base em dados de anos anteriores sobre as preferências desse público, para acertar na hora de abastecer seus estoques.

Outra dica é analisar as características da sua marca e como os potenciais clientes podem interagir com suas campanhas e comunicações. Sempre invista em publicidade com consistências e baseada no propósito da sua marca!

Outubro: Dia das Crianças

Para esta data é importante lembrar que os filhos têm grande influência na decisão dos pais. Além disso, é uma época que mexe nos bolsos dos avós, tios, madrinhas etc. Pense de maneira divertida e faça a sua marca entrar no clima das brincadeiras e jogos.

Lembre-se: O mercado infantil movimenta milhões todos os anos. Portanto, esteja preparado para oferecer o que seus clientes procuram, já que os pais estão sempre mais dispostos a atender os desejos dos filhos nesta época.

Novembro: Black Friday

Este é o evento que nasceu nos Estados Unidos e caiu nas graças do brasileiro, movimentando o comércio todos os anos com boas ofertas e grandes campanhas.

Muitas pessoas esperam este momento para realizar algum sonho de consumo. É disso que se trata a Black Friday. Por isso, planeje bem seu estoque, ofereça formas de envio ágeis e garanta a fidelização dos seus clientes.

Preços bons e ótimas ofertas devem ser as grandes características da sua marca para esta data!

Dezembro: Natal

A joia da coroa do varejo é, sem dúvida nenhuma, o Natal. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas do Natal deste ano devem movimentar R$ 34,3 bilhões no comércio varejista, um avanço de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

O incremento do 13º salário e bonificações típicas de fim de ano favorecem maiores investimentos nas compras de Natal, ou seja, essa é a maior oportunidade do ano de alcançar e até mesmo superar as metas estabelecidas pela sua loja (ou rede).

As mesmas dicas da Black Friday sobre estratégia, logística e marketing são ainda mais importantes no Natal e devem acompanhar o timing do mercado. Já no início de dezembro você pode colocar suas ações de comunicação “na rua”.

Tecnologia e mais inteligência

Soluções automatizadas para o comércio são sempre uma ótima saída para que seu planejamento seja mais prático e inteligente. Com Indeva by VTEX você, por exemplo, otimiza o fluxo de atendimento com a lista da vez digital, além mapear os vendedores com melhor e pior desempenho, por dia ou mês. Outra função interessante é a de Ranking, na qual você pode envolver toda a equipe em uma competição, buscando a melhora em algum indicador e premiando aquele que tiver o melhor desempenho.

Tenha também sempre à mão gráficos atualizados em tempo real com seus indicadores de venda e atingimento de metas. Assim, você melhora sua gestão e investe no que realmente importa para sua marca: a satisfação dos seus clientes!

Esperamos que esse conteúdo te acompanhe na sua jornada de sucesso para 2022, sempre levando em consideração cada data e período para te nortear no caminho das boas vendas! Salve nos favoritos para visitar esse artigo sempre que precisar.

Até a próxima!