A sustentabilidade é um tema presente na rotina de muitas pessoas, empresas e indústrias no mundo todo, e isso se traduz em ações e hábitos adotados para colaborar efetivamente com a preservação ambiental.
No varejo, a importância desse tema não é menor, já que as marcas varejistas podem e devem contribuir grandemente com o assunto, dando uma resposta à altura às novas exigências da sociedade e dos consumidores.
Vale relembrar que o ritmo no comércio, principalmente o físico, é constante e intenso. Por isso, é fundamental criar ações com foco no uso sustentável dos recursos, seja no descarte de materiais de vitrines, por exemplo, ou na digitalização de processos que demandam papel.
Em muitos aspectos, o varejo estrutura suas ações pensando em curto e médio prazo, mas com a sustentabilidade assumindo um papel decisivo nas escolhas dos consumidores, a criação de uma mentalidade ambiental e práticas de consumo mais conscientes devem ocupar uma posição central nas estratégias das marcas.
Reforçar um posicionamento sustentável envolve o compromisso com uma mudança de mentalidade corporativa em relação ao meio ambiente, além de atender a uma demanda crescente dos consumidores das novas gerações.
Estes novos consumidores tendem a escolher as marcas e produtos também pela ótica do uso correto de materiais sustentáveis nas embalagens, processos de entrega menos poluentes, e assim por diante. Além disso, exigem que as marcas deem respostas concretas a essas preocupações.
Para te ajudar a pensar neste tema para sua marca, listamos aqui alguns dos pontos de atenção que merecem estar na sua estratégia de posicionamento de marca.
Adote práticas diárias que sejam sustentáveis
Sua marca, como um todo, deve promover adaptações na operação baseadas em práticas sustentáveis e isso pode causar melhorias significativas na cultura da marca. São ações simples e efetivas, que podem ter um efeito bastante positivo em como os consumidores veem sua loja ou rede.
Nas suas lojas e escritórios, por exemplo, investir no uso de equipamentos e iluminação que economizam energia como lâmpadas LED não só reduz o consumo, mas diminui os custos operacionais. Outra coisa importante nesse sentido é que, caso sua loja possua outros equipamentos, como freezers, por exemplo, fique atento à classificação desses produtos quanto ao índice de eficiência energética.
Diminua a quantidade de uso de papel. Faça um levantamento sobre processos e tarefas que podem ser digitalizados desde o back-office (área corporativas de apoio), até a frente de loja. Um bom exemplo são as notas fiscais dos clientes que podem ser enviadas por email, assim como manuais para os colaboradores e recibos de pagamento ou compras.
Com a redução do uso de papel e caneta, a produção de lixo da sua loja ou rede tende a cair, o que é muito bom. Mas mesmo com esse resultado positivo, não pare por aí! Reutilize folhas impressas que possam ser usadas para outros fins, pense formas de usar matérias-primas recicláveis na sua operação, como bolsas biodegradáveis.
Doar equipamentos e materiais que não estão sendo utilizados também é uma boa forma de otimizar o espaço e os recursos. Uma dica: mapeie em suas regiões de atuação algumas organizações e instituições adequadas que recolhem e dão o destino correto aos itens.
Embalagens são mensagens
Um dos materiais de uso constante no varejo, e que causa grande impacto negativo no meio ambiente, é a sacola plástica. Elas são um componente necessário em praticamente todos os segmentos. Portanto, pense em alternativas como sacolas reutilizáveis ou feitas de papel reciclado, além das embalagens biodegradáveis, assim seu cliente leva seu produto e sua marca impactando menos o meio ambiente.
Aproveite suas embalagens para transmitir uma mensagem ambiental positiva para o seu cliente. Se conecte com ele nesse ideal e estimule uma virada de chave nesses hábitos. Usar em alguns pontos de contato com o cliente algumas mensagens de incentivo à reciclagem e reutilização também é uma boa pedida.
Outras ideias: Avalie a possibilidade de criar uma Ecobag com sua marca e aproveite as tendências da moda para fazer com que seus consumidores queiram comprar essa ideia.
Comunique sua cultura sustentável
Além de criar e fomentar ações que estimulem a sustentabilidade, é importante que sua marca saiba comunicar ao público, de maneira clara e eficiente, seu posicionamento e objetivos. Mostre seu compromisso de forma simples e transparente para que os consumidores entendam que essas práticas não são superficiais e nem passageiras.
Para isso, muitas marcas usam certificações de práticas éticas e sustentáveis, já que atender aos requisitos dessas certificações mostra que sua empresa está comprometida. O objetivo é fazer com que o consumidor perceba que a sustentabilidade faz parte da sua operação.
Colocando sua empresa a favor da sustentabilidade, você posiciona sua marca como parte da solução, e não do problema. Esse valor agregado é muito importante para consumidores mais preocupados com as questões ambientais e que usam este fator como sendo determinante na decisão de compra.
Com todas essas informações, podemos fazer algumas provocações como: Como sua marca está se posicionando nesse sentido? Como fazer com que sua empresa contribua de forma positiva com o meio ambiente sem perder o foco em rentabilidade? Pense em opções que sejam viáveis para sua realidade, lembrando sempre que é fundamental dar o exemplo.
Até a próxima!