Todo gerente de loja física precisa focar em dois pontos principais: o aumento das vendas e margem de lucro. Para o gerente conseguir executar bem essas funções e ser reconhecido é fundamental atingir esses dois objetivos centrais!
Mas afinal, quais são as dicas imprescindíveis de um gerente de sucesso? Quais ações devem ser praticadas para alcançar esses objetivos? Aqui, apresentamos uma lista com 5 mandamentos que todo gerente de loja física precisa seguir para atingir esse sucesso. Confira quais são cada um deles:
1. Acompanhar constantemente as vendas
Em termos de resultado, primeiro a loja precisa atingir sua meta de vendas! E é por esse motivo que o gerente de vendas precisa acompanhar de forma contínua a produtividade dos vendedores, os indicadores de desempenho e as vendas realizadas na loja.
Essa frequência pode ser um diferencial estratégico na gestão da loja, seja para entender o que precisa ser feito e quais mudanças são necessárias para otimizar os resultados. Destacamos dois momentos:
1-) Semanal: esse acompanhamento ajuda a ter uma ideia mais individualizada do trabalho realizado ao longo da semana, identificando gaps específicos e diferentes picos de vendas;
2-) Mensal: aqui a ideia é ter um acompanhamento geral, com um resultado que pode ser comparado com o mesmo período do ano anterior, o que facilita a compreensão dos resultados alcançados.
Ter essa continuidade no acompanhamento das vendas é fundamental para ter os insights necessários e que ajudem na performance das vendas. Dessa forma, você também entende qual é a melhor semana dentro de cada mês e quais são as estratégias de vendas necessárias para os períodos específicos.
2. Realizar a análise de dados
Quando o assunto é análise das vendas, um dos pontos essenciais para mensurar o volume das vendas é a quantidade de vendas realizadas versus o seu valor consolidado. Mas será que a análise desses dados é o suficiente para fazer a diferença na hora de medir o sucesso de uma loja? Claro que não!
Então é por isso que um dos mandamentos do gerente de loja está diretamente relacionado com as análises de outros dados que são gerados a partir do processo de vendas. A questão que surge aqui é em relação a maneira como esses dados são analisados. Na prática, é importante usar uma ferramenta que traga produtividade para a análise dessas informações, já que o uso do papel e caneta já não é o melhor caminho. O objetivo principal é conseguir transformar um volume de dados em informações estratégias e concretas que possam gerar mais vendas.
3. Defina as metas da operação
Feita a análise de dados, o gerente da loja consegue definir, de maneira muito mais assertiva, as metas de curto e longo prazo dos vendedores. Atuando principalmente como um líder, ele deve motivar a equipe e criar um ambiente onde todos estejam direcionados para atingir essas metas.
Para repassar aos superiores os resultados alcançados, são essas metas que vão definir se houve ou não um trabalho de sucesso ao longo do período de tempo que foi avaliado. Então separe um tempo para estruturar bem o que é mais importante em todo o contexto da operação da loja, e a partir disso crie as metas que vão ajudar a direcionar bem os objetivos da loja.
4. Registre as vendas
Toda venda precisa de uma documentação que comprove a movimentação financeira e fiscal da loja. Qualquer erro nesse sentido pode afetar o registro correto desses resultados em vendas e até gerar custos inesperados para a empresa. Por isso um dos principais mandamentos de um gerente de loja de sucesso é manter o controle contínuo do registro das vendas.
5. Estabeleça uma cultura de feedback
A cultura de feedback é essencial para construir uma estrutura de produtividade dentro da equipe de vendas, seja ela de lojas físicas ou não.
O primeiro passo para cumprir com esse mandamento é entender a diferença entre fazer um feedback individual, quando, por exemplo, ajustes de abordagem nas vendas precisam ser feitos, e o feedback público, quando os bons resultados precisam ser reconhecidos por todos.
A prática do feedback construtivo pode não ser tão simples para algumas pessoas, mas essa habilidade pode ser desenvolvida.
Para os feedbacks individuais, determine a periodicidade para que o feedback ocorra (mensal ou quinzenal, por exemplo), separe um tempo para analisar cada indicador de desempenho e seus respectivos pontos (positivos e a melhorar) e agende uma data para repassar essa avaliação ao time.
Dica: Se você está assumindo a posição de gerente de loja a pouco tempo, fica a dica para a leitura do livro 10 Leituras Essenciais para Novos Gerentes, produzido pela Harvard Business Review. Lá você encontra artigos sobre o que significa estar no comando, os mitos e equívocos mais comuns e como alcançar os melhores resultados em equipe.
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Agora que você já sabe quais são os 5 mandamentos para o gerente de loja de sucesso, é importante conhecer também quais as melhores ações que cada vendedor pode pode colocar em prática para obter o máximo de performance. Super importante, não é mesmo? Por isso, aproveite e leia também o nosso conteúdo com os 6 hábitos dos vendedores de alta performance.