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Quanto vale um gerente?

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Para que qualquer organização funcione bem é preciso contar com profissionais que consigam desempenhar bem o seu papel e que passem a confiança para atingir os objetivos traçados. E, pensando no papel de cada um, quão importante é um gerente dentro de uma loja física?

É comum que a maioria dos estabelecimentos de varejo contem com um gerente, mas você já parou para pensar qual o papel que esse profissional precisa cumprir, quais suas atribuições principais e as vantagens de contar com um?

Se está com essas dúvidas, acompanhe o conteúdo para descobrir todas as respostas e entender quanto realmente vale um gerente dentro da sua loja.

Quais as principais funções de um gerente?

Quando pensamos nas funções de um gerente, devemos lembrar que esse é um cargo de extrema confiança, já que o gerente é o olho do gestor ou dos próprios sócios quando eles não estão na loja.

Para que os gerentes cumpram com o que for necessário, é preciso confiar na equipe para trabalhar em conjunto e não só resolver os problemas por conta própria.

Mas, na prática, as principais funções de um gerente na loja física são:

– Delegar responsabilidades e gerenciar as principais atividades
– Estabelecer metas de grupo
– Alinhar as pessoas do time e seus papéis, para que o treinamento e a cooperação entre todos possam acontecer de forma natural
– Identificar a necessidade de recursos para que os colaboradores possam fazer bem o seu trabalho
– Motivar a equipe a trabalhar em conjunto e apoiar cada um, mesmo em momentos estressantes para obter os melhores resultados
– Aproveitar as diferenças individuais em prol dos resultados e valorizar a diversidade
– Garantir que as vitrines da loja sejam vibrantes e convidativas
– Manter as contagens de estoque sob controle

Um bom gerente no varejo precisa garantir que todos estejam engajados e que a loja esteja funcionando com eficiência. Ele ou ela também precisa entender como o mundo do varejo funciona, as principais tendências e todas as particularidades que existem em relação a outras áreas de atuação

Quais as características importantes para um gerente?

O objetivo de um gerente de varejo é maximizar a produtividade. Só que isso é especialmente difícil porque as equipes da loja provavelmente incluem funcionários inexperientes, em período parcial ou sazonal.

O horário de varejo é mais longo. As metas de vendas podem parecer inacessíveis. Então veja agora quais são, nesse cenário, as características necessárias para os bons gerentes de varejo prosperarem.

Boa comunicação
Os melhores gerentes não devem apenas incentivar os funcionários a melhorarem a si mesmos: eles precisam criar uma atmosfera na qual os funcionários não tenham medo de fazer recomendações que possam potencialmente melhorar a empresa inteira. Os benefícios desse tipo de abordagem e comunicação funcionam nos dois sentidos.

Com esse trabalho, podem surgir excelentes ideias dos colaboradores que os líderes provavelmente nunca teriam pensado e, ao mesmo tempo, todos ficam motivados e empoderados.

Lembre-se: o gerente não precisa ser o único solucionador de problemas da equipe. É preciso usar o conhecimento de todos e pedir opiniões regularmente. Se alguém está mais em sintonia com o que poderia ajudar a melhorar a experiência na loja, são as pessoas que trabalham lá todos os dias.

Liderança
O bom gerente no varejo aprende a deixar o foco nas atividades diárias para se concentrar na implementação de estratégias como um líder responsável por mudar a organização já pensando no futuro.

Ou seja, liderar uma equipe não é algo feito apenas por ter a posição de gerente. É preciso trabalhar no planejamento para que todos sigam em busca dos melhores objetivos. 

Gerentes do varejo eficazes incentivam e facilitam o trabalho de gerenciamento. Eles fazem isso seguindo alguns passos como:

– Comunicando e avaliando os padrões de desempenho, concentrando-se em comportamentos e resultados específicos
– Usando técnicas de reforço apropriadas
– Assumindo compromisso com as metas de desempenho
– Mantendo uma atmosfera que valoriza o compartilhamento de informações em todas as direções
– Fazendo o papel de coaching para resultados
– Estabelecendo metas realistas e datas de acompanhamento

Vantagens de contar com um gerente

Um ótimo gerente de varejo é fundamental para conseguir tirar o melhor proveito da sua equipe. O gerente certo também poderá motivar adequadamente a equipe a se esforçar para se tornar melhor no que faz

Além disso, existem várias outras vantagens ao contar com um gerente. Confira as três principais!

1 – Definir metas de desempenho
A melhor maneira de inspirar os funcionários a desempenhar um nível mais alto é estabelecer metas e recompensar as realizações. Ter alguém que possa cumprir com esse papel é fundamental para tirar a carga de tarefas que devem ser acompanhadas dia a dia do gestor! 

No entanto, esses objetivos não devem ser decididos apenas pelo gerente. Não importa em que os objetivos se baseiam, seja algo mensurável como vendas ou algo mais abstrato como melhorar a comunicação com os clientes, eles precisam funcionar para cada um ter o acompanhamento do progresso.

Estabelecer metas é um bom primeiro passo, mas ótimos gerentes de varejo também ajudam seus funcionários a alcançá-las. Os grandes gerentes não repreendem seus funcionários por não atenderem às expectativas estabelecidas. Eles treinam e incentivam seus funcionários a não desistir delas!

2 – É voz da razão quando precisa lidar com conflitos
O gerente está representando a marca no operação física. Por isso essa é a pessoa que continua neutra durante todo conflito que aparecer. Todas as suas decisões estão sendo guiadas unicamente com os interesses da loja.

O modo como o gerente lida com as divergências é crucial para a forma como os colaboradores o vêem como líder. É importante ser equilibrado, não importa quão frustrantes sejam as circunstâncias. 

O grande benefício de contar com um gerente nesse sentido é que ele se aproxima da ocasião e lidera a equipe através de qualquer turbulência.

3 – Saber ouvir e tomar as decisões certas para todos
A melhor maneira de tomar as decisões corretas quando se trata de acabar com os conflitos no local de trabalho é garantir que possui todas as informações antes de começar a tentar encontrar uma solução. Pode ser um clichê, mas a comunicação é realmente uma via de mão dupla que o gerente traz de benefício.

O profissional vai conseguir fazer anotações e repetir para cada pessoa da equipe o que está acontecendo de fato, permitindo que elimine qualquer equívoco que surgir.

Agora que abordamos todos esses pontos, entendeu porque o gerente é figura fundamental para o desempenho da loja física? Então confira também nosso conteúdo com 7 dicas para um gerente de loja colocar em prática!

Até logo,