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7 dicas para melhorar a comunicação da sua equipe de vendas

No varejo, a equipe de vendas são os principais responsáveis por trazer os resultados da loja física. São os vendedores que lidam diretamente com os clientes e passar todas as vantagens que os produtos podem oferecer.

Mas se existe um problema que enfrentado pela maioria das empresas: é a dificuldade para ter uma boa comunicação entre a equipe de vendas. Na prática, cada um lida de uma forma diferente com os clientes e não contribui para o melhor desempenho do grupo. E, dessa forma, fica muito mais difícil fazer a equipe crescer em conjunto em busca do melhor resultado.

É por isso que a busca por ações que ajude a melhorar a comunicação dentro do time é essencial. Se você precisa de um passo a passo para conseguir mudar esse cenário, veja esta lista completa com as melhores dicas para desenvolver a comunicação da sua equipe de vendas.  

Por que é tão essencial ter uma boa comunicação com a equipe?

Antes de partir para as dicas, é preciso entender de fato os motivos que fazem a busca pela melhoria na comunicação da equipe ser tão importante para o negócio como um todo.

Assim como em diversas outras áreas de trabalho, focar na melhoria da comunicação pode trazer vários benefícios para os profissionais e para a empresa, como por exemplo:

– União do time
– Atenção a todas as atividades e não apenas em tarefas únicas
– Busca contínua por melhoria dos resultados em grupo
– Tranquilidade para desenvolver melhorias
– Facilidade no feedback para entregar e receber críticas

Valorizar a comunicação dentro da equipe vai ajudar a aplicar de forma correta todas as ações para aumentar o volume de vendas e atender os clientes com qualidade.

Como gerente, ou seja, líder da equipe de vendas, é preciso conhecer as principais técnicas e estratégias de comunicação e vendas para, de fato, aplicar as mudanças necessárias. Com esse foco, conheça a seguir as principais dicas práticas.

7 dicas para melhorar a comunicação na loja

1 – Estabeleça o processo de feedback individual

Dar a liberdade para que as pessoas possam dar o feedback no varejo. Essa é a primeira dica com foco na melhoria da comunicação da equipe de vendas.

Muitas vezes, algumas situações acontecem no dia a dia e para parte das pessoas que acompanham determinado atendimento ou processo, algo de errado foi feito ou precisava ser melhor.

Só que a cultura comum é a de guardar aquilo para si. Em pouco tempo, a situação pode gerar um desconforto e até uma espécie de disputa entre os vendedores do time. Por isso, usar o processo de feedback individual ajuda a resguardar a pessoa que possui pontos de melhoria e ainda ajuda no desenvolvimento das melhores práticas para todos.

2 – Realize reuniões semanais

Parece algo básico, mas é comum encontrar equipes que nem sequer realizam o trabalho de reunião semanal. Essa é uma iniciativa que deve ser implementada para dar visibilidade em tudo que é feito ao longo de cada período e quais as ações que precisam ser realizadas em seguida.

Iniciar uma reunião com uma retrospectiva é a melhor maneira de contar com a colaboração e comunicação de todos os componentes da equipe.

3 – Saiba ouvir a equipe

Geralmente, o líder de uma equipe de vendas é a pessoa mais experiente entre todos. A bagagem conquistada pelo gerente ao longo do tempo ajuda a identificar alguns pontos importantes de melhoria em processos. Mas acima de tudo isso, é preciso ouvir aqueles que estão em contato contínuo e direto com os clientes.

Saber ouvir a equipe vai ajudar a encontrar pontos de melhoria não só para a comunicação, mas para o ambiente de trabalho como um todo.

4 – Mantenha um acesso rápido e simples para as informações

Documentar o que é falado, mesmo que seja durante uma comunicação presencial, é essencial tanto para o gerente como para os vendedores.

Por isso, utilizar um sistema de controle que possa ser consultado quando for necessário ajuda a manter todos bem alinhados em relação a qualquer definição.

5 – Seja autêntico

Para realizar uma boa conversa, é importante planejar antes quais pontos serão abordados. Entretanto, jamais pense que a comunicação deve se basear em informações ensaiadas. A autenticidade é um fator fundamental para melhorar o contato entre todos da equipe de vendas.


6 – Crie jogos em equipe


Atualmente, uma das principais formas de unir os membros de uma equipe e melhorar a comunicação entre todos é utilizando as estratégias de gamificação. Isso consiste em criar jogos que ajudam no engajamento do time, criando uma competitividade saudável entre todos! Uma boa dica é levar o time para um Escape Room, ideal para estimular a colaboração entre todos.


7 – Utilize a metodologia One Up/One Down


Para fechar nossa lista de dicas para melhorar a comunicação da sua equipe de vendas, não podemos deixar de falar da metodologia One Up/One Down. Na prática, essa é uma ação que faz cada membro da equipe apresentar um ponto que gostaram e outro que pode melhorar.


Esses reports podem trazer insights importantes que boa parte da equipe não tinha visibilidade ou não parava para perceber durante a rotina. É comum que essa atividade ajude até mesmo os profissionais mais tímidos a falarem com mais propriedade.


Agora que já sabe quais são as principais estratégias para estabelecer as melhores formas de se comunicar com a sua equipe de vendas da loja física, que tal começar a colocar em prática?


Esperamos que esse passo a passo traga os melhores resultados!


Até logo,