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O que o Efeito Hawthorne ensina sobre produtividade

Veja como aumentar a produtividade da equipe de vendas e tenha mais vendedores vencedores no seu time!

Uma pesquisa realizada em Harvard em 1924, conhecida como Efeito Hawthorne traz uma mensagem interessante quando o assunto é aumento de produtividade.

Com o objetivo de estudar o comportamento dos funcionários de uma fábrica de equipamentos eletrônicos em Chicago, EUA, observou-se que a simples presença dos gestores durante o estudo estimulava, e muito, o trabalho da equipe. Assim, eles se sentiam notados pelos seus líderes e importantes por fazerem parte da amostra.

Efeito hawthorne e o aumento da produtividade

Por se sentirem notados, durante a pesquisa, os funcionários desta fábrica tiveram considerável aumento na produtividade em seus trabalhos. A simples ideia de estarem sendo observados criou a percepção de que os seus trabalhos eram importantes e isso também os fizeram sentir-se membros importantes da empresa.

Esta é uma boa dica de como aumentar a produtividade de sua equipe e estimular talentos. Além disso, quando trazemos esta realidade para a área de vendas percebemos o quanto é importante ter uma estratégia que ajuda a estimular a motivação e consequentemente as vendas.

Então, para isso, como mostra na pesquisa realizada sobre o Efeito Hawthorne, é preciso observar e acompanhar o trabalho dos vendedores no salão de vendas e existem algumas práticas que ajudam neste processo.

Campanhas motivacionais

Também conhecida como corridinhas de vendas. Estas campanhas motivacionais são práticas e muito usadas em ambientes das lojas físicas. Por estimular uma competição saudável em busca de um melhor resultado, esta dinâmica também incentiva a interação entre equipes distintas. Sem contar que também ajudam a melhorar o desempenho da equipe.

Dicas para campanhas de vendas:

• Primeiramente reconheça os melhores resultados. Por isso, crie premiações que estimulam uma participação ativa dos seus vendedores.

• Tenha os resultados atualizados ao longo do dia. Isto permite que o vendedor acompanhe, a cada momento, a sua posição no ranking.

• Outro ponto: crie rankings para um grupo de lojas ou vendedores. Quanto mais participantes melhor! Engaje todo o seu time de vendas. Caso tenha mais de uma loja no grupo, envolva também as equipes de todos os pontos de venda do seu negócio! Por que não?

Feedback ativo

Manter uma cultura de feedback na sua loja é tão importante quanto você imagina! Tanto para aumentar a produtividade como para o desenvolvimento profissional de cada um do time.

Simule um feedback com o melhor resultado de acordo com o indicador, a Indeva calcula para você!

Além de ser uma importante ferramenta de avaliação de desempenho, feedback é uma boa maneira de entender a evolução do trabalho realizado com os indicadores de desempenho da loja. Este progresso é importante para reconhecer os melhores vendedores.

Enfim, vale lembrar que quando registrado e realizado com periodicidade, os feedbacks criam um compromisso com os vendedores. Um eterno trabalho em busca da melhora dos indicadores de venda.

Talvez a resposta de como motivar uma equipe e elevar a produtividade esteja aí.
O que nos leva a refletir: será que você está dando a atenção que a sua equipe precisa para se sentir importante e parte fundamental para o sucesso da sua loja ou lojas?
Mesmo que você não tenha todas as ferramentas para usar estas estratégias, comece!
Lembre-se: o varejo é extremamente dinâmico e o seu negócio também precisa ser.